quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Livros: lendo e compartilhando!

Estou aqui com uma listinha de livros para compartilhar com vocês:

Millenium 2 e 3
Como tinha prometido e estava morrendo de vontade, terminei a leitura dos livros 2 e 3 da seqüência Millenium. O segundo demora a engranar, são vários personagems que vão aparecendo na história que eu não sabia onde isso iria levar, mas aos poucos as coisas são se encaixando e eu lia até tarde da noite, mesmo no banheiro, pois não queria perder nada! Gostei muito dos 3 livros e recomendo, mas como eu já tinha comentado aqui quando falei do primeiro, não considero uma "explosão litertária".
Mas também gostei porque eu literalmente "viajo" com os livros, vários lugares "conheci" através deles, e mais tarde quando efetivamente tive oportunidade de viajar, sentia como se realmente já conhecesse. E os livros de S Larsson me abriram os olhos para uma Suécia que sempre tive vontade de conhecer, mas que até então nada sabia além de Estocolmo. Agora outros nomes como Uppsala ou Göteborg, por exemplo, não são mais estranhos para mim...
Tinha surgido a dúvida no último post sobre livros sobre os filmes baseados nesse livros. A versão americana vai ser lançada em breve, treços já estão sendo divulgados. A assinatura é do David Fincher, e Daniel Craig estará no papel principal.
Mas antes já tinham sido lançados 3 filmes suecos de realizados diferentes pelo que entendi (Niels Arden Oplev para o primeiro e outros nomes para os outros) com Michael Nyqvist e Noomi Rapace nos papéis principais. Assisti os 3 e gostei muito, mesmo que não corresponda exatamente aos livros. Entretanto, fiquei muito decepcionada com o terceiro, pois ele dura 1h30 (nem isso) e não conclui a história! Fiquei sem saber porque eles fizeram isso, se vão lançar ou mesmo se já saiu um quarto filme. Mas é muito frustrante pois o filme termina na metade da história!

Também li uns livros francesinhos:
L'Ile des Gauchers:
Um casal inglês que larga a Inglaterra vitoriana para se instalar em uma ilha do Pacifico que não aparece nos mapas, mas onde se aprende a amar. Lá, o mundo funciona completamente diferente do mundo exterior. Para começar, todo mundo é canhoto ou aprende a funcionar com a mão esquerda, em uma época em que era praticamente pecado não ser "direito"! Mas se a idéia é muito interessante, não gostei do livro e da forma como se vive livremente o amor nessa ilha! Meu lado "direita" não está tão aberto para isso!!!

Coup-de-Fouet:
Uma história que começa pouco antes da primeira guerra mundial, descrevendo um mundo de grandes domínios, de condes e de famílias que amam a caça, passando pela primeira guerra e o que sobrou de tudo isso logo após... Não gostei, primeiro porque tive muita dificuldade em compreender (em francês!) os termos utilizados nesse ambiente de caça, mas também porque os capítulos faziam realmente um corto em relação ao que tinha sido lindo antes, e eu perdia completamente o chão... Mas descobri um outro "mundo" que sempre ignorei.

Les tisserands de la Licorne
Um romancesinho bem básico, mas gostei muito do pano de fundo como a Batalha de Sedan de 1870, na qual a França foi derrotada pela Prússia, melhor organizada e 2 vezes mais numerosa (informações de livros de história). No dia seguinte à batalha, o imperador Napoleão III foi capturado e 3 dias depois a terceita república foi programada. O livro também fala dos pequenos artesãos de tecelagem, um trabalho cansativo, minucioso e demorado, e como aos poucos, com a revolução industrial, vão sendo substituídos por máquinas. Todo um savoir-faire que foi desaparecendo...

E você, o que anda lendo? compartilhe conosco!

P.S.: Estou terminando um livro de uma escritora brasileira, traduzido para o francês, que encontrei em uma biblioteca. Encontrei diversos livros dela!  Quem advinha quem é a autora, ou mesmo o livro?

11 comentários:

Rhana P disse...

Oi Milena, tb lí a sequencia Millenium e adorei. Assisti a uma das versões do filme de produção sueca e estou ansiosa pela americana pra vê como ficou, apesar de que os livros são sempre melhores. Em francês ainda não dá pra me arriscar muito, meu conhecimento ainda tá insuficiente, mas chego lá. Bjss

MeandYou disse...

Olá Milena!
Também me encanto nas leituras e se estou viajando tenho sempre um na bolsa, ou nas esperas em consultório, etc.
No momento estou lendo um de Logosofia "Bases para sua conduta".
Muito bons os títulos que você nos apresentou.
bjs cariocas

Milena F. disse...

Rhana, você vai conseguir! Eu comecei com livros infantis e para adolescentes, depois fui mudando de nivel... Eu comprava livrinhos baratinhos e ia sublinhando com os marcadores todas as palavras que não conhecia... No início estava tudo colorido, depois bem menos!
Mas ainda hoje estou sempre aprendendo alguma palavra ou expressão nova... No Millenium aprendi o que era "pied-de-poule" (aquele xadrezinho geralmente preto e branco e muito usado em roupas), e "feu" para palar de "falecido", que agora vejo em toda a parte... Outro dia tb aprendi a palavra "décupler" (aumentar), e agora vejo em todos os livros!!!

Milena F. disse...

MeanYou, então sou como você, não saio de casa sem um livro!

Camila Monteiro disse...

Oláaaa, já amei teu blog, me conquistou falando de livros uqe não conheço... hehehehe
Adorei Millenium, gosto de livros que me levam para lugares que existem de fato, vou procurar...
Agora a autora que vc diz, não tenho idéia! rsrsrs

Vou te seguir, me segue tb. Ficarei muito feliz, beijos!

www.vidacomplicada.com

Dani ;) disse...

Eu gosto de ler. Mas não é amor, sabe? Mas qdo pego um livro q me chama a atenção, leio e devoro. rsrsrs
Nossa, q autora brasileira será essa? Conta ai Mii!!!!

Bju no core!
Dani do Estação Beauty4you

Carla (Arroz de Minhoca) disse...

A série Milenium??? Huummm, sabe q realmente não sei o q dizer a respeito? Acabo de ler o 1o e confesso que está muito longe, longissimo por sinal, de justificar pq tto sucesso.
A leitura prende? Prende mas... é cansativa, descritiva básica, superficial, previsível e desnecessária numa grande parte das situações. O roteiro parece fórmula de filme americano (um casal, uma quase morte do mocinho, a mocinha heroina, etc)
Acho q só daqui a um ano, no mínimo, vou voltar a ponderar se leio ou não os outros 2 volumes... talvez o faça só pra agradar meu cunhado que é um fã incondicional e me emprestou o volume 1...
Sou uma chata de galocha sim :)

A brasileira traduzida p/ francês? Talvez Clarice Lispector.

Vica disse...

Obrigada pela visita.
Li todos da Millenium e vi os filmes suecos, amei tudo!
Bjs

Unknown disse...

Olá Milena

Adorei a sua visita, obrigada.

Bjooooooooooooo......................
www.amigadamoda1.com

Beth Blue disse...

Acabei de ler o mais novo romance de Michael Cunningham (de As Horas). Muito bom, mas eu sou suspeita pra falar porque sou fã dele, li quase todos os livros com exceção de Specimen Days (que tenho aqui em casa).

Milena F. disse...

Já terminei de ler o livro da escritora brasileira, logo logo conto para vocês!