domingo, 9 de março de 2014

Mais um ano!

No ano passado comemorei de verdade pela primeira vez meu aniversário aqui na França. O sucesso foi tanto que decidi repetir a dose. Pena que pedi ao marido uma foto do buffet mas ele achou que não tinha importância nenhuma fotografar o todo, com os pratos. Ele só fotografou antes de eu começar a colocar as coisas, e com o foco do desenho dele.
Sou péssima em decoração e ele resolveu aproveitar o tema do Marrocos e inspirar-se em um Oásis. 

Obvio que ele fotografou igualmente todas as estapas do bolo que ele fez para mim, pois aqui em casa em faço os salgados, mas é ele o doceiro!
No início não quis fazer nada, andava meio chateada pois quem convive com brasileiros no exterior sabe que as pessoas se mudam facilmente e tinha gente que tinha ido para a Alemanha, outros para o sul da França, outro casal que vai se mudar em alguns meses... Ou a gente se adapta, ou sofre pra valer.

Mas pior do que isso foi a experiência desse ano que me deixou muito chateada: convidados que tinham confirmado e que desmarcaram na última hora, no dia mesmo, vocês acreditam nisso? Olha, de onde eu venho isso é a maior falta de respeito! A gente se prepara, compra as coisas, escolhe convidar essa pessoa em detrimento de outras já que os apartamentos daqui têm capacidade limitada, e essas pessoas sem noção enviam um sms dizendo "não vou poder ir, feliz aniversário, a gente marca alguma coisa um dia desses". Eu que acordei com o pé esquerdo e aos 34 anos já me sinto no direito de dizer o que eu penso e penso que com esse tipo de pessoa não tenho que ter "medo" de "perder o amigo".

Ou a pessoa que você convida por SMS, mensagem de voz, facebook, pombo correio e sinal de fumaça (ok, exagerei) e não se digna a responder nem por um sim nem por um não, mas que sempre aparece quando precisa de um favor... Alguém mais tem um "amigo" desses?

Mas nada supera a alegria de ver os convidados chegando, se divertindo, alguns se encontrando pela primeira vez e encontrando pontos em comum... Pois é, fico tão contente de ver meus amigos se dando bem entre eles! E ao final, todo mundo (aparentemente) satisfeito e se referindo a "no ano que vem tem mais,  na mesma hora e mesmo local?", minha tristeza pelos falsos amigos já completamente desapareceu e só quero agradar os que são verdadeiros!

14 comentários:

Anônimo disse...

Feliz aniversário atrasado! =D

Olha, se tem algo que me chateia é gente que marca alguma coisa comigo e desmarca em cima da hora. De onde eu venho também é uma tremenda falta de respeito, a não ser que realmente tenha acontecido alguma coisa séria e a pessoa tenha como explicar bem explicadinho. Eu nunca faço isso com ninguém, justamente por achar muito feio...

Mas enfim, o que importa é que quem realmente merece o seu afeto estava presente, o resto é o resto! E aliás, que bolo lindo, hein? Fiquei com água na boca aqui!

Abraço,
Lidia.

Flavia Donohoe disse...

Parabéns Milena! Muitas felicidades!
Que bolo lindo, deu até vontade de comer! Te desejo sempre muitas coisas boas e continue nos colocando a par de suas viagens e a vida na França que eu adoro!
Beijos

Flávia.

Tatiana disse...

Parabeeeeeens Mi querida, tudo de bom!!!!
Nossa senhora, que raaaaiva que isso da...uma pu%$# sacanagem mesmo!!!!
Isso só é bom porque facilita a nossa seleção...hahaha...
Que bom que voce se divertiu e esqueceu esses pu%$%os...kkkk.
Muitas felicidaes Mi!!
Bjks!

Marta Faustino disse...

Então, os meus parabéns atrasados e tudo de bom para os próximos anos. Beijinhos.

Tatiana disse...

Ahhh...e que bolo maravilhoso é esse meu Deus....esqueci de comentar!!!

Allan Robert P. J. disse...

Sempre chego atrasado nos aniversários. Sobrou bolo?

Não se chateie com quem não merece, mas avalie cada caso e decida depois se é amizade (como a conhecemos no Brasil) ou se é apenas mais um conhecido.

