sexta-feira, 21 de março de 2014

Música francesa: nova geração

Se adoro os clássicos franceses e alguns cantores que aqui na França são meio fora de moda, também gosto da nova geração de artistas. 

Ycare é francês de coração, nascido no Senegal e de origem libanesa. Adorei as brincadeiras com as palavras! Pourvu que tu viennes:


Coeur de Pirate é uma famosa cantora canadense (tenho que prestar muita atenção para entender o que ela canta) e nesse duo com o francês Julien Doré (ele é bem irreverente no seu trabalho solo) a música ficou linda! Coeur de Pirate & Julien Doré - Pour un infidèle:


Joyce Jonathan - Ça Ira
Essa música tem mais de 6 milhões de visualizações no youtube, o que não é nada mal para uma música francesa, mas ela tem outras músicas bem bonitinhas!


O belga Stromaé é um grande sucesso aqui na França, um verdadeiro fenômeno. No início eu não entendi o que as pessoas viam nele e nas suas músicas, que muitas vezes trazem uma melancolia profunda, falam da ausência do pai, do cancer, etc. Mas ele traz uma imagem muito forte, uma personalidade que não podemos ignorar. Alto, magro, de pai rwandês e de olhos verdes, seu estilo é particular até na sua forma de se vestir.
Não sou 100% fã, mas suas músicas falam de uma realidade bem crua. Seu primeiro sucesso foi "Alors on dance" (então a gente dança), que fala dos problemas da vida, estar submergido pelos mesmos, que quando a gente pensa que os problemas vão terminar, aparece mais ainda...

Stromae - Alors on danse 

Ou quando ele diz que "todo mundo sabe como são feitos os bebês, mas ninguém sabe como 'fazer um pai'" na sua música que pergunta "papai, onde você está?"
Stromae - Papaoutai

Christophe Willem - Si Mes Larmes Tombent
Sucesso há alguns anos, seu lado "diferente" também agradou. Seu primeiro sucesso foi "Double Jeu" (que eu adoro!) mas "Si mes larmes tombent" fala de solidão, de incompreensão, quem pode olhar sem julgar? Ele faz pouco caso de quem estende a mão e volta atrás... e não entende nada...

Florent Mothe - Les Blessures Qui Ne Se Voient Pas
Ele fez muito sucesso na comédia musical francesa Mozart Opera Rock no papel do vilão... Além de bonitão, ele canta muito bem.


Alexis HK : Je reviendrai
Mais velhinho no grupo, do Alexis HK adorei essa música, que fala de viagens (por que será?) e que após tantas voltas pelo mundo, um dia ele vai voltar...


Léna Luce - Rambuteau
Uma cantora francesa ainda com ares modestos, que foi descoberta cantando no metrô. Ela tem outras músicas de sucesso, mas gosto muito dessa, no seu vídeo "original" amador. Cada uma de suas músicas tem como tema uma estação de metrô de Paris.


Já conhecia? Gostou?
Qual delas você escutaria?

9 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado você falar do sotaque da Coeur de Pirate porque aqui, quem não gosta dela, fica "zoando" a moça, dizendo que ela abdicou do sotaque para cantar em francês internacional. Outros dizem que ela imita o sotaque francês agora e que no início da carreira dela não era assim... ;)

Beijos,
Lidia.

Morena da Mata disse...

Olá, Milena! Como você está?

Que post legal! Muita gente fala dos pontos turísticos ou da alimentação, mas poucos falam de músicas que são sucessos locais!

Voltarei ao post para assistir a cada um deles, pois adoro conhecer essa parte também!

Beijoooos!

http://caseicomomundo.blogspot.com.br

Tatiana disse...

Oi Mi!
Escutei as 2 ultimas, a penúltima me lembrou o Joe Dassin(conhece?), eu cresci escutando ele...kkk...comprei o cd dele na amazon e quando escuto...nossa...volto a minha infância!!
Bjks

Anônimo disse...

Amo música francesa desde criança.minha tia tinha um inquilino frances, o Fraçois. qd eu estava triste ou chorando ele falava comigo em frances e o mais legal é que eu entendia,ou achava sim.^~^
Mas amo Piaf, e ouço muito a ZAz,gosto da Indila e do Daniel Loeillot.
Estou encantada com a Joyce Jonathan e o Stromae...

Ana disse...

Simplesmente adorei!!!! Já salvei o link deste post e juro por todos os santos que vou voltar a estudar francês com mais dedicação.

As cantoras são ótimas. Adorei o Alexis HK, o Ycare, principalmente o Florent Mothe (que também achei bonitão). Não conhecia todos esses, então agradeço pelo post.

O Stromae eu vi no Festival de Sanremo, achei estranho.

Deby-abelha disse...

Gostei muito do Ycare, mais ainda da sua descricão que nem francês é, mas tem uma música ótima apesar de não entender uma sílaba do que canta. Stromae, é super famoso aqui na Suécia. Alors dance foi uma das músicas mais tocadas aqui algum tempo atrás!
Agora a favorita mesmo foi a Joyce, não conhecia e acho que fiquei ouvindo essa musiquinha bonitinha dela umas 20 vzs.
Amei essas dicas dos artistas atuais na Franca.

Anônimo disse...

Oi Milena!!!

Amei as dicas.

Indico também Margaux Avril, Zaz, Sidoine, Ben L'oncle Soul, Christophe Mae, Yele, Matre Gim, Anouk Aiata, Guillaume Grand, Yan Tiersen.

Unknown disse...

Oi Milena!

Enviei um comentario pra vc pedindo uma ajuda para um trabalho de Comércio Internacional sobre mulheres que trabalham no exterior. Esqueci de comentar que tanto dados pessoais quanto dados da empresa não serão divulgados em nenhum momento!

Agradeço de coração se você puder me ajudar!
Um grande abraço!

Bruna Bertin

\cllsts disse...

Não conhecia nenhum deles. É muito legal saber o que anda se ouvindo na França.
Eu gosto muito da nouvelle scène française,sobretudo Vincent Delerm et Jeanne Cherhal.