sexta-feira, 11 de abril de 2014

Parque Vigeland, meu lugar preferido em Oslo!

Os dias escurecem cedo no inverno de Oslo e os museus e outos locais de visitação fecham cedo, o que exige muita organização da parte dos visitantes.
A vantagem é que os parques permanecem abertos dia  e noite! 
Minha colega de trabalho norueguesa já tinha me aconselhado a visitar o Parque Vigeland, mas devido ao tempo contado, só sobrou espaço no nosso planning ao final do dia. 

Mas o que fazer em um parque à noite, principalmente no inverno?
Não posso genelarizar para todos os parques, mas o Vigeland me transmitiu uma atmosfera tão intrigante e misteriosa. Um lugar realmente especial, povoado de personagens cheios de vida e de emoção. O silêncio de uma noite de inverno perturbado por um raros esportivos. Perfeita comunhão entre homem, arte e natureza.





O parque abriga mais de 200 esculturas em bronze, gratico e ferro forjado do artista Gustav Vigeland que também imaginou e desenhou a arquitetura.
 
Gustav Vigeland (1869-1943) conseguiu tanto captar o movimento dos corpos com uma incrível perfeição quanto manifestar a emoção na "ausência" de movimento. Mas sua obra mais importante ali representada é um pilar de 14 metros de altura, talhado em uma só pedra, representando 121 figuras entrelaçadas.

 
Também é possível visitar o museu Vigeland, pertinho do parque.

Sem dúvida meu lugar preferido de Oslo!

6 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

...Neve? Nesse inverno? Deve ter sido só lá.

As esculturas são magníficas! Obrigado por compartilhar.

:)

Lis Alves disse...

Que lindo,elas representam o que? Desculpe a ignorancia...

Milena F. disse...

Allan, mesmo lá teve pouca neve esse ano... :(

Lis Alves, essas esculturas do parque representam principalmente as relações entre homens e mulheres, adultos e crianças. Elas também falam das diferentes etapas do ciclo da vida.

Rosely disse...

Incríveis essas fotos com essa luz e as cores do inverno. Esculturas maravilhosas!! Bom conhecer um pouco de Oslo pelos seus olhos. bj

Vanessa disse...

Milena, que luz perfeita... Parabéns pela qualidade da fotos.Elas ressaltaram toda a dramaticidade das esculturas. Bravo!

Eliana disse...

Show de bola que ficaram estas fotos hahaha surreal este lugar!