domingo, 9 de junho de 2013

Arte Contemporânea em Veneza

Acordei com saudades da Itália e fui remexer nas fotos de 2011 para encontrar um assunto para trazer para vocês.

Quem esteve nos últimos anos em Veneza provavelmente reparou a presença dessa estátua do artista Charles Ray, na Punta della Dogana (Ponta da Aduana), colada ao museu de Arte Contemporânea de propriedade do biliardário francês François Pinault (Fundação Pinault). 

Em 2009 mais esse museu foi inaugurado na Sereníssima nas antigas construções da Aduana, do século XVII, inteiramente renovado (já que estava em péssimo estado) para abrigar a importante coleção.


Se o museu foi recebido de braços abertos pela população e autoridades, já não podemos dizer o mesmo dessa estátua "do menino com a rã", que foi objeto de polêmica desde a sua instalação no local. Além disso, durante o dia havia um vigilante em permanencia para proteger a obra, assim como durante a noite ela era coberta de uma caixa retangular em plástico resistente.


Há cerca de um mês amesma foi renovida e devolvida ao seu proprietário (Pinault). Aparentemente um lampadário veneziano do século XIX irá substituir a estátua.

O que vocês acham? 
Tiveram a oportunidade de vê-la na Punta della Dogana?

Eu particularmente gosto dessa mistura entre o antigo e o contemporâneo, quando é bem feita e de bom gosto. Mas nem todo mundo pensa desta forma.

Esse lindo coração do Jeff Koons é um dos meus preferidos!

Obviamente a retirada da estátua não interfere em nada no funcionamente do museu, que abriga importantes obras contemporâneas. Quem passa pela cidade, muitas vezes esquece da qualidade dos inúmeros museus, que só eles necessitam de dias e dias para serem visitados todos. 

5 comentários:

lili disse...

O que causou a polêmica? Fiquei curiosa!

Daphne Pierin disse...

Oi Milena!
Poxa, sabe que nao lembro dessa escultura por là? Vou olhar minhas fotos para conferir...legal essa atualizaçao que vc notificou por aqui, valeu!
Bjs e boa semana,
Daphne

Vanessa à Paris disse...

Faz muito tempo que fui a Veneza, com isso não conheço a escultura.
Me deu uma vontade de voltar a Veneza, que saudades desse lugar.

Jorge Fortunato disse...

Olá Milena, que bom rever Veneza
Bem, no ano passado essa éscultura já não estava mais lá. Mas, haviam outras exposições excelentes na cidade. Visitei várias, inclusive uma na Tre Occi de fotografias (não lembro agora o nome do fotógrafo). Belas fotos, como sempre!
Em tempo: estou devendo o post do nosso encontro...mas vou fazer.
Beijos e Abraços

Deby-abelha disse...

Não sei se eu gosto muito não.... Achei um pouco esquisita.