sexta-feira, 10 de maio de 2013

O templo de Karnak

A poucos quilômetros de Luxor (ou da antiga cidade de Tebas, construída às margens leste do Rio Nilo), encontra-se o fabuloso Templo de Karnak. Foi nossa primeira visita no Egito! E o primeiro contato com esse sítio arqueológico provocou uma das emoções mais poderosas que já vivi até então.
Karnak diante de meus olhos, imensa, sobrehumana!

Não era para menos: quando criança,eu queria ser arqueológa, e só deixei de lado mesmo quando descobri que "não tinha esse curso na UFRGS".




Ocupando 100 hectares, Karnak é um conjunto de templos e a construção mais grandiosa de todo o Egito, semcontar que é a maior estrutura religiosa do mundo inteiro. Vale lembrar que ele está de pé há 4700 anos!!!! 

Diante de Karnak, somos confrontados com a nossa insignificância e impotência. Esquecemos do tempo em que vivemos, do local de onde viemos e da vida que levávamos até então.

Consagrado ao Deus Amon, durante 20 séculos ele não parou de crescer: cada novo faraó quis deixar a sua marca. Impossível para os não especialistas de entrar em detalhes como qual parte pertence a qual época, até porque muitos faraós foram aproveitando o que já tinha sido feito e inserindo a sua "assinatura" ("cartucho") por cima. prefiro não entrar nesses detalhes.
Como não se perder no meio dos textos hieróglifos, das formas geométricas e das cenas que evocam a comunhão com o sagrado, as oferendas e o encontro do Faraó com as divindades? As pedras continuam a falar e as cenas rituais continuam a passar a sua mensagem.

A sala hipostile com suas 140 colunas que se dirigem ao céu...


Hoje podemos visitar esse local de culto que antes era reservado somente à elite dos pensadores e teologistas egípcios. Um privilégio e tanto. Quem não é sensível ao mistério do Egito Faraônico, melhor se abstenir da visita!

10 comentários:

Eliana disse...

Nossa, só pelas fotos já impressiona, imagina estando lá mesmo. Magnifíco.

Jorge Fortunato disse...

Milena
Estou passado só de ver as fotos, imagino a sua emoção ao vivo.
Formidável.
Beijos

Graça Oliveira - Rio de Janeiro - Brasil disse...

Olá Milena querida... Um dos meus sonhos né viajar e conhecer lugares lindos como este, porém minha obsessão é e sempre será a Europa... Me divorciei a pouco tempo, qualquer hora dessas vou conhecer paris e vc será minha primeira visita.
Beijos enormes... Graça

Nina disse...

Oi Milena,
Eu adoraria conhecer!
Beijos

Allan Robert P. J. disse...

Milena,
É tudo muito bonito, mas a paisagem me deu uma sede...!

:)

Boia Paulista disse...

Oi, Milena. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia

Minha vida na Italia... disse...

Que maravilha as tuas viagens, devagarinho vc já já conhece o mundo hem??? adorei bjss

Beth Blue disse...

Milena, que viagem maravilhosa!!! Tinha visto suas fotos no Facebook e fiquei "babando", só pra variar.

Egito é sonho de viagem, adoraria ir com o Liam! Na verdade, nem é tão caro assim quando a gente mora na Europa né? Caro mesmo é ir ao Brasil, estou tentando economizar pra ir ano que vem então este ano não rola viagem!!!

De pensar que eu poderia passar uma semana em Nova Iorque e uma semana em Paris só com a grana das passagens aéreas...é de chorar!!!

Sandra disse...

Aqui em casa ano passado estavamos planejando ir ao Egito, mas com a confusão que aconteceu por lá, resolvemos adiar a viagem não sei para quando. Vamos ver quando a poeira abaixa de vez... quero muito ver as pirâmides. O templo Karnak é de cair o queixo. Quantos detalhes e que grandiosidade. Adorei!!

Inaie disse...

Fiquei enlouquecida qaundo fui a Karnak em 2005.
Podia facilmente ter passado dias ali, explorando, olhando, tomando um banho de imersão na História do Egito Antigo...