segunda-feira, 16 de junho de 2014

Falaise, seu castelo e sua história

Falaise é uma cidadezinha da Normandia que conta menos de 10 mil habitantes, mas uma história extraordinária. No ano 1027 ali nasceu Guilherme o Conquistador, o primeiro rei normando da Inglaterra (ou William em inglês), duque da Normandia e até então conhecido como "O Bastardo" pela ilegitimidade de seu nascimento.
 O ponto alto da visita de Falaise é o seu castelo, de aspecto quadrangular, típico das construções anglo-normandas da época (século XII), uma estrutura massiva e essencialmente defensiva, um típico château fort (castelo-fortificado). Uma testemunha da Idade Média.
Falaise foi 85% destruída em 1944 pelos bombardeamentos dos aliados, mas o castelo não chegou a ser tão impactado. Um importante trabalho de restauração foi realizado e podemos visitá-lo com a ajuda de "tablets" que são colocados à disposição dos visitantes (acima de 10 anos) que reconstitui o interior das peças durante a Idade Média.


 A bandeira da Normandia, representando os dois leões.
 A vista do alto da sua torre chega a dar vertigem.
Suas ruas pitorescas e arborizadas
 Porta des Cordeliers, a antiga principal entrada da cidade


 Fontaine d'Arlette, local onde segundo a história (ou lenda?) o pai de Guilherme teria encontrado Arlette, fazendo dela sua "amante oficial" e preferida. Dessa união nasceu Guilherme.
 Igreja da Santa Trinidade ao fundo, a mais antiga da cidade. Construída em estilo gótico no século XIII, foi fortemente impactada em 1417, durante a Guerra dos Cem Anos. Uma das particularidades é que ela não possui mais torre (ou campanário).
Estátua de Guilherme o Conquistador na praça principal da cidade.
 Muito mais recente, o Château de la Fresnaye
 Os antigos muros protetores da cidade.
Igreja Saint-Gervais
 Todas essas visitas deixam os turistas morrendo de fome... Uma excelente pâtisserie (Les Ducs) propõe doces de excelente qualidade. Fiquei babando pelo Eclair Caramel, mais quando voltei ali 1 hora mais tarde para comprar, não tinha mais. Tivemos que nos contentar com o que sobrou:

4 comentários:

Morena da Mata disse...

Oi, Milena! Tudo bem contigo? :)

Eu sempre me deleito com suas postagens porque vc nunca fica no lugar comum: sempre se aprofunda tanto na parte histórica/ cultural, quanto noutros aspectos mais reflexivos.... Fora as fotos, né, sempre bem feitas e vc linda! (Novidade: tô começando a incluir fotos nas minhas postagens, finalmente, rs!)

Adorei conhecer um pouco mais da Normandia... Acho lindos esses lugares que tem o jeitinho de reino como o conhecemos quando crianças.

Beijos!

M.

caseicomomundo.blogspot.com.br

Allan Robert P. J. disse...

Nossa, que imponente o castelo, não?
Viajei pelas fotos e fiquei com fome também.

:)

Nina disse...

amo esses passeios, esses castelos ,adoro fica imaginando o que aconteceu por ali, há muitooooosss anos...

Andréa de Azevedo Freitas disse...

Estou lendo seus posts do mais recente pro mais antigo e estou adorando suas fotos e seus comentários. Dando um show de conhecimentos sobre história e arte. Tô babando!