segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como se come carne de gado na França?

(Cuidado, esse post não é adaptado aos vegetarianos e às pessoas sensiveis.)

Na França se come muita carne de gado, de frango, pato, porco, ovelha, sem falar de outras, em menores proporções (e por uma pequena parcela da população) como o coelho, o cavalo ou animais de caça.

Mas hoje vou falar da carne de gado. De uma forma geral os franceses comem carne (bem) mal passada e acham um sacrilégio a forma como se come a carne (torrada) no Brasil. Aqui segue um exemplo que encontrei circulando pelo facebook e que reflete bem:


Quando a gente pede uma carne de gado, vão nos perguntar o tipo de cozimento:
Bleu, saignant, à point, cuit, bien cuit.

Quando cheguei na França eu pedia "très très bien cuit, s'il vous plaît !" (muito, muito bem cozida, por favor!)
Agora eu peço "à point", para ver como o nosso paladar muda. E hoje posso dizer que adoro a carne francesa, quando é de boa qualidade.

Mas por favor, amigos brasileiros, se vocês não comem carne mal passada, muito menos crua, nunca peçam em um restaurante o "tartare de boeuf". Tudo que é tartare é cru!!! Quantos brasileiros ja vi cairem nessa cilada!

Esse ainda não tive coragem de pedir, mas você vai encontrar em praticamente todos os bistrots franceses. Dizem que quando é bem feito é uma delicia!

3 comentários:

Luana disse...

Nao tem nada de cilada, eh uma delicia! Vai com fé!

Natalia Itabayana disse...

Amo tartare! Eu sempre falo pra quem prefere carne bem, bem passada, pra optar ou por um cozido tipo boeuf bourguignon, ou pra deixar pra comer em casa e optar por frango, peixe ou porco, porque nenhum restaurante onde fomos eles servem bien cuit do jeito que agrade ao paladar de muitos.

Kenia disse...

Aqui na Polonia eles tambem comem "tatar" mas com cebola e picles picadinho. Eu ja experimentei mas sem a gema do ovo e é ate gostoso. Só que achei muito pesado, sei lá.. nao fui muito com a cara de comer carne crua haha
bjs