quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Museus de Torino


São muitos museus em Turim e muitas atividades culturais, mas quando lá estivemos em junho, sabiamos que não poderíamos perder o Museu Egípcio e conhecidos italianos da região diziam que não poderíamos deixar de ver o Museu do Cinema. 
Conseguimos conferir os dois!

Museo Egizio
Muita gente não sabe, mas trata-se de um dos mais importantes do mundo sobre o Egito. Uma importante coleção foi comprada pela Inglaterra e hoje está no British Museum, duas importantes coleções foram compradas pela França e há bastante tempo pode ser vista no Louvre, mas a Italia também adquiriu uma grande e importante coleção, que está nesse museu de Turim. Existe muita controvérsia sobre o assunto, muitos acreditam que esses países devem devolver ao Egito o que a ele pertence, mas como já comentei em um texto sobre o Egito, naquela época (e ainda mais tarde e ainda hoje!) muita coisa estava sendo destruída pois o país não dava nenhuma importância ao seu patrimônio, então o roubo e venda de milhares e milhares de peças arqueológicas serviu pelo menos para que hoje elas estejam preservadas e bem cuidadas.
Tem realmente muita coisa para ver, uma vasta amostragem da cultura do Egito Antigo, em particular da vida quotidiana. Podemos ver uma bela coleção de sarcófagos que permite de compreender 4 mil anos de evolução.



Essa foi minha sala preferida, com a luminosidade certa para colocar em valor o mistério das obras.

Museo del Cinema
Encontra-se no mítico prédio chamado Mole Antonelliana, com o seu elevador panorâmico que nos leva até a vista mais alta e privilegiada da cidade. Esse edifício que mesura 167,5m é um pouco como a Torre Eiffel: uma construção sem funcionalidade inicialmente e que se tornou o símbolo da cidade. 


Foi concebido em 1863 para ser uma sinagoga, mas devido a falta de fundos acabou sendo comprado pela cidade em 1878 para ser um museu (um outro, pois o do Cinema foi instalado bem mais tarde, no ano 2000). 
O museu é realmente muito grande, aparentemente o maior da Europa sobre a Sétima Arte e muito bem dividido: comeca pela história e primórdios do cinema, com vários objetos e "testes" para os visitantes, ou seja, bem interativo. Essa foi a minha parte preferida. Na grande sala principal, várias pequenas salas dedicadas aos diversos gêneros de filmes. 


 
Lembra desse figurino?

O acervo é mesmo impressionante, e mesmo eu, que não sou fascinada pelo cinema adorei a visita.
Adorei ter tido a oportunidade de visitar essas duas grandes atrações da cidade e sem dúvida recomendo!!!

2 comentários:

Enaldo Soares disse...

Eu sempre pensei que tudo deveria ser devolvido ao Egito, mas hoje vejo que felizmente isto não ocorreu. Iria virar pó nas mãos de militares e/ou fundamentalistas.

Nunca imaginei tais museus em Turim, uma cidade que para mim era uma espécie de Detroit dos italianos.

Unknown disse...

Oi Milena!!
Adorei o blog!
Lindo! Sou pisciana como vc, uma afinidade, sou também daquelas que não sabem dizer não..duas afinidades e adorei seus passeios por museus!
Um beijo e boa Paris!!
http://criscriacoisas.blogspot.com
facebook/criscriacoisas