segunda-feira, 2 de março de 2015

Florença, uma das mais belas cidades da Europa

O acaso tinha feito com que eu nunca tivesse colocado os meus pés em Florença, e na minha cabeça não era uma cidade no topo das minhas prioridades. Mas foi de tanto o meu marido insistir "quando iremos à Florença?" e amigos e conhecidos nos olhando atravessado "o quê??? Vocês não conhecem Florença??" que aproveitei as folgas no início do ano e reservei 2 passagens de avião.


Assim que chegamos, apesar de ser uma cidade (falo de seu centro histórico) pequena, em que tudo pode e deve ser feito à pé, a primeira sensação foi de "ai meu Deus, nunca poderemos visitar tudo em 4 dias e 3 noites!"

Sem dúvida Florença é uma das mais belas cidades da Itália e, para mim, mesmo uma das mais belas do mundo! Creio que é uma das cidades com maior densidade de obras de arte por metro quadrado. Nessa cidade símbolo vivo da Renascença, comerciantes e banqueiros dos séculos XIV e XV construíram prédios magníficos para ostentar seus poderes e influências. 

Em Florença os artistas nunca faltaram! Nunca é demais citar Giotto, Michelangelo (símbolo de Firenze), Donattelo, Dante...



A cúpula da catedral projetada pelo escultor-arquiteto Brunelleschi foi uma proeza para a época. Em 1436 ele conseguiu ultrapassar as cúpulas de Pisa e Siena de 100m de altura e 42 de diâmetro (Botticelli tinha tentado anteriormente, sem sucesso). Porém a decoração externa em mármore verde e bege é bem toscana! O interior da catedral é de uma grande simplicidade, com exceção das pinturas ao interior da cúpula que representam o Julgamento Final (são de dar medo!) realizadas por Vasari e Zuccari.


Nosso lugar preferido em Firenze foi a Piazza della Signoria, dominada pelo Palazzo Vecchio que, ao primeiro olhar, com seus ares medievais e militares não deixa transparecer o luxuoso interior reorganizado por Vasari (século XVI, ainda ele) para Cosme I, esse Médicis que criou a República da Toscana.

Plaza della Signoria



Ainda mais charmosa é Loggia dei Lanzi (verdadeiro museu a céu aberto com esculturas fantásticas da Renascença como o Perseu, de Benvenuto Cellini e O Rapto das Sabinas, de Giambologna).


Nessa praça também encontramos a estátua equestre de Cosme I de Médicis (por Giambologna), uma cópia da Judith de Donatello (a original está no interior do Palazzo Vecchio), A Fonte de Netuno, cujo Netuno foi realizado por Ammannati e a fonte com as Nínfeas por Giambologna. Esse Netuno foi considerado medíocre para a época e conta-se que Michelangelo a cada vez que por ali passava comentava: "que disperdício de bom mármore!".
 O David de Michelangelo e o Netuno de Ammannati
Alias, também podemos admirar uma cópia em mármore do famoso David de Michelangelo, de proporções reduzidas. O verdadeiro ali esteve até 1873 e atualmente se encontra na Galleria dell'Accademia. São 5.17m de altura e 5,5 toneladas que os mais interessados não deixarão de conferir de perto!

Uma passada pela Ponte Vecchio e algumas horas da Galeria dos Ofícios (Galleria degli Uffizi) para admirar dentre outras obras-prima o Nascimento de Vênus, de Botticelli...





Com tudo isso você acha que acabou e que viu tudo de Florença? Ledo engano...


3 comentários:

Rosely disse...

Muito bom viajar com o seu BLOG. Fotos incríveis Milena. Adorei o post. bjinhos

Liza disse...

Cada foto uma mais linda que a outra. Ano passado meu marido foi em Florença a trabalho e ficou maravilhado, disse que temos que ir junto :)

Beijao

Aminah Luiza disse...

Diferentemente de você tenho muita vontade de conhecer a Itália e as suas belas cidades! Acho que esse desejo vem de descrições de livros e imagens de filmes! As fotos são belíssimas! Adorei...quero ir amanhã mesmo! ehehehe

Beijos,
Aminah Luiza
www.farhanadiary.com