Fez é a mais antiga das cidades imperiais do Marrocos e uma das mais belas medinas do Mundo Arabe. Ela atravessou 1200 anos de história sem mudar muito e é o centro cultural e espiritual do país. Mais do que Marrakech, eu diria que o coração do Marrocos bate realmente em Fez.
Não lembro quando ouvi falar pela primeira vez dessa cidade, talvez tenha sido em uma aula de história, mas lembro que desde a adolescência ela mexia com o meu imaginário:
Olhando de cima, do alto da colina, temos a impressão de uma cidade fantasma, sem nenhum movimento, mas na cidade, tudo se passa sob as ruas que são geralmente cobertas. E tudo soa bem mais autêntico:
Sua parte antiga é um labirinto de corredores intermináveis de ruelas e de souks. Nenhum carro entra ali, somente bicicletas, algumas motos pequenas e muitos burros e mulas! Ouvimos o tempo inteiro a interjeição "balak", que quer dizer "cuidado" (saia da frente!)
Impossível não se perder e por isso aconselha-se visitá-la com um guia e evitar a noite desacompanhado, principalmente se for mulher. Também não se recomenda ficar hospedado dentro da medina, somente mesmo para quem é muito aventureiro e olhe lá: as instalações são geralmente muito velhas, vetustas, e deixam a desejar em termos de higiene aos nossos padrões. Atualmente cerca de 150 mil pessoas vivem ali, exercem seus comércios, vão à feira, à mesquita... Uma outra vida, inimaginável para muitos de nós.
Contrastando com todas essas ruelas cobertas que para muitos parecem tão pobres, encontramos maravilhas!
Dizem que em Fez foi fundada a primeira universidade do mundo, muito antes da de Oxford ou Cambridge. Trata-se da Universidade-Mesquita Karaouine, proibida aos não-muçulmanos, podemos observar do lado de fora.
O verde, cor do Islã, é também a cor de Fez, e a vemos nos tetos, azulejos e portas. Não confundir com o "azul de Fez", que é a cor da cerâmica.
Mais bela escola corânica de Fez é sem dúvida a Médersa Bou Anania, que esta, sim, pode ser visitada:
A medina de Fez conta mais de 60 fontes, geralmente situadas perto das mesquitas.
Fonte an-Nejjarine data do século XVIII.
Os curtumes (onde se trabalha o couro) de Fez são uns dos locais mais emblemáticos. O couro do Marrocos é considerado um dos mais bonitos do mundo e em Fez seu processo é totalmente artesanal e "natural". Vale lembrar que as bolsas e outros artigos de couro que vemos nos souks em Marrakech, por exemplo, podem ser de má qualidade e made in China! Eh necessário tomar muito cuidado.
Ao caminharmos pelas ruelas, impossível imaginar que ao lado encontram-se esse tipo de atividade.
A imagem é fantástica, mas o cheiro é forte, e quanto mais quente, mais fedorento é. Na entrada eles nos propõem folhas de menta fresca para cheirarmos durante a visita e minimizar o problema. Vemos o couro secando, à esquerda os tanques esbranquiçados são para lavar, e esses coloridos para tingir.
O couro ainda é transportado por asnos, depois limpos com a ajuda de cocô de pombo e urina de vaca (pelo potássio). Para as cores, utiliza-se o índigo, o safrão, coquelicot e folhas verdes, tudo dependendo da cor que se deseja! Para a nossa surpresa, as lojas dos curtumes propõem uma quantidade incrível de modelos em cores e cortes bem modernos. Não resistimos e compramos uma jaqueta para cada um e já nos pararam na rua diversas vezes desde então para nos perguntar onde compramos. Nenhum cheiro estranho.
Outra tradição é a cerâmica de Fez, considerada de excelente qualidade, mas mesmo as pequenas fábricas ficam há muito tempo fora dos muros da cidade devido aos riscos de incêndios.
O trabalho em mosaicos também é muito bonito e minucioso. Primeiro quebra-se a forma que se deseja e depois se monta tudo do avesso, dando a forma que se deseja.
P.S.: Existe também uma Fez mais "moderna", a cidade nova, que fica fora dos muros da Medina. Largas avenidas, carros, grandes hotéis, mansões e lojas de luxo.
4 comentários:
Marrocos parece mesmo interessante. Apesar de não ser uma pessoa de muitas viagens, eu sempre tive uma grande vontade de conhecer essa parte do planeta.
Muito bonito tudo, Milena!
Abraço :)
Oi, Milena. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Feliz Páscoa!
Até mais,
Natalie - Boia
Lembrei agora da Jade! hahaha As paisagens da novela "O Clone". Realmente, muito enigmático e surpreendente!
hahaha, também tive um flash back da novela O Clone. Lembro bem das cenas em que apareciam esses tonéis para curtir e tingir o couro.
E que coisa mais linda esses mosaicos! Realmente é uma viagem para encher os olhos! Lindas as fotos!
Postar um comentário