segunda-feira, 30 de março de 2015

Dicas práticas para a sua primeira viagem à Europa

Quando estive recentemente em viagem de férias ao Brasil percebi que não deve ser nada fácil viajar ao exterior pela primeira vez e resolvi selecionar algumas informações que podem ser úteis aos passageiros de primeira viagem. Boa leitura e boa viagem!

1. Evite uma conexão muito apertada quando o vôo seguinte é de LONGA distância.
Exemplo: um trajeto Porto Alegre - Paris com conexão (troca de avião) no Rio ou em São Paulo.
Se o seu vôo de Porto Alegre atrasar, você terá muito pouco tempo de margem para conseguir recuperar o seu vôo para Paris, lembrando que se for uma outra companhia aérea precisará recuperar as bagagens, trocar de terminal, fazer novamente o check in, despachar a mala, passar novamente o controle. Se o atraso não for seu, você será colocado no próximo vôo, mas cada companhia só tem um ou dois vôos por dia, então você terá que esperar o dia seguinte...
Mas se for o inverso o problema não é tão grave, pois se o seu vôo da Europa chegar no Brasil atrasado, geralmente as opções são maiores para que você seja colocado no próximo vôo para a sua cidade.

2. Chegue cedo no aeroporto E se apresente para check in.
O horário do seu vôo é na teoria o horário em que o avião já deve estar com as portas fechadas e pronto para decolar. Então você precisa chegar cedo para: 
- encontrar o bom guichê da companhia aérea, fazer check in, despachar as malas (fila), passar o controle (fila) e procurar a porta de embarque. Tudo isso pode demorar, sem contar os imprevistos.

3. SEMPRE levar uma bagagem de mão "reforçada" com artigos necessários para no mínimo um dia, pois pode acontecer algum problema com a sua bagagem despachada.
Não se desespere, pois geralmente as bagagens perdidas chegam nas 24 horas seguintes à sua chegada (as vezes uma conexão muito apertada não permitiu que a bagagem fosse transferida de avião), mas pode demorar mais tempo. Já as bagagens perdidas para sempre restam bem mais raras. 
Pode ser uma mochila, mala, sacola de viagem; pouco importa, mas que possa FECHAR. Explico: essa bagagem ficará nos compartimentos superiores, que são compartilhados com outros passageiros, então melhor evitar que sacolas abertas deixem cair algum objeto ou que alguém mexa.

Aproveite e guarde sempre consigo todos os seus documentos organizados, como o passaporte, passagem de ida e volta, reserva de hotel, seguro, receitas médicas, dinheiro, cartão, etc. Você precisará mostrar um ou mesmo todos esses documentos antes de recuperar a sua mala.

3. Não deixe para passar o controle do aeroporto muito tarde (tem gente que chega cedo no aeroporto, faz check in mas perde o vôo porque demorou para passar o controle!). 
Eu sei, às vezes a família toda acompanha ao aeroporto e querem aproveitar até o último minuto, mas pode ser um risco. Caso o avião espere, lembre-se que você estará atrasando o vôo de muitas outras pessoas!
Porém, cuidado para não passar o controle MUITO cedo, pois se você tiver fome ou sede, tudo é mais caro na zona de embarque e as opções são mais limitadas.

4. Ao passar o controle para o voo internacional você vai encontrar muitas lojas "bonitas" e as vezes os preços são interessantes (se comprar confira se os os preços são afichados em reais ou dólares para evitar surpresas, mesmo se podemos pagar em reais, dólares ou mesmo euros). Entretanto fique atento ao seu vôo e eu sempre aconselho a ir se aproximando do seu portão de embarque, que as vezes fica BEM LONGE e exige uma certa caminhada. Telas indicam o estado do vôo e o portão de embarque.
A todo momento fique atento à sua bagagem de mão: ao visitar as lojas, ir ao banheiro, lanchar. Lembre-se que não é porque todos estão ali viajando e pagaram normalmente caro por uma passagem que são pessoas 100% honestas. Não confie em ninguém e não peça a estranhos para cuidar dos seus pertences. JAMAIS

5. Quando for anunciado o embarque para o seu vôo, normalmente as pessoas se organizam em fila. Quem embarca primeiro são os passageiros com carta de fidelidade VIP, pessoas com crianças, e por aí vai. Depois embarca a classe econômica em geral, mas atenção para as filas, ultimamente eles separam em duas ou mesmo 3 filas, de acordo com o número do assento (que está escrito no cartão de embarque)
Para que a pressa em entrar no avião? Algumas pessoas não ligam, mas se embarcamos no final pode ser que não tenha mais espaço disponível acima do seu assento para guardar a sua bagagem de mão, e aí você vai ter que guardá-la mais longe.

Durante o vôo:
6. Você tem o direito de reclinar a sua poltrona, mas é proibido antes e durante os processos de decolagem e aterrisagem.
Porém tenha a gentileza de levantar a sua poltrona DURANTE as refeições servidas no avião. Pense na pessoa que está sentada atrás de você, o quão difícil/ruim é comer com a poltrona da frente reclinada. Além disso, sempre que os comissários vêem eles vão chamar a sua atenção e pedir para levantar a poltrona.

7. Evite de chamar os comissários por qualquer razão. Sim, é o trabalho deles, mas eles têm muitos outros passageiros para se ocupar e outras tarefas. Saiba que após a decolagem e quando o sinal "apertem os cintos" estiver desligado você pode se levantar (e faz bem para a circulação). Aproveite para ir no fundo do avião (ou meio) e pedir água. As vezes já está disponível e nem precisa pedir.

