terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vida de estrangeiro

Hoje, 18 de outubro, era para ser uma data agradável aqui em casa, mas foi o dia que tive que ir renovar a minha carte de séjour, documento que me autoriza a viver e trabalhar na França legalmente e que por enquanto preciso renovar anualmente. E por enquanto nada é pior para mim aqui!!!

Infelizmente moro em um dos piores (se não o pior) departamentos franceses no sentido de ter muita demanda de estrangeiros. Esse departamento é considerado um dos mais "sensíveis" no que diz respeito à pobreza e tudo que vem relacionado à ela. Escolhemos viver na cidade atual que fica a 10 minutos de Paris em transporte público devido à proximidade com a capital e também aos preços baixos. O local onde moro, apesar de fazer parte desse tão mal-falado departamento (o 93) e de realmente contar com uma grande população de imigrantes, é calmo, organizado e limpo. E mais barato, claro (um apartamento aqui custa em média metade do preço do equivalente em tamanho em um bairro barra-pesada em Paris, pois em um bairro BOM de Paris o mesmo apartamento vai custar no mínimo 5 vezes mais caro...)

Mesmo que aqui tenha uma mairie (equivalente a nossa prefeitura no Brasil, mas com alguns dos poderes de cartório), um commissariat (delegacia de polícia) e tudo o mais, não tem uma préfecture, e nesse caso preciso me deslocar até a cidade principal do departamento (Bobigny) para resolver meus problemas administrativos de permanência no território. Se alguém que lê o blog mora em Bobigny, não quero ofender, mas detesto essa cidade e admito que dela só conheço essa préfecture. E para mim basta!

Todo ano a situação se repete no mínimo duas vezes: Sylvain vai para a fila antes das 3 horas da manhã, eu chego antes das 7 para que ele possa ir trabalhar. E nessa fila, realmente é uma questão de sobrevivência.

Primeiro são as pessoas vendendo lugar na fila. Eu fico indignada, estrangeiro passando a perna em estrangeiro. Quando chego e chegam todos ao meu redor oferecer um lugar à venda, perco as estribeiras e digo mesmo o que penso, mesmo que não resolva nada: "Você não tem vergonha de se aproveitar desse jeito de estrangeiros como você? Já não chega tudo o que nos fazem passar aqui e você ainda piora as coisas?"

Já percebi que na hora que alguém vem furar a fila, as mulheres não deixam não! Os homens reclamam mas acabam deixando... Como a maioria nessa fila vem de países como Argélia, Marrocos, Egito, Tunísia, além de vários outros países da Africa chamada "negra", eles mesmo comentam que existe uma "generosidade" da parte deles! Generosidade uma ova, ajudar alguém eu concordo, mas deixar passar na minha frente um malandrinho que pagou para estar ali, para mim isso se chama outra coisa!

Sem contar que tudo é uma baixaria... Começam brigas... Sylvain me contou que houve uma briga com cadeiras e tiveram que tirar umas pessoas machucadas. Perto da abertura da porta mais brigas, pontapés. Sem contar que ali entre os 100 primeiros da fila, cercados por muros de todos os lados e no escuro, todo movimento se torna impossível. Ir no banheiro, nem pensar (se necessário fazer as necessidades ali mesmo). Alguns homens, que são mais altos e mais agéis pulam o muro para sair um pouco desse ambiente, mas eu com meus 1m55, fica difícil pular um muro de +-1m20!!! Para recuperar o lugar de Sylvain, ele saiu, uma senhora me emprestou um banco para que eu pudesse atingir o muro, coloquei minhas pernas para o lado de dentro e algumas pessoas me ajudaram a descer, já que não tinha espaço para pular. Então devido a essa dificuldade em sair, gente sem consideração fuma ali mesmo, para piorar ainda mais a situação.

As 9 horas começam a distribuir as senhas, e aí é só esperar. As senhas são limitadas por dia, é claro. Quem chegou lá pelas 5 horas da manhã vai passar o dia ali, esperando ser atendido talvez às 16h, mas quem chegou depois das 6h não é certo que vai conseguir uma senha.
As fotos encontrei no google imagens, mas hoje eu estava exatamente nesse local.
Nós ali como animais, sem nenhuma consideração. Seres humanos, na maioria pessoas que trabalham e pagam impostos como qualquer francês!

E tudo isso "de graça"? Nada disso! Pela minha primeira carta paguei 300 euros, 75 pela segunda, que aumentou para 110 na terceira... Tudo isso pago em selos oficiais do governo (parece que quem é casado com outro cidadão europeu não-francês, mas vivendo na França, não precisa pagar e ainda tem a carta de residente de 10 anos direto!).

Toda essa fila para no guichet receber um papel datado e carimbado com a lista de documentos que preciso fornecer, assinar um outro papel e tudo isso deve ser enviado pelo correio em carta registrada!!!

