quinta-feira, 29 de agosto de 2013

La Marée, restaurante de frutos do mar em Paris

O restaurante La Marée é muito reputado na capital francesa no que diz respeito a frutos do mar. A decoração é refinada e cosy, os pratos bem frescos e de qualidade.

Os preços variam muito, mas o restaurante é de uma forma geral considerado caro para os parisienses. Desta forma, a clientela é gente que vive em um outro patamar de luxo, diferente do meu, e algumas pessoas podem achá-los um pouco esnobes e pedantes. O restaurante fica não muito longe do Arco do Triunfo, então pode atrair uma clientela de estrangeiros, mas não exatamente o turista que anda de tênis e pega metrô com uma câmera fotográfica pendurada no pescoço. 

Bom, nossa carteira não estava tão recheada para pedirmos lagosta e outros pratos custosos, então optamos por um cardápio básico. Vale lembrar que os produtos são frescos e as opções podem mudar diariamente, de acordo com os produtos encontrados no dia.

Pelo que percebemos a maioria dos clientes pedia ostras como entrada, mas nem Sylvain nem eu curtimos. Eu fiquei com as sardinhas e ele preferiu a sopa de peixe, um clássico da culinária francesa que ele nunca tinha tido a oportunidade de me fazer descobrir.



Como prato, ambos escolhemos um peixe que em francês se chama "rascasse" (scorpion fish), relativamente raro e caro nos restaurantes daqui. Boa parte dos clientes optava pelo Saint Pierre (John Dorry fish), pelo Homard (lobster, da família da lagosta), mas o Bar (seabass), o Turbot e a Sole também faziam sucesso.

Em relação à sobremesa não podemos avaliar a qualidade, pois eu não estava com vontade de comer doces e optei por um assortimento de queijos (que esqueci de fotografar) e Sylvain me surpreendeu pedindo abacaxi fresco (?!?). Ele disse que já tinha comido muito doce naquele dia e que queria terminar a refeição de forma mais leve.
 Sobre os vinhos, já comentei muitas vezes que meu marido não bebe nada alcoólico, então quando vamos apenas os dois ao restaurante não pedimos vinho, já que seria um disperdício (eu que bebo uma módica taça), mas segundo os comentários, os vinhos seriam de boa qualidade, porém caros. Ficamos com nossa água mineral preferida e nunca nos decepcionamos!

Restaurante La Marée
Situado no ângulo das ruas: 258 rue du faubourg Saint-Honoré et 1 rue Daru, 75008 PARIS
Metro : Linha 1 "Etoile" ou Linha 2 "Ternes" - www.lamaree.fr


6 comentários:

Jorge Fortunato disse...

Sempre é bom fazer um programinha assim. Nem sempre podemos gastar muito, mas vale a pena sair da rotina e estourar o orçamento.
Os pratos parecem apetitosos e tudo iria bem com uma tacinha de vinho branco, um chardonnay, por exemplo.
Abraço carioca do
Jorge

Bia disse...

Apesar de não ir sempre nesses lugares, fazer algo diferente de vez quando é bem gostoso! os pratos realmente tem cara de comida francesa! :-p
bjs

Eliana disse...

Ah que delícia, Milena...eu adoro sardinhas! rs Eu nunca comi ostras, e também não tenho nenhuma curiosidade rs Eu também dispensaria hahaha Esta parte dos queijos depois das refeições é um hábito que eu achei bem curioso dos franceses e porque não, delicioso hahaha Aqui também pulamos o quesito alcool rs Bjs e boa semana.

Anônimo disse...

Muito boa a dica do resto! Sempre compro rascasse no mercado aqui perto. Não é tao caro e raro feito V c diz. Muito bom ao forno!. E um bom repas com esse sem vinho não dá. Qdo marido não tá afim de beber peço um taça e vice versa!
Abraço

Milena F. disse...

Jorge, adoro um Chardonnay e un Sauternes!

Bia, de vez em quando é bom descobrir e ir a algum lugar diferente!

Eliana, adoro sardinhas, e o queijo ao final das refeições para mim cai superbem, mas evito para não multiplicar as calorias...

Querida leitora, não é extremamente caro, mas mais caro que os peixes baratinhos como maquereau, hareng, merlan, colin, dourada, etc... E bem mais barato que o St Pierre, por exemplo. Tudo isso é muito relativo, pois aqui em Paris pode não ser servido em todos os restaurantes nem vendido em todas as peixarias, mas como tem muito no Mediterraneo, no sul deve ser mais barato. Também ocorre como o salmão, o cabillaud e a noix de St Jacques, uma bela peça custa caro, mas também encontramos baratinho em alguns supermercados... depende de onde vem (nome científico, essas coisas). :)

Line disse...

Os pratos estão com uma cara ótimas, essas sardinhas me deram água na boca!

Eu nunca comi ostras, mas morro de vontade de provar, quem sabe um dia tomo coragem?