8. Não jogue lixo no chão e não deixe uma bagunça ao redor de você. Pode parecer surpreendente dizer isso, pois a gente imagina que "pessoas que viajam" têm uma certa educação, mas quantas vezes vejo restos de comida, bebidas, papéis, plásticos, tudo jogado pelo chão. Para que o vôo seja agradável para todos depende de cada um.

Se você tiver problemas com odores fortes vindos dos pés, opte por um calçado confortável para a viagem e evite de tirar os calçados, os outros passageiros agradecem!

9. Ao chegar na Europa, você passa a imigração no primeiro país de chegada. Desça do avião com todos os seus pertences de mão, siga o fluxo que se encaminha para a imigração, fala a fila e na sua vez apresente o seu passaporte. Se você não fala inglês nem a língua local, eu aconselho a apresentar junto seu cartão de embarque e passagem de volta com os trajetos e datas em evidência com caneta marca-texto (europeu adora uma caneta marca-texto). Assim eles geralmente só olham e não perguntam nada. 

As perguntas que podem fazer: qual o destino final, quantos dias vai ficar, tipo de viagem (turismo, profissional), onde vai ficar hospedado (nesse caso mostrar confirmação do hotel ou carta de quem vai recebê-lo), quanto dinheiro está levando, se está levando seguro.
Se você não fala a língua eu recomendo apresentar todos os papéis em ordem (hospedagem, seguro, etc), mas se realmente você não entende e não mostra nada eles vão tentar encontrar um intérprete, mas melhor evitar toda essa demora, não é?

10. Após a imigração você pode recuperar a bagagem na esteira correspondente ao seu vôo (verificar as telas de informação) e quando estiver com toda a bagagem, procurar a saída (exit). Caso você ainda tenha uma conexão, melhor se informar antes de embarcar, mas normalmente:
- você só recupera a sua bagagem no país do seu destino final. Exemplo: se você vai para a Itália pela companhia TAP, passará pela imigração em Lisboa (Portugal) mas só pegará a sua mala ao chegar na Italia.
- Mas se você tiver uma conexão no MESMO país, você retira a bagagem ao chegar no país.
Exemplo: se você chega na Itália em Milão mas seu destino final é Roma e tem um vôo para essa cidade, você terá que pegar a mala ao chegar na Italia, ou seja, em Milão.
Caso a sua mala não aparecer na esteira ou estiver danificada, você precisa fazer a reclamação no balcão correspondente ANTES de sair dessa zona de bagagens.  Lembre-se de colocar etiquetas de identificação nas bagagens e certifique-se de saber descrever a sua mala (cor, tamanho, tipo de material, marca), pois será necessário para preencher os formulários. 

Provavelmente eu esqueci de algum detalhe, fiquem à vontade para contribuir ou perguntar.


Pronto para embarcar?

5 comentários:

Ana Maria Brogliato disse...

Oi Milena, ótimas dicas, não só para quem está indo pela primeira vez, pois tem coisas que é sempre bom rever!
Fiquei pensando se eu também não teria alguma dica importante, mas o seu post está tão completo que não me ocorreu nada a mais.
Não confiar em ninguém para cuidar das nossas bagagens, mesmo na área de embarque internacional, é importantíssima, não só para evitar algum roubo, mas principalmente para não acabar servindo de "mula" e transportar drogas sem saber. Vai explicar depois que aquilo não era seu, não é?

Eu não sabia desta "paixão" do europeu pela caneta marca texto, hehehe, mas como eu tenho o passaporte italiano, sempre passei direto.
Em Lisboa, no ano passado, foi tudo informatizado, não entrei em contato com um único ser humano, nem na entrada e nem na saída do país...
Beijos
www.viagensebeleza.com

Eliana disse...

Oi Milena, muito boas as suas dicas! Eu acrescentaria também viajar com roupas confortáveis, básicas. A mulherada adora colocar um salto e não sabe que se anda kilometros dentro de um aeroporto. rs Também evitar muita maquiagem porque ninguém merece a mulher atrapalhando o uso do banheiro pra se produzir no desembarque. rs E perfumes! Pelo amor de Deus, não se perfume dentro do avião, no banheiro, ainda mais ao lado de outro passageiro. E leve com vc, à mão, o seu livro, óculos, tablet...pra evitar ficar levantando a cada 5 minutos pra pegar algo na bagagem de mão. Respeite os passageiros aos seu redor! rs

Milena F. disse...

Ana Maria, você tem toda razão, serve também para evitar que alguém colocque alguma coisa na nossa bagagem. Pode parecer paranoia, mas acontece e depois fica muito dificil explicar.
Acredito que tudo seja informatizado mas para quem tem passaporte europeu... Na minha ultima passagem por Portugal ainda tinham duas filas e para quem não era europeu ainda tinha que passar por um funcionario.

Eliana, você estah certissima, é importante escolher roupas confortaveis. E é verdade que os outros comportamentos são muito irritantes e atrapalham.

Anônimo disse...

Oi Milena. Eu estou indo pra Genebra em Outubro (mas ficarei no lado francês da fronteira). Nao faço ideia de que tipo de roupa levar (shorts ou nao, casacos e etc). E tambem gosto muito de roupas curtas e irei pra balada.. me pergunto se me passarei vergonha por usar roupas "ousadas" ou algo assim. Obrigada desde ja.

Milena F. disse...

Anônima, em outubro jah faz bastante frio na Europa, ainda mais nessa parte (Genebra), pois o outono jah estah avançado e os dias começam a ser mais curtos.
Não conheço muito a "balada", mas pelo que reparei, aqui na Europa as meninas vão muito pouco vestidas para a Europa, inclusive quando vejo fico pensando se elas não sentem frio!!! Porém para o dia seria melhor um pouco mais de discrição, a não ser que seu objetivo seja realmente chamar a atenção. Boa viagem!