segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A cidade fortificada de Vannes

Para descansar das nossas férias do Japão e nos recuperar do calor, decidimos aproveitar o final de agosto para visitar essa cidade da Bretanha francesa localizada no coração do departamento do Morbihan (pequeno mar em lingua local). Vannes é repleta de charmes e sua proximidade com o Golfo do Morbilhan nos deixa mais perto das belezas naturais e de ilhas incríveis. Muito animada no verão, é um importante centro turístico da região.


A cidade "moderna" não é lá muito interessante, mas seu centro histórico é encantador e o reino dos pedestres.
Tudo começa pela Porta São Vicente, considerada a mais bonita das que resta e datando de 1624, na animada Praça Gambetta.

Todos querem fotografar o famoso casal esculpido em uma das antigas casas ainda em pé, testemunha de séculos de acontecimentos!

O Château Gaillard, antigo Parlamento da Bretanha, acolhe o Museu de História e Arqueologia.

As casas em enxaimel (com essas estruturas em madeira) ao redor da catedral são dos séculos XV ao XVII.

A Catedral São Pedro foi muitas vezes restaurada e mistura diversos estilos.

A Porta Prisão é a mais antiga ainda existente (século XIII) e para mim mais bonita que a São Vicente.

Um dos lugares mais charmosos é com certeza os "lavoirs" do século XIX, em excelente estado. Aqui as mulheres vinham para lavar as roupas.



A Torre do Connetable é facilmente vista ao fundo e reconhecida pelas suas torres. E dali também temos um excelente panorama do Château de l'Hermine.


Inverno ou verão, melhor levar um impermeável, nunca se sabe...

Os veranistas e turistas não vêem em busca de lindas praias, mas querem aproveitar os esportes náuticos, a tranquilidade e as temperaturas mais frescas.

O mar, as ilhas e as marés alimentam o imaginário de turistas e curiosos.

Informações práticas:
De trem é necessário contar no mínimo 3 horas saindo de Paris (gare de Montparnasse). Em Vannes tudo é possivel fazer à pé. A melhor época para visitar a região é entre abril e início de outubro, com temperaturas mais amenas, vento suportável e cores mais brilhantes. Ou então durante um dos inúmeros festivais que preservam as tradições celtas ou festivais de música ou medievais.
Come-se (e bebe-se!) muito bem em toda a região. Saindo de Vannes é possível realizar diversos passeios de barco, visitar o golfo, as ilhas e outras cidades.
Tudo é delicioso na "La Huche à Pain"

Um dos passeios mais bonitos é com certeza a Île aux Moines. Eh a mais vasta das ilhas e a que abriga uma maior variedade de paisagens naturais. Suas principais atrações são a vegetação e as casas de pescadores.




No inverno a ilha abriga cerca de 650 habitantes, que se multiplicam por 10 no verão.

Gostou de Vannes? Então provavelmente você também vai gostar de Saint-Malo, Le Mont-Saint-Michel, Etretat, Yport, Deauville ou Biarritz

3 comentários:

Renata Inforzato disse...

Oi Mi, ainda não consegui ir pra Bretanha, mas vai ser uma das próximas, prometi a mim mesma. As fotos estão lindas, beijos

Sandra disse...

Milena, acho que pelo seu relato e pelas fotos do post, eu adoraria conhecer a região da Bretanha!Meu marido me veio com a idéia de irmos nas próximas férias para a região de Normandie. Ele quer percorrer algumas cidades da região, incluindo a visita ao Mont St Michel. Vamos ver se dá certo!

Milena F. disse...

Renata, vai sim, você vai gostar. Também tem muita arte e historia na região!!!

Sandra, a Normandia também é linda e o Mont St-Michel para mim é um dos lugares mais lindos do mundo (e o lugar mais visitado da França apos Paris, então merece a visita!). Então se forem até lah, dah para dar uma passadinha em algumas cidades lindas da Bretanha como St-Malo, Dinan e Dinard, não fica muito longe!