Cyril Lignac é um dos grandes nomes da nova geração da gastronomia francesa e é considerado o "chef" preferido dos franceses há alguns anos. Atualmente ele conta com um restaurante gastronômico (Le Quinzième, com uma estrela pelo guia Michelin) em Paris e dois bistrots (restautante mais simples).
Semana passada estive no seu bistrot Le Chardenoux, cujo local por si só merece uma visita por estar inscrito aos Monumentos Históricos. Trata-se de um antigo bistrot aberto em 1908. Ali Cyril Lignac retoma as raízes da culinária francesa e atualiza receitas tradicionais do interior dando um toque de modernidade. Ou seja, uma cozinha simples e autêntica.
Os muros são decorados de espelhos, o teto é trabalhado, e o espaço é dividido entre "bar" e a sala mais íntima.
O bar é todo trabalhado em 14 tipos diferentes de mármore, espetacular.
Podemos escolher à la carte (individualmente no cardápio), ou no almoço optar por um menu simples e de preço bem acessível:
As entradas do menu:
A salada
A sopa
Os pratos:
O peixe (lieu jaune)
A carne de porco (servida em cocotte com macarrão)
Desta vez preferimos não pedir sobremesa e atravessar a rua para escolhermos nosso doce na pâtisserie do mesmo Cyril Lignac!
Vale lembrar que no início da sua carreira ele trabalhou com o famoso pâtissier francês Pierre Hermé, então ele entende do assunto!
Os pratos são deliciosos, sempre com um gostinho surpreendente. Os doces então, o quê dizer?
O único inconveniente foi que achamos o atendimento um tanto frio... Eficaz, mas distante, se vocês entendem o que quero dizer. Os dois atendentes vestidos com seus ternos modernos e de qualidade tinham um ar branché, diferente do que geralmente esperamos de um bistrot.
Escolhemos o Le Chardenoux que fica entre a estação de metrô Charonne e Faidherbe-Chaligny, no 11º arrondissement de Paris, uma região bem pouco explorada pelos turistas.
Mas para quem prefere locais mais turísticos, existe o equivalente, com a mesma cozinha: Le Chardenoux des Près, no famoso bairro St Germain (metrô St Germain des Près), no 6º arrondissement.
8 comentários:
Oi Milena! Tudo de dar água na boca! Vontade de experimentar tudo! Estive em Paris em junho deste ano. Linda cidade! Fotografei muito... Já soltei alguns posts no blog. Hoje soltei um sobre a Villa Savoye. Vc já foi? Grande abraço!! www.disegnoamilanesa.blogspot.com
Olá Milena
Quando voltar a Paris, vou aproveitar esta dica.
AMIGA DA MODA by Kinha
Hummm, temos que ir pra conferir!!
Milena invejei aqui,eu adoro esse chef acho que de tanto assisti os programas que ele participa e ver a simpatia e o profissionalismo que ele ganhou uma admiradora.Quando eu for à Paris tenho quase certeza que irei conhecer o restaurante,obrigada pela dica Bjos Nira
Oi Milena, dica muito boa, vou anotar para apróxima vez em Paris. Bjinsss
Milena
Entendo perfeitamente a sua queixa, mas o lugar parece ótimo e já está anotada.
Abraços
Adoro o Cyril Lignac! Pelo que a gente ve na Tv , ele faz pratos bem criativos e é um dos poucos chefs famosos sem toda aquela pompa... Soh conhecia (de nome) o Quinzième. Gostei da dica dos bistrots, q devem ser mais acessiveis p/ nosso bolso! rs!
Mi, tenho um monte de revistas dele... Valeu a dica ! Bju JOanna
Postar um comentário