quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Morena de olhos castanhos

Já perdi as contas de quantas nacionalidades já me deram... 
Ressalto que não tenho NADA contra as mexicanas ou peruanas, mas falando francês não tenho nem sotaque hispânico... e fisicamente não vejo nada de parecido com minhas amigas e conhecidas da mesma nacionalidade... nada é exagero, pois sou morena de olhos castanhos...
Ou então, quem vem do norte da áfrica acha que venho da mesma região... O que já me causou muitos embaraços, já que muitas vezes fui agredida verbalmente na rua por não estar cobrindo o cabelo ou estar mostrando os braços...

Mas aí, cada vez que enfim as pessoas sabem que sou brasileira, a primeira associação que fazem, como se "tivesse caido a ficha" é com o personagem Pocahontas!

Tá certo que - mais uma vez - sou morena de olhos castanhos com muito orgulho, mas será que não tenho razão de refusar essa "semelhança"? 

Gosto muito da cor do meu cabelo (ainda natural) castanho escuro... Para mim nada a ver com o preto "reluzente", e ainda por cima ele só fica assim liso após muito sacrifício! E a forma dos olhos?

Engraçado que cada vez que vou me maquiar ou comprar uma base, na hora de escolher a cor, se a pessoa sabe que sou brasileria, ela vem logo de cara me propor uma cor para peles "latinas"... E o resultado é que fico parecendo uma cenoura! E aí ela termina por me propor um outro tom (atualmente uso o Teint Miracle da Lâncome nº 4 e o Teint Radiance YSL  nº 7 1/2 quando estou bronzeada).

Imagino que uma das mulheres mais ricas da França (herdeira da fortuna L'Oreal), apesar de morena de olhos escuros, não precisa ficar ouvindo o dia inteiro que ela é parecida com a Pocahontas!!!

Françoise Bettencourt-Meyres, google imagens

17 comentários:

Beth Blue disse...

Engraçado "cismarem" com você porque tem tanta francesa de cabelos castanhos - inclusive atrizes famosas como Sophie Marceau, Beatrice Dalle, Juliette Binoche!

Quanto a mim, quando era magra com meus cabelos castanhos cacheados, muita gente aqui achava que eu era marroquina ou espanhola!!!

Depois engordei muito e hoje em dia acham que sou turca, rsrsrrs. Preferia quando achavam que eu era marroquina...as mulheres marroquinas são famosas por sua beleza e olhos amendoados aqui na Europa, sabia?

Enfim, o jeito é emagrecer :-(

Milena F. disse...

Beth, concordo, pois tem muita francesa que é morena! Inclusive loiras são mais em algumas regiões mesmo (como a Normandia, Alsace, etc).
Mas acho que vem da pele mesmo, pois a Sophie Marceau e Juliette Binoche têm uma pele de porcelana!

Mas isso é antes de saberem a minha nacionalidade, pois desde que sabem vêem com essa história de "Pocahontas", ou dizem que tenho os traços bem típicos brasileiros... Qual é o tipo físico clássico brasileiro, se lá somos uma mistura de todas as origens? existe brasileira afro-descentende, descendente de indios ou europeus, de libanses, tem brasileira de origem japonesa ou tudo isso misturado!
Quanto às marroquinas, aqui na França não ouço falar que é sinônimo de beleza... mas já vejo uma fascinação pelas mexicanas, talvez influência das atrizes famosas. O que os próprios homens marroquinos comentam (e já ouvi muitas vezes!) é que as marroquinas são as mais belas da áfrica do norte quando JOVENS, e as mais feias quando envelhecem!!! Que maldade, heim?

Vanessa à Paris disse...

Eu sou confundida volta e meia com italiana.
Em lojas e até na rua qdo só estava andando me pararam e perguntaram de q região da Itália eu vinha...

Engraçado é q não tenho a meu ver nada de italiana. Meu pai inclusive já foi confundido por italiano dentro da Itália e o povo (italianos) falando com ele e pedindo informação.
Rssss

Eu acho q eu tenho cara de latina, de hispânica, mas ninguém acerta minha nacionalidade.
Inclusive qdo falo não tenho sotaque brasileiro. Então fica mais difícil saberem.


Que horror esse comentário da mulher marroquina.

A maior parte das brasileiras é confundida com pessoas de origem da África do Norte pelo que já li.

Eu acho que por termos em sua maior parte pele mais morena, eles associam a não europeu... E como a maior imigração vem de lá...

Inaie disse...

se vc estivesse aqui, iam achar que voce e Indiana... Quando eu digo que sou brasileira, todo mundo me olha com cara de desdem e lasca logo um:

- mas nao parece messssmo...

Pq nao sou gostosona, nao tenho bundao e nao sei sambar? Pois eh. mas sou brasileira assim mesmo. Parecendo ou nao!

Sandra disse...

