quarta-feira, 16 de abril de 2014

Fez: centro espiritual e cultural do Marrocos

Fez é a mais antiga das cidades imperiais do Marrocos e uma das mais belas medinas do Mundo Arabe. Ela atravessou 1200 anos de história sem mudar muito e é o centro cultural e espiritual do país. Mais do que Marrakech, eu diria que o coração do Marrocos bate realmente em Fez.
Não lembro quando ouvi falar pela primeira vez dessa cidade, talvez tenha sido em uma aula de história, mas lembro que desde a adolescência ela mexia com o meu imaginário:

Olhando de cima, do alto da colina, temos a impressão de uma cidade fantasma, sem nenhum movimento, mas na cidade, tudo se passa sob as ruas  que são geralmente cobertas. E tudo soa bem mais autêntico:



Sua parte antiga é um labirinto de corredores intermináveis de ruelas e de souks. Nenhum carro entra ali, somente bicicletas, algumas motos pequenas e muitos burros e mulas! Ouvimos o tempo inteiro a interjeição "balak", que quer dizer "cuidado" (saia da frente!)
Impossível não se perder e por isso aconselha-se visitá-la com um guia e evitar a noite desacompanhado, principalmente se for mulher. Também não se recomenda ficar hospedado dentro da medina, somente mesmo para quem é muito aventureiro e olhe lá: as instalações são geralmente muito velhas, vetustas, e deixam a desejar em termos de higiene aos nossos padrões. Atualmente cerca de 150 mil pessoas vivem ali, exercem seus comércios, vão à feira, à mesquita... Uma outra vida, inimaginável para muitos de nós.

Contrastando com todas essas ruelas cobertas que para muitos parecem tão pobres, encontramos maravilhas!


Dizem que em Fez foi fundada a primeira universidade do mundo, muito antes da de Oxford ou Cambridge. Trata-se da Universidade-Mesquita Karaouine, proibida aos não-muçulmanos, podemos observar do lado de fora.
O verde, cor do Islã, é também a cor de Fez, e a vemos nos tetos, azulejos e portas. Não confundir com o "azul de Fez", que é a cor da cerâmica.

 Mais bela escola corânica de Fez é sem dúvida a Médersa Bou Anania, que esta, sim, pode ser visitada:



A medina de Fez conta mais de 60 fontes, geralmente situadas perto das mesquitas. 

Fonte an-Nejjarine data do século XVIII.

Os curtumes (onde se trabalha o couro) de Fez são uns dos locais mais emblemáticos. O couro do Marrocos é considerado um dos mais bonitos do mundo e em Fez seu processo é totalmente artesanal e "natural". Vale lembrar que as bolsas e outros artigos de couro que vemos nos souks em Marrakech, por exemplo, podem ser de má qualidade e made in China! Eh necessário tomar muito cuidado.
Ao caminharmos pelas ruelas, impossível imaginar que ao lado encontram-se esse tipo de atividade.

A imagem é fantástica, mas o cheiro é forte, e quanto mais quente, mais fedorento é. Na entrada eles nos propõem folhas de menta fresca para cheirarmos durante a visita e minimizar o problema. Vemos o couro secando, à esquerda os tanques esbranquiçados são para lavar, e esses coloridos para tingir.
O couro ainda é transportado por asnos, depois limpos com a ajuda de cocô de pombo e urina de vaca (pelo potássio). Para as cores, utiliza-se o índigo, o safrão, coquelicot e folhas verdes, tudo dependendo da cor que se deseja! Para a nossa surpresa, as lojas dos curtumes propõem uma quantidade incrível de modelos em cores e cortes bem modernos. Não resistimos e compramos uma jaqueta para cada um e já nos pararam na rua diversas vezes desde então para nos perguntar onde compramos. Nenhum cheiro estranho.




Outra tradição é a cerâmica de Fez, considerada de excelente qualidade, mas mesmo as pequenas fábricas ficam há muito tempo fora dos muros da cidade devido aos riscos de incêndios. 
 O trabalho em mosaicos também é muito bonito e minucioso. Primeiro quebra-se a forma que se deseja e depois se monta tudo do avesso, dando a forma que se deseja.


Na verdade Fez foi completamente diferente do que eu imaginava, mas talvez justamente por isso eu tenha ido embora de lá ainda mais fascinada!








P.S.: Existe também uma Fez mais "moderna", a cidade nova, que fica fora dos muros da Medina. Largas avenidas, carros, grandes hotéis, mansões e lojas de luxo.

4 comentários:

Day disse...


Marrocos parece mesmo interessante. Apesar de não ser uma pessoa de muitas viagens, eu sempre tive uma grande vontade de conhecer essa parte do planeta.
Muito bonito tudo, Milena!
Abraço :)

Boia Paulista disse...

Oi, Milena. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Feliz Páscoa!

Até mais,
Natalie - Boia

Eliana disse...

Lembrei agora da Jade! hahaha As paisagens da novela "O Clone". Realmente, muito enigmático e surpreendente!

Sandra disse...

hahaha, também tive um flash back da novela O Clone. Lembro bem das cenas em que apareciam esses tonéis para curtir e tingir o couro.
E que coisa mais linda esses mosaicos! Realmente é uma viagem para encher os olhos! Lindas as fotos!