segunda-feira, 18 de maio de 2015

Subindo e descendo as ladeiras do Porto

Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, Porto pode ser descoberta à pé para quem não tem medo de subir e descer as ladeiras que são seu principal charme!

Foi em abril que embarcamos para o Porto com o objetivo que conhecer um pouco melhor o Portugal, que até então conhecíamos muito pouco. Aos poucos, batendo muita perna, fomos descobrindo tudo que a cidade tem à oferecer em termos de atrativos turísticos e gastronômicos. As fachadas de azulejos iam desfilando diante dos nossos olhos maravilhados até aparecer os contornos massivos da Sé e era impossível não tropeçar em muitas igrejas barrocas. Também nos chamou a atenção a beleza dos prédios, testemunhas de um passado de opulência.



Infelizmente vemos muitos prédios que parecem abandonados e em estado avançado de degradação, corroídos pelo tempo e mal cuidados devido ao empobrecimento do país. 



Com seu centro histórico inscrito como patrimônio mundial da Unesco, a cidade é um museu a céu aberto. Existem muitos museus espalhados pelo Porto, mas como nenhum deles nos pareceu "imperdível", preferimos aproveitar o clima maravilhoso e nos consagrar aos "indispensáveis":

- a Capela das Almas foi a primeira que vimos quando saímos do metrô (Bolhão) vindo do aeroporto e ficará marcada para sempre na minha memória. Tínhamos a chance de passar por ela todos os dias, ao sair e voltar do hotel


- a (catedral) e seu simpático claustro, 


- a Igreja São Francisco, cujo interior foi decorado de forma completamente barroca nos séculos XVII e XVIII e que precisou de mais de 500 quilos de ouro na época (parece que bem mais tarde ela foi fechada para culto pois algum clérigo maus esclarecido achava indecente mostrar tanta riqueza quando os moradores do bairro viviam na miséria), 
Quem imagina que essa fachada austera esconde tanto ouro?

- a Estação São Bento com seus azulejos retratando cenas da vida popular e as grandes épocas da história de Portugal

- a Livraria Lello e Irmão, de construção relativamente recente mas de inspiração gótica, parece cenário de filme!


- a Igreja e Torre dos Clérigos, com mais de