segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Fauchon, somente fama ou realmente bom?

Há algumas semanas vi propaganda em todos os cantos de Paris sobre a Semana do Eclair na reputada maison Fauchon.

Para quem não sabe, Fauchon existe desde 1886 é uma "épicerie fine" que vende produtos gastronômicos "de luxo" para clientes dispostos a pagar o preço. Salmão defumado, fois gras, caviar, temperos, comidas prontas e doces... tem de tudo! Uma verdadeira referência em gastronomia francesa, conhecido no mundo inteiro. Nada surpreendente que as duas lojas localizadas na Place de la Madeleine, em Paris, estejam sempre lotadas (de turistas).

E o éclair é um dos meus doces franceses preferidos! Tradicionalmente longo, com uma massa crocante mas ao mesmo tempo macia um recheio que derrete na boca. Quando bem feito, uma explosão de sabores! Os mais comuns são de café, baunilha, chocotale. Eu adoro o de caramelo (à manteiga com sal) e não recuso provar sabores originais.

Realmente, à primeira vista os doces do Fauchon impressionam pela perfeição das formas e quantidade de sabores. Um design impecável. Sem nem pensar duas vezes abrimos a carteira e por 14 euros saímos com dois lindos e bem embalados doces.




Mas qual não foi a nossa decepção à primeira mordida, ao chegar em casa... Esses dois eclairs que compramos não tinham gosto de nada! O de chocolate (amargo) sem nenhuma personalidade, o chocolate passou totalmente incognito nessa receita... E o meu, com chocolate branco, creme e baunilha (de Madagascar) igualmente sem nenhum gosto, sem contar que o chereio de ambos não tinha nada de cremoso...

Do chocolate só ficou o amargo na boca dos 14€ gastos inutilmente...

Não sei se tivemos azar com os produtos que escolhemos, mas tenho visto que cada vez mais franceses andam se queixando do mal atendimento de lá assim como da qualidade irregular dos produtos e geralmente abaixo do esperado.

Bom, para quem quer pagar caro pela fama do local, pelo status e por que não pela "cara dos produtos", pode ser um bom endereço. Mas para os demais que apreciam realmente o sabor do que consomem, independente de ser caro ou não, melhor se dirigir a outros em endereços em Paris, mais modestos, provavelmente mais baratos e muito melhores!

9 comentários:

Sandra disse...

Nossa, 14 euros por dois Eclair! Achei bem caro. Talvez eu pagasse para experimentar junto com o doce, a fama do lugar. Mas já que você comprovou que não vale, quando eu for a Paris, não comprarei nesta loja, rs... embora eu AME esse doce, hummmm

Karla Gê disse...

oi, Milena!
Éclair é meu doce preferido também! Nunca comi o da Fauchon, mas o da Ladurée de pistache e o de chocolate amargo do Café de la Paix são divinos (ou eram em 2012 e 2013...rs.
Em 2013 comprei um fois gras delícia na Fauchon, mas curiosamente, nunca provei os doces de lá. Mas uma coisa é certa: 14 euros é um preço bem salgado para um doce!
p.s. AMEI seus pratinhos com desenhos de Paris! rs
beijos

Vanessa in Paris disse...

Milena, que frustação!
Eu nunca comi as do Fauchon.
Eu aconselho a vc de olhos fechados as do L'Eclair de génie.
Séao caras, minusculas, mas excelentes.
Eu numa época até falei delas no meu blog..enfim. Valem cada centavo.
Pode ir de olhos fechados.
Fica a dica :)

Natalia Itabayana disse...

Sou super reticente com relação aos endereços da moda. Fujo da Ladurée porque não achei a menor graça nos macarons deles, e a Fauchon também nunca me chamou atenção, justamente por ser excessivamente midiatizada - claramente o investimento deles não é na qualidade.

Eliana disse...

Nossa, se tem frustração maior é essa com a comida. Vc olha aquela coisa que crescem os olhos e quando coloca na boca, é nada! Eu conheço este doce como "bomba", mas do Brasil é mais gordinha rs...Comi uma deliciosa de uma padaria numa cidadezinha aí perto de Paris. Pagamos cerca de 2 euros ou nem isso, lembro que comprei 4 delas e até trouxe pra casa, na volta. Quando mordi, me remeti à minha infância, tamanho era o sabor similar ao que eu conhecia. E olha que memória gustativa é algo forte! rs Bjs

Anônimo disse...

Milena,
quando puder prove o eclair da Stohrer, rue montorgueil. ha quem diga que sao os melhores eclairs de paris, eu fui provar e gostei.
beijos!

Ana disse...

triste isso de pagar só por uma marca e pela cara do produto (Mas que eles são bonitos, eles são).
E por 14 euros ainda? La peau des fesses! :x
Um abraço!

Allan Robert P. J. disse...

Certos lugares são como selfie: é só pra dizer que esteve lá.

Tenho a sorte de morar pertinho de algumas das melhores docerias da cidade. (Pecado que o meu médico não seja muito feliz por isso)

;)

Tarcísio disse...

Estive lá também, e o que vi foi só preço. Compramos alguns doces, mas totalmente sem graça.