segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Por que a Bulgária?

Este ano eu queria muito fazer uma grande viagem de férias de verão, e para mim grande viagem quer dizer viagem "longe" já que teríamos 3 semanas para aproveitar.

Mas quem diz que o meu marido queria? Ele não queria de jeito nenhum uma longa viagem de avião nem muita diferença de fuso horário. Foram muitas discussões, pesquisas, até que um dia ele chegou com a idéia da Bulgária.

Na hora não me atraiu de jeito nenhum. Mesmo se sou bem aberta, não queria "desperdiçar" as férias anuais em uma viagem que não era a viagem "dos meus sonhos". Por uma semana ou alguns dias eu néao via nenhum inconveniente, mas por 3 semanas me parecia bastante. Pesquisamos outros destinos, preços, etc, até que de mau humor aceitei a Bulgária e comprei as passagens de ida e volta para Sofia (capital do país) antes que subissem muito. E disse ao meu marido que agora era com ele de preparar o noss "circuito"!!!
 
E para a minha grande supresa, foram 3 semanas maravilhosas! Claro que o principal foi a companhia da minha maravilhosa filha que se mostrou uma grande parceira de viagens e sempre de bom humor.

Mas descobrimos um lindo país com pessoas adováveis e muita diversidade: uma cidade animada e agradável como Sofia com museus de qualidade e lindas igrejas, cidades antigas e cheias de charme como Plovdiv et Veliko Tarnovo, e do outro lado, as cidades balneáreas do Mar Negro, como a dinâmica e alegre Varna, a turística e imperdível Nessebar e Sozopol de ar bem mais calmo e ainda preservada e cantos selvagens.
Sofia:

Plovdiv:

Veliko Tarnovo:

Varna:

Nessebar:

Sozopol:


 Foi tão bom que eu não queria mais voltar!

Dificuldades?

A principal é a barreira da língua. Em muitos lugares as pessoas não falam nem entendem nenhuma palavra em inglês. A gente pergunta onde fica a "bus station" e nos olham apavorados como se fossemos um ET! Ou então eles nos explicam (aparentemente) direitinho mas na língua deles, só que a gente não entende nada... As pessoas mais antigas, como segunda língua falam e entendem o russo (utilizam o alfabeto cirílico), somente os mais jovens estão se abrindo atualmente ao inglês. Por isso para nós foi importante nos munir de um bom livro de turismo com o máximo de informações possíveis e localizar as hospedagens com antecedência.
 
A segunda são as distancias. Sofia fica bem no extremo esquerdo do país e as praias do lado direito. Então podemos dizer que atravessamos o país de leste à oeste (e depois de oeste à leste, mas foi de avião para ganhar tempo), e pode ser complicado (com um bebê ou crianças) esses longos trajetos.


Facilidades:


Os preços dos transportes (locais e longos deslocamentos) são bem em conta. Para hospedagens e refeições é bem mais barato que a Franca, mas 3 semanas  pode pesar no orçamento.

Existe tudo o que precisamos para o bebê! Potes de qualidade de comida pronta, com marcas orgânicas e reconhecidas como HIPP e a marca Babylove das lojas DM que encontramos na Alemanha.

Fmos aceitos em todos os lugares com bebê, museus (sempre nos deixaram entrar com o carrinho) e restaurantes (geralmente tinham cadeirinha disponível). para os hotéis agora sou bem mais atenta, antes de reservar leio bem se crianças são bem-vindas (e não simplesmete toleradas) e dou preferência para quartos mais espaçosos e que possam emprestar um berço para o bebê. Quando pesquisei notei que alguns quartos são pequenos e não acolhem cama extra (nem de bebê) e outros não possuem para emprestar.

Um comentário:

Eliana disse...

Olha só que surpresa agradável com a Bulgária! Que lugares lindos hein...eu também sei super pouco sobre a Bulgária e alguns países do leste europeu em geral. Nunca estive em nenhum deles, mas pelo que vi de blogs de pessoas que foram mesmo pra ver o que tinha, realmente curtiram muito e se surpreenderam, assim como você! Aí...foi uma boa você ter se deixado levar!rs