segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Le Mans, 1700 anos de arquitetura e história

Não é a primeira vez que visito a cidade francesa de Le Mans. Aproveito as reuniões familiares para conhecer melhor as suas ruas, arquitetura e gastronomia. 

Desta vez fui explorar melhor uma parte da Cité Plantagenêt, que da última vez não foi possível fotografar pois a disposição do sol não ajudou. 
 Como é a parte mais antiga de Le Mans (medieval), reagrupando mais de 1700 anos de história e arquitetura, é a minha preferida!!!
 A muralha do período galo-romano é construída nesses tons de vermelho, e no século XVII fez dela uma das 4 "cidades vermelhas" do reino na França, junto com Bourges, Lyon e Limoges (que já visitei e ainda não consegui mostrar para vocês).


A cidade antiga fica em uma "colina" às margens do rio Sarthe
 Melhor levar um relógio para não perder a noção do tempo... Ou esqueça, justamente para perder a noção do tempo! 


 A Cité Plantagenêt é formada de ruelas, muitas delas classificadas como monumento histórico.
Esse desenho é de 1854... e pouca coisa mudou nesse cenário desde então.

 São mais de 100 casas de "pans de bois" (com essas estruturas de madeira), sendo as mais antigas do final do século XIV. Trata-se de uma herança dos gauleses, que construíam de forma semelhante. Mas no meio de tudo isso, os traços ou arquiteturas da Renascença não passam desapercebidos, já que floresceu muito na cidade.

Desta vez aproveitei para visitar o Jardim de Plantas, composto do jardim francês (mais "organizado" e simétrico) e o jardim inglês (uma natureza mais na sua forma selvagem). Mas não tivemos sorte e o mesmo estava em reformas, então não estava muito "bonito", com exceção de algumas partes isoladas.

5 comentários:

Eve disse...

que coisa mais linda.
por isso que eu amo azoropa. Em termos de arquitetura e história, dá pra viajar no tempo. Eu não levaria o relógio, smatphone, nada disso. hahaha
ok, levava a câmera. :)

Natalia Itabayana disse...

Das coisas que mais me encantam por aqui são as cidades medievais, as construções de mais de milênios e a historia que exalam. Delicia de passeio, fotos maravilhosas!

Anônimo disse...

Que sonho de cidade!

Deby-abelha disse...

Cidadezinha linda, me fez lembrar um pouco da Escócia, não me pergunte o pq! Mas simplesmente fiz essa conecxão.
Amei tb o jardim, me parece trazer muita serenidade, sentar num lugarzinho desse num fim de tarde só para refrescar os pensamentos.

Nina disse...

amo essas cidades antigas!