Parabéns!
Auguri!

:)

Sandra disse...

Parabéns Milena!!! Que no seu caminho, você possa contar sempre com os bons amigos! Situações assim servem pra gente fazer mesmo uma seleção de quem vale a pena ter na nossa vida!
Que bom que apesar desse aborrecimento você pode curtir o seu aniversário com quem realmente importa :-). AMO morangos!! Esse bolo deu água na boca!!!

Eliana disse...

Milena, aniversário é sempre um momento de comemoração. Aqueles que são nossos amigos sempre se fazem presentes de uma forma ou de outra e é isso que conta. Agora vc tem a chance de avaliar e, como vc mesma disse, não tem medo de "perder o amigo" rs Nossa, a decoração ficou show e o bolo tb!
Felicidade, saúde e muitas viagens pela frente! Bjs

Beth Blue disse...

Milena, em 20 anos de Holanda fiz pouquíssimas amizades verdadeiras com brasileiros. Tive problemas sérios com uma turminha daqui que me decepcionou muito. E desde então tenho trauma de brasileiros morandi aqui...te entendo muito bem, mas felizmente existem exceçōes viu?

E que bolo maravilhoso foi este? Fiquei aqui com água na boca...manda a receita pra mim? beijos

Kenia disse...

Nossa eu te entendo totalmente, aconteceu o msm comigo no meu aniversário! E penso como vc ja to numa fase que nem considero mais essas pessoas, nao vale a pena!
felicidades!!
bjao

BLOGZOOM disse...



Milene,

Assim como o Allan, puxa, cheguei atrasada para este bolo delicioso.

Apesar de ser sua festa, foi bom ler seu desabafo.

A minha mãe é alemã e vive em Berlin, está com 78 anos. Desde que voltou a morar lá, em 1995, foi procurada, usada, etc... por um monte de brasileiros e poucos deles, depois que partiram - voltaram para o Brasil, continuaram a ser "amigos".
Sinto preocupação com ela, que é uma pessoa generosa, e mora sozinha naquela cidade maravilhosa que é Berlin.

Se um dia for passear por lá, ficarei imensamente feliz se der um abraço nela por mim. Vai adorar, todo mundo gosta dela. É muito fofa mesmo.

Aqui no Brasil não é muito diferente, de maneira que hoje em dia fico MUITO MAIS FELIZ com com os cumprimentos recebidos dos amigso virtuais do que os reais que se esquecem de minha existencia porque não tenho nada "muito interessante" a oferecer.


Amiga, desejo que tenha saúde e muita paz de espírito, que conquiste seus sonhos, que seja perseverante e alegre.

Beijos

Eve disse...

Que chato essa coisa de desmarcar em cima da hora, ou nem avisar que sim ou que não. mas, ai vc já sabe, na proxima, não convida. :)
Me convida!? :)
Importante é manter quem vale a pena perto.
bjs!

vievivi.blogspot.com disse...

Oi Milena, Parabéns atrasado, penso que não a cumprimentei antes aqui, vez ou outra tento por um comentário, e não vai, não sei bem porque, vamos ver esse. Gostei da mesa e dos Bolos, lindos!! Essas pessoas convidadas não merecem sua amizade, porque um pouco de sensibilidade é indispensável, porque a pessoa gasta, se preocupa e a pessoa na-da...larga pra lá!!

Morena da Mata disse...

Feliz aniversário!

Que festa linda, bobo foi quem perdeu, una pra eles :p

Não posso nem falar muito em quem desmarca de última hora, pois, às vezes, cometo esse pecado - mas nunca é por mal (geralmente peso se eu vou ser uma cia insuportável ou se é melhor não ir). Mas, ok, eu admito que detesto quando é algo tão programado e fazem comigo. Hoje em dia, creio, as coisas estão assim pra todo lado... A minha melhor opção é celebrar com os presentes e deixar pra lá quem não pode ou não quis ir.

Que sortuda, adorei esse bolo, menina, manda os parabéns ao maridão tb! E essa mesa? Sério, que decoração linda! Creio que foi uma noite maravilhosa, como vc merece.

Beijoooos!

http://caseicomomundo.blogspot.com.br