A associação com a Pocahontas foi engraçada :-)). Ninguém me diz que sou brasileira.Por aqui as "minhas" nacionalidades são: espanhola, portuguesa e italiana. Quando eu digo que sou brasileira me olham com cara de espanto (?) e soltam um ah é!! nossa!! E já falam logo que o Brasil é lindo e o tempo é "sempre" quente. Ai eu digo que na minha cidade (São Paulo) não é quente o ano todo e que lá e no Sul temos sim inverno que podem ser bem rigorosos...hahaha.

Vanessa à Paris disse...

Inaie, tb ja ouvi isso.
Por nao ser mulata e ser magrinha....
Fico furibunda!!!

carpe diem disse...

È engraçado ! Quando morava em Paris ,as pessoas tbém não achavam que era brasileira,achavam mais para italiana(tenho cidadania)ou do sul da França.E quando falava que era BR não acreditavam,talvez por ter uma tez muito clara.Eles têm uma visão distorcida do biotipo BR.E será que existe,com tamanha miscigenação? E hoje, o atual "tipo" parisiense,como seria?
Milena,vc é linda!

Tatiane disse...

Milena eu acho que quem fala que você é parecida com Pocahontas é para papear mesmo. Sobre o jeito hispânico eu nunca ouvi você falando francês mas sabe que você tem algo latino sim da América mas depende do sotaque eu tenho uma amiga mexicana ela tem sotaque sim mas não é aquela coisa mais carregada do espanhol.

Aqui ja perguntaram se sou das Ilha de Reunião , ja vieram falando em arabe comigo, ja me olharam feio acho que por nao estar usando véu! Ja perguntaram se eu era suiça pela sotaque uma salada de frutas de nacionalidade, mas quando dig oque sou brasileira o povo abre logo um sorriso e perguntam se eu danço samba kkkk clichês menina sempre os clichês

Priscila disse...

Eu tenho uma colega de trabalho que é chamada de Pocahontas também!Ah,também li no blog de uma brasileira que mora na Itália que confundem ela com russa,com tunisiana...e que um dia até jogaram o sanduíche de presunto dela no lixo!
Mas Milena,essa dona milionária aí é bem capaz de ser deserdada!li que ela tentou interditar a mãe por causa de doações e que a senhora ficou furiosa!
E mudando de assunto,olha o que li hoje : http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5516970-EI8142,00-Franca+decreta+prisao+e+multa+a+mendigos+em+pontos+turisticos.html
o pessoal nos comments acusa a França de ser má com os mendigos e desrespeitar os direitos humanos deles,já o meu amigo francês diz que são um bando de trambiqueiros que fingem ter deficiencia,e você Milena?o que acha?
bjus!

Milena F. disse...

Vanessa, concordo com vc... mas como eu disse, quemme confunde com a Africa do norte é quem vem de lá mesmo... Até hj nenhum europeu me confundiu, dizem que não tem nada a ver fisicamente muito menos no sotaque...

Inaie, até hj por aqui indiana foi uma nacionalidade que nunca me deram... Talvez por ter muita gente de origem indiana, os estereótipos em relação a esse país são ainda mais fortes! Por outro lado, sempre sou paquerada por indianos, mesmo na maior cara de pau na frente do meu marido! Eles me acham "europeia" e adoram a minhapele "branca" para eles, vai entender? Ainda dizem que eu faria o maior sucesso na India, tanto com os homens quanto no cinema!!! Quem sabe perdi a minha oportunidade de me tornar uma estrela de Bollywood?

Também não tenho bundão, não sei sambar, sou relativamente fria nas relações interpessoais, bem mais do que meus colegas franceses... Foge do estereótipo do Brasil!

Milena F. disse...

Sandra, é tanta imagem do Brasil, muitas positivas em relação às praias, mas outras menos positivas, que fica difícil tentar quebrar com isso... mesmo que eu tente muitas vezes explicar ninguém acredita... Ontem eu ainda estava em um jantar em que eu era a única estrangeira e quando falei que no Brasil existem pessoas MUITO ricas (como pessoas que eu conheço) que em uma tarde gastam 70 mil euros nas Galeries Lafayette, ninguém acredita que alguém pode ter "tanto" dinheiro assim... Uma vez um amigo foi barrado na imigração inglesa, ele tinha até carteira de trabalho brasileira, e com seu cargo importante em uma grande empresa de TI e conhecendo o domínio, posso dizer que o salário dele está muito longe da média brasileira, e nem esse documento mostrando que ele tinha um bom emprego e situação muito boa no Brasil ajudou... Ele ainda teve que ouvir que o documento deveria ser falso, pois ninguém no Brasil poderia ter um salário desses!

Milena F. disse...

Carpe diem, seguido me confundem com o sul da França e italiana tb (ou espanhola), mas é quando sabem que sou não-européia que começam a usar outras nacionalidades... estranho tb que aqui na França a imagem das italianas são sempre de morenas de olhos escuros!
Na serra gaúcha, cidades de colonização iatliana, todo mundo é branquinho de olhos claros... E muitas vezes com cabelos claros!

