quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os 70 anos do desembarque na Normandia

O dia 6 de junho é o "Dia D", o verdadeiro. E nesta data se comemora o Desembarque na Normandia, que pela sua audácia anunciou o fim do nazismo e da Segunda Guerra Mundial. Neste dia, 150 mil soldados aliados desembarcaram na costa normanda, pelo mar e pelos ares.
Já se foram 70 anos e os franceses (e aliados) não querem esquecer.

A Normandia é uma região muito bonita da França onde já tive a oportunidade de visitar em diversas ocasiões, já que meu marido é originário de lá. Mas não tenho a pretensão de dizer que conheço cada cantinho, já que a região é bem extensa e cheia de cidades e vilarejos, um mais importante do que o outro do ponto de vista histórico.

 Maquete da chegada as tropas canadenses, com a cidade de Falaise fortemente destruída.
Abaixo a igreja Saint-Gervais, em Falaise, a mesma que está parcialmente destruída na maquete. 

 Todas as cidades da região e mesmo os comerciantes se empenham para preservar a memória.

Este ano os presidentes americano e russo (que não estão se falando devido à atual crise na Ucrânia), e a rainha da Inglaterra estiveram presentes para as festividades, lembrando o papel importante não apenas dos EUA e Inglaterra, mas também da Rússia (ou antiga União Soviética) para a vitória dos aliados que determinouo destino do mundo inteiro.

5 comentários:

Eliana disse...

A familia real holandesa também esteve presente! Passaram tudo aqui também. Aliás, uma avalanche de documentários e filmes. Nossa, gente, foram tempos horríveis, tristes, irreparáveis. Se perdeu muito em todos os sentidos.

Marta FG disse...

Que saudades que eu já tinha de ler seus posts! Eu também gostei muito de conhecer a região da normandia. Beijinhos

Natalia Itabayana disse...

Esse zelo em preservar a memória dos fatos e passar pras gerações mais novas a importância dos eventos é muito admirável por aqui, e me emociono sempre nessas datas que marcaram a história mundial, principalmente quando visitamos esses lugares que foram palco de tantos acontecimentos! Que bom que você dedicou este espaço pra falar da data!

Sissym Mascarenhas disse...



Milena,

É uma data que jamais deverá ser esquecida.

bjs

Andréa de Azevedo Freitas disse...

Milena, não sei se foi por estar na época das comemorações pelo Dia D, mas eu percebia muitas publicações nas bancas de jornais sobre a guerra. Não só sobre a Segunda Guerra Mundial, mas também sobre a Primeira e até sobre as guerras napoleônicas. Acho que as guerras marcaram de tal forma a Europa que é impossível compreendê-la sem levar em conta todo esse passado sofrido.