segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O que se passa nesse outono em Paris?

De uma certa forma na França o "ano" começa em setembro. Todo mundo de volta das férias de verão, mais ou menos bronzeados, é o período em que começa o ano letivo, novos projetos, tudo.

E do ponto de vista cultural, é um novo recomeço! Lançamento de livros, discos, novas grandes exposições, peças de teatro.

São centenas de livros lançados esse ano, e as editoras não têm muito do que reclamar, pois os franceses adoram ler e sabem escrever, o que comprova mais um Prêmio Nobel de Literatura, o francês Modiano.

Essa semana foi reinaugurado o primeiro andar da Torre Eiffeil après meses e meses de reformas, dotado de um solo transparente que nos dá a impressão de caminhar no vazio.

Em alguns dias será inaugurada a Fundação Louis Vuitton em pleno Bois de Boulogne, obra de um dos maiores arquitetos contemporâneos, Frank Gehry.

Em duas semanas (vamos cruzar os dedos!) o Museu Picasso reabrirá em Paris (após 5 anos de reformas) e 5 mil obras do artista serão apresentadas ao público.

E desde o início do mês podemos visitar no Grand Palais a grande exposição do artista japonês Hokusai (1760-1849), o grande mestre da "estampa". Apesar de impressionante e sua marca registrada, sua exposição vai muito além da "Grande Onda de Kanagawa". Sua obra foi descoberta na França em 1850 e desde então fascina e influencia o mundo das artes (Monet foi um grande amador de estampas japonesas e Gauguin também se inspirou fortemente do artista).

Não ficamos indiferentes à fineza de seu trabalho, seu senso de dimensões e perpectivas. Provavelmente será a última vez que essas 150 obras de Hokusai serão vistas fora do Japão, pois em 2015 deve abrir o grande Museu Hokusai no País do Sol Levante. 

E que ninguém venha me dizer que não se passa mais nada em Paris, que 2 dias são suficientes para conhecer a cidade ou que a gente se entedia no outono-inverno por aqui! :)

5 comentários:

Karla Gê disse...

Tédio é uma palavra impensável para se descrever Paris! E essa ideia de que se pode conhecer uma cidade de tamanha diversidade como Paris em 2 dias eu nem vou comentar! rsrsr
A única coisa que senti quando fui no outono-inverno foi uma certa melancolia no ar. Talvez pq chovesse muito, talvez por conta do frio ao qual eu não estava acostumada, já que sempre visto Paris no verão. O tempo cinza me deixou meio triste, mas entediada nunca! Paris é sempre maravilhosa!
Beijos

p.s. Nessa época tive a chance de ver uma Torre Eiffel sob o nevoeiro, e essa foi uma das mais lindas visões que tive da Torre!

Eliana disse...

Nossa, tem gente que se entedia em Paris? Como consegue?rs Eu ainda não subi na Torre, agora, mais um motivo pra enfrentar a fila. Ahhhh o museu de Picasso vai ser reaberto, então? Anotar aqui pra visitar numa próxima. Bjs

Anônimo disse...

Oi, Milena,
Gostaria de te perguntar (mas nao consegui comentar no post correto) sobre os cursos online que voce comentou que esta fazendo ha alguns meses, voce se importaria em dizer qual a fonte, de quais instituicoes/sites sao esses cursos?

Desculpe a curiosidade, mas eh que morei na FR por alguns anos e agora estou morando na Alemanha e como nao falo alemao fluente, tenho interesse em fazer cursos/outras atividades mas aqui nunca consegui encontrar algo conveniente - por causa da barreira do idioma alemao. Ja com frances eu nao teria problemas.

Sei que cada pessoa tem seus gostos e interesses, mas me identifico com voce (pelo que leio no seu blog e relatos), por isso pensei: "Vai que a Milena descobriu cursos suuuper interessantes que eu poderia fazer tb." :)

Obrigada, abracos,
Candice

Natalia Itabayana disse...

Que injustiça dizer que só dois dias são suficientes em Paris!

Quanto ao mês de setembro, adoro esse espírito de recomeço que toma conta de todos, e não nos deixa indiferentes. Gosto de saber quais os livros da rentrée littéraire, quais as novas exposições, e trato de bisbilhotar os próximos eventos de música clássica por aqui - minha resolução de ano novo é ficar de olho nos ingressos pro festival de arte lírica de 2015!

E enquanto ainda não arrumei uma desculpa pra perambular por Paris durante o outono, pelo simples fato de ser Paris no outono, aguardo a próxima oportunidade pra monter à la capitale!

Ana disse...

Não fazia ideia que Hokusai estava sendo exposto no Grand Palais! Não vou perder esta. Muito obrigada, Milena! :)