E o que seria a parisiense hoje? Quando as estatísticas indicam que praticamente 50% dos parisienses são de origem estrangeira, fica difícil... Mas ainda se tem a imagem que que a parisiense tem a pele branquinha (fica facilmente vermelha, o que se chama aqui "rougeur"), cabelos castanhos claros (não seria nem loira nem morena!), e magrinha, com pouco seio, sem bunda, pernas e quadris finos!

Tatiane,
Uma raiz latina não dá para negar, mas qual o conceito de "latino"? Entraria igualmente os povos mediteraneos, como espanha, italia, e mesmo a africa do norte!

Sobre o sotaque é difícil explicar... Mesmo na universidade aqui era fácil identificar pelo sotaque quem vinha de paises hispanophones (mas eu nunca sei de qual!) e os professores nunca me confundiram justamente pelo sotaque que seria muito diferente.
Tenho uma amiga que é apaixonada pelo Mexico e america latina, já viajou muito para lá e possui muitos amigos de todas as nacionalidades (na casa dela ela tem um grande quadro do mapa-mundo com mini-fotos de todos os seus amigos pelo mundo, geralmente que ela conheceu na universidade de Lyon e atravs uns dos outros) e ela vê claramente que fisicamente ou no sotaque não tenho traços de mexicana ou peruana, mas ela não consegue me inserir em uma categoria pois as brasiliras que ela conhece são muito diferentes! Uma é ruiva cheia de sardas no rosto que todo mundo jura que é irlandesa, outras são afro-brasileiras... e Por aí vai!!!
Já um grande amigo do meu marido que é apaixonado pelo méxico (ou melhor, as mexicanas) e que já esteve lá muitas vezes e teve muitas namoradas mexicanas, para ele tb não tenho nada a ver fisicamente ou no sotaque, e segundo ele ninguém supera a mulher mexicana em beleza e feminilidade!!!
E o sotaque, vai entender? A maioria diz que praticamente não tenho sotaque... que seria um sotaque no fundo que nunca conseguem identificar, por isso sempre me perguntam... Mas os estereótipos são físicos mesmo... desde que digo "bonjour" querem logo saber quais são as minhas origens.

Milena F. disse...

Priscilla, deserdada acho que ela não vai ser não, pois foi ela quem conseguiu interditar a mãe, que convenhamos está bem idosa e só faz besteira! Aparentemente sendo manipulada pelos contábeis, advogados... Jogando dinheiro pela janela, não com doações para instituições... pois parece que a cada vez alguém próximo convencia essa senhora a fazer uma doação, mas era essa pessoa próxima quem conservava para si uma grande soma!!!
priscila, esse assunto que vc citou é muito sério, não se pode abordar de forma inconsequente... Infelizmente as estatísticas indicam que os "ciganos da romenia" estão no topo dos roubos do metrô, nas e golpes contra os turistas... Quando vc vê um anúncio de batedores de carteira, vc olha para o lado e vê um grupinho de meninas dessa origem e já as vi muitas vezes no ato, e um dos locais de ação é a Champs Elysées.
Se tem muita gente que critica essa posição da prefeitura de Paris, vale lembrar que na própria romênia é proibido por lei de ser nômade (não ter domincilio fixo), e que na França existe uma lei que autoriza, e que mesmo estipula que todas as cidades devem ter um local para acolher essas pessoas que não se conformam com regras de ter uma moradia (pois eles se locomovem em caravanas e mudam de local sistematicamente). Então nesse sentido, a França ainda os incentiva a vir, não?
E ainda por cima, na minha opinião aqui na França tem tanta ajuda do governo para os desmunidos, como mesmo um "salário" para quem não tem nenhuma renda, que se chama RSA, ajuda para pagar aluguel, saúde gratuita para quem não tem como pagar um plano de saúde complementar ao sistema de saúde pública... Então, eu não vejo razão para roubar...

Gisley Scott disse...

Já ouvi a mesma comparação tb. Não sei pq. Teve um que disse que eu tive um rosto mediterrâneo. Oi?! Vai entender!!!

A Pocahontas é bonita, mas vc é mais, viu?

Bjos!

Tatiane disse...

Eu acho que é dificil identificarem sotaque brasileiro, o meu marido mesmo diz que acha que muda muito dependendo da região de onde a pessoa veio do Brasil!

No fundo Milena o Brasil nada mais é do que tudo o que eles disseram todas essas nacionalidades juntas e misturadas e nasceu a brasileira....
Sinceramente o estereotipo de brasileira é a mulata de bundão e corpão! O que nos bem sabemos é que o Brasil é uma verdadeira salada de frutas e talvez por isso saiam todas essas nacionalidades por ai.

Anônimo disse...

Agora estou morena, mas quando era loira me tiravam pra Italiana, Alemã, Espanhola, menos brasileira!! Povo esquisito!! Mas ficava bem felizinha kkkk... Bjs Mi
Fla, Alsace/FR

Rafa disse...

Nunca morei na França, mas só de visitar Paris por uma semana me cansei de ser perguntado mil vezes por dia, a todo momento sobre se eu era italiano. Haja paciência!
Bjs Milena