Após o envio resta aguardar uma convocação com a data a retirar o novo documento e o valor a pagar. E nesse dia também é necessário chegar igualmente cedo e enfrentar os mesmos problemas... Se por acaso (e comigo sempre acontece esse acaso) a nova carta não está pronta no dia em que a antiga expira, é necessário enfrentar essa fila para solicitar um documento temporário de 3 meses... E ir renovando a cada 3 meses a experiência!

Para pedidos de renovação é necessário ir na fila 1 (também para quem está fazendo uma demanda pela primeira vez), acima, à esquerda. A fila 2, abaixo, à direita é quando recebemos uma convocação ou no caso de ter que pedir um documento provisório. Inda existem filas para casos especiais como "asilo" ou outro tipo de situação.

Simples não?

14 comentários:

Beth Blue disse...

Que drama hein, Milena? Eu tenho visto renovado automático a cada 5 anos e nem pago...Mas é porque moro aqui há 17 anos e já tenho até direito ao passaporte holandês. Só não peço porque perderia minha nacionalidade brasileira...e como a minha situação é totalmente legal (recebo até grana do governo nos últimos 3 anos porque estou desempregada) eu acabo deixando pra lá.

Eu sei bem como é difícil a vida de imigrante, já comentei várias vezes sobre isso no meu blog. E você ainda tem a sorte de ser mais jovem e ter um emprego. Eu sempre trabalhei como freelance e desde que as traduções sumiram (leia-se foram para o Brasil) minha vida aqui complicou!

Sou mãe, estrangeira e já tenho 45 anos. Pensa que é fácil arrumar emprego? Com a crise os próprios holandeses estão perdendo os seus empregos. Os estrangeiros então, nem se fala...

Enfim, a gente (sobre)vive como pode.

Carla (Arroz de Minhoca) disse...

Uau! E eu q pensava q em Portugal era insuportável esta situação, agora té já acho q Portufal é o paraíso perto da tua descrição... Ninguém merece!!! Passei por estas situações aqui tb para renovar meu rpimeiro visto... depois q casei, já ganhei o direito a 5 anos e, passados 3 anos, requeri cidadania europeia para acabar com a confusão. Atualmente, aqui em Portugal, as pessoas ligam para um teleatendimento e marcam data e hora para ir aos serviços de estrangeiros. Ainda há alguma espera, no dia do atendimento, mas há respeito e tempo tanto para os funcionários qto para os estrangeiros. As vezes não entendo o porque de certas atitudes simples como estas do teleatendimento, não serem tomadas em todos os serviços.

Milena F. disse...

Você falou tudo, a gente sobrevive como pode...
Emprego não é nada fácil... No meu caso, duas coisas dificultavam o meu caminho, conforme me explicaram: ter uma autorização provisória de 1 ano (as empresas néao querem correr riscos e é muito complicado contratar um estrangeiro... só vale a pena se néao tiver um francês para preencher o cargo); e ser casada, sem filhos, estando no período crítico!!! Aqui houve um boom de babês, as mulheres engravidam para todos os lados, as empresas ficam "desfalcadas" com tanta mulherada em licença-maternidade, e depois ainda existem outras licenças para quem tem filhos, então complica... Em entrevista sempre me perguntavam: "vc jah tem 30 anos e não tem filhos, pensa em tê-los em breve?"
Uma colega engravidou do terceiro mês na empresa e a outra no quarto... Elas me falaram que soh esperavam o emprego para engravidar! Meu marido passou seu concurso em 2007, e todas as mulheres do mesmo ano dele estão indo para o terceiro filho!

Milena F. disse...

Carla, aqui vai depender de cada prefecture... Não existe uma regra padrão para todas... Tenho amigas que contam que onde elas moram elas marcam hora pela internet...
Outra me disse que 1 ou 2 meses antes de vencer recebia uma cartinha dizendo para enviar os documentos pelo correio, depois era soh ir buscar, nada mais prático!
Já em outras não tem fila nem nada, basta chegar às 10h e esperar uma meia hora! Mas aqui, com toda essa demanda, casos de renovação em que os documentos são sempre os mesmos, nem precisariam nos fazer ir lá ocupar espaço e funcionarios, bastaria enviarmos pelo correio e pronto e depois ir buscar. Já aliviaria a situação dos funcionário, que deve ser de muito sofrimento. Ou então aumentar o número de empregados, pois nesse setor onde eu estava, de 20 guichets, apenas 2 ou 3 funcionam.

Beth Blue disse...

Milena, sabe que eu ainda não tinha pensado neste aspecto? Aqui também é a idade perigosa, muitas holandesas arrumam emprego e depois engravidam "meio que sem querer querendo"...Eu imagino que as empresas fiquem mesmo de olho nesta parcela feminina.

No meu caso, como sou mãe os primeiros anos é mesmo complicado trabalhar (não tínhamos dinheiro pra pagar creche por exemplo). Agora que meu filho finalmente cresceu e já está (quase) independente, falta emprego!!! Ai ai ai...

Mas não há de ser nada, melhores dias virão.

Dani ;) disse...

Nossa Mi, nem imaginava essa muvuca todaaa....
Pois é, pessoal no Brasil acha q a gente vive nadando em boa vida.... mal sabem q a gente pena fora do país tropical!!!
Aqui no JP a coisa é beem mais organizada...
A muvuca fica mais concentrada no Consulado Brasileiro hahahahahaha

E vamos levando ne Mi??
Bju no core!
Dani do estação Beauty4you

Va disse...

Esqueci de dizer para pegar o rdv é pela internet em Paris. Voce so se apresenta no dia com seus documentos.

Va disse...

CREDO, to chocada!
Olha, ainda bem que moro em Paris. E nunca tive que enfrentar essa situaçao.
Sinto muito que voce tenha. Serio, meu queixo caiu.
Vc ja esta casada ha qto tempo?
Na epoca que fiz 4 anos de casada tive a de 10 anos direto. E no ano seguinte dei entrada para pedir a nacionalidade. Que foi feita de forma tranquila tb.
Eu nunca tive que pagar tao caro pelas meus titres. Alias, antes de casar nao tive que pagar por nenhum, minto so no Brasil para fazer a troca aqui.
E mesmo assim acho qo mais caro q paguei foram 75 euros. Tenho q verificar isso. Tenho quase certeza.
Sera pq eu vim como estudante e so depois de alguns anos morando é que me casei?
De qualquer forma coragem e espero que voce tire logo sua carte de 10ans.

Fernanda disse...

Oi Milena
Quando eu morei no 95 tb era trash pra fazer o titre de séjour. Qdo tive que pegar a fila pela 1a vez, fiquei com vontade de voltar pro Brasil.
Aqui em Besançon somos atendidos com hora marcada. O que acho que poderia melhorar é o tratamento. As vezes eles tratam as pessoas com tanto desprezo!!!

Milena F. disse...

Felizmente esse tipo de tratamento não é em toda a França não, como eu falei, e que em outras já colocaram outros sistemas em funcionamento, como marcar o atendimento pela internet. Mas ainda não é a realidade de todos...

Van, para estudante é bem mais barato mesmo, e eu paguei 75€ em 2010, em janeiro de 2011 já paquei 110€. Quem me dera o meu salário tivesse aumentado nessa proporção.
Sei também que pessoas com dificuldades financeiras ou que estão desempregadas (ou com filhos e um salário modesto) podem ser isentas...

Lulu disse...

Um horror mesmo. Fiquei abismada!

Aqui no norte até q foi tranquilo vendo isso q vc passou. Mesmo se tudo tem q ser feito la.
Eu ainda to com a récépissé da minha primeira renovaçao. Tem q chegar uma convocaçao em 3 meses, ou vou ter q ir la denovo ver oq houve rsrs

Ainda nao paguei, acho q paga qndo vai buscar, mas ja to me preparando pra os 130 euros (pois eles falatam q ainda tem 19 euros para a nova carta com chip, ou nao sei oq).
Mas a primeira vinheta, qndo eu cheguei, foram 340 euros em selos!!! Valeu Sarkozy, aumentou 40 euros em 2010.

Agora é esperar pra ver como serà com a convocaçao pra pegar.

Força Milena, logo vc vai ter sua carta de 10 anos!! ;)
Bjao

Line disse...

Nossa, Milena!
Fiquei chocada com essa situacao! Voce percebe que tudo isso e feito com a intencao de dificultar mesmo, ja que o processo poderia ser muito mais simples!
Aqui tudo custa muito, renovacoes, selos, essas coisas, mas nunca passei por uma situacao dessas de ter que ficar em fila de madrugada, e ainda por cima gente vendendo lugar. Eu tambem ficaria indignada!

Beijos!

Anônimo disse...

Nossa Mi, ai é um inferninho mesmo, coooragem!!! hehehe... Aki na minha região graças a Deus é tranqui, sem filas, sem stress e o documento fica pronto na data. Mas c'est la vie. Boa sorte ai nesta fila!! Bjkas

Vanessa Matos disse...

Milena, que loucura viu??? Só de pensar que daqui a pouco sou eu, fico em pane... Eu vou morar em La Rochelle, não sei como funciona lá, mas acho uma sacanagem isso de um estrangeiro casada com cidadão europeu de outra parte que não a França já consiga a carte de 10 anos direto! Deveria ser ao contrário! Agora eu vou dar entrada no meu primeiro visto! O de mãe de cidadão francês de menor, porque deu um problema na nossa certidão de casamento que terei que me casar lá... Aff! Veremos cenas do próximo capítulo rsrs Bjsss