quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como "parecer" mais jovem

Hoje uma mulher de cerca de 50 anos chegou para mim, sabendo que entendo um pouco do assunto e que trabalho com cosméticos, e me lançou essa:

- Eu PRECISO urgentemente parecer mais jovem, o que fazer?

Como responder a essa questão tão complicada?

Como psicologa, o mais importante é tentar entender o porque dela "precisar" parecer mais jovem. Ela acabou de perder uma oportunidade de trabalho e acrescentou: "ok, ele fala inglês melhor do que eu, o que é importante para o cargo, mas ele é mais jovem".

Como "expert" em cuidados com a pele, um creme e outros produtos vão retardar o processo de envelhecimento ou amenizar determinadas marcas do tempo, mas é um processo a longo termo e não faz milagres.

Para um resultado imediato, uma maquiagem neutra pode ajudar muito! Uma boa base vai camuflar imperfeições e "alisar" as rugas, um rimel e um poh ou blush vaão dar uma aparência de saudavel, e isso rejuvenesce!

E quem disse que a roupa não ajuda? Ninguém disse para se vestir como uma adolescente, mas sabemos que algumas roupas nos envelhecem de 10 anos, e outras podem fazer justamente o efeito contrario. Até as cores vão valorizar ou desvalorizar de acordo com o tom de pele, ocasião e imagem que se quer passar.

Mas o mais importante de tudo é o estado de espirito de cada um. Pode parecer bobagem ou clichê, mas a idade estah na cabeça de cada um. Ponto. Estou convencidissima disso. 

Essa mulher com quem conversei parecia completamente "cansada", perdida no meio desse mundo de jovens e de tecnologias aos quais ela não compreende. Em qualquer lugar onde ela vai, ela deixa essa imagem de alguém que jah foi, que jah passou (o seu tempo)... Uma pessoa segura de si, dinâmica E disposta a aprender (mesmo com os mais jovens*) transmite uma imagem muito mais jovem. Um exemplo concreto é o meu marido, que apesar das ruguinhas, ninguém que fala com ele por mais de 5 minutos dah a idade que ele tem. Ele não perde de jeito nenhuma vaga para um jovem de 25 anos, mas ele transmite uma energia, uma alegria de viver, muito diferente de outras pessoas da sua idade que parecem estar carregando o mundo nas costas e cansados de tudo.

Um bom astral com uma pele bem tratada, uma maquiagem leve e vestida conforme essa imagem que se quer passar, não tem empresa que feche as portas nem marido que troque por uma de 20 anos!

* Uma critica recorrente aos sêniors no mundo do trabalho é que eles se consideram os "donos da verdade" e não aceitam idéias, criticas ou mesmo ordens dos mais jovens, sem se dar conta que o mundo muda muito rapido e que ter mais anos de vida não significa que são mais competentes em uma tarefa. 

9 comentários:

Liza disse...

Falou tudo, Milena. Não adianta ser "novinha" e quando perguntam como está deslanchar a falar de coisas negativas demostrando que está cansada da vida, né?
Idade é estado de espirito!

Beijao

Ana Maria Brogliato disse...

Olá Milena!
Perfeito seu ponto de vista.
A beleza tem que vir de dentro: o espírito jovial + a alimentação saudável. Isso tem que andar junto e não é de uma hora para outra. De imediato, uma boa maquiagem ou um procedimento médico/estético podem ajudar, mas não resolvem o problema.
E um grande problema com as pessoas mais velhas, que vc também abordou: não reconhecer que os tempos são outros e não estar aberto à mudanças.

Claro que existe também muito preconceito com a idade, principalmente em uma país com muitos jovens, como o Brasil. Mas esta estatística está mudando, os nossos jovens estão envelhecendo e tendo menos filhos. Temos que nos preparar para não paramos no tempo.

Beijos,
www.viagensebeleza.com

Inaie disse...

Milena, na verdade o segredo da juventude do seu marido é você!!!
Conheço muitos homens que rejuvenecem por estarem com mulhgeres mais novas.

mas isso você não vai pdeor contar pra Tia de cinquentão, né?

Enaldo Soares disse...

Como fazer para a idade que consta do currículo "parecer" mais jovem?...

Ditadura de beleza é um saco. (especialmente para vocês, mes dames)

Bruxa do 203 disse...

Já vi muita gente de 50 anos (ou menos) com medo de tecnologia e até de e-mail. Mesmo que seja sem querer, elas abrem espaço para o preconceito.

É verdade mesmo que muita gente não aceita aprender com os mais jovens. Algumas ficam sentadas em uma mesa, afirmando que estão na empresa há 20 anos, que sempre foi feito assim e nada de mudanças.

Mulheres que perdem tempo conversando sobre marca de sabão, se o filho pisa no chão com tênis sujo, etc, também envelhecem muito mais rápido!!!! Estado de espírito conta mesmo!!!!

Beth Blue disse...

Eu acho que entendo bem esta mulher...não que eu tenha medo de tecnologia mas não acompanho mais como antigamente. Acho que quando a gente está procurando trabalho e tem mais de 40 anos, acabamos inevitavelmente nos sentindo mais velhos.

Eu estou vivendo isso no momento (consegui mais um trabalho temporário com chances de contrato mas vamos ver). E com 47 anos, a gente sempre é deixado pra trás. Esta é a verdade do mercado de trabalho atual. E sim, a gente se sente velho e ultrapassado!

Enfim, entendo bem o problema dela...

Eliana disse...

Entendi o contexto todo, mas não pude deixar de pensar no seguinte: a data de nascimento no documento não nos deixa mentir HAHAHAHAHHA Bom, fato que uma postura faz toda a diferença onde quer que vc esteja. Agora o mercado de trabalho é cruel...a preferência é por jovens, já que os salários tb são menores...tem toda uma jogada aí no mercado, mas tem que seguir adiante e não deixar a peteca cair!

Line disse...

Acho que roupas e creminho podem até ajudar, mas o estado de espírito da pessoa realmente faz uma grande diferença! Quanto ao mercado de trabalho, também concordo com vc, já que nem sempre idade e experiência significam competência para a função em questão.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Mi, a verdade é que nao temos chance mesmo. A vida é dura e nao perdoa. O mercado de trabalho ficou muito exclusivo com tanta tecnologia e uma mulher se nao viver somente para isso nao consegue acompanhar este mercado.

Aqui entre um homem e uma mulher para uma vaga, quem recebe é o homem.

Mas olha, falando agora em estética, nada como pingar algumas gotinhas de óleo de Argan & amaranto nos cremes de rosto e cabelo para que faca a diferenca...

Eu tenho 52 anos e posso dizer que a vida me tem sido bela, rs.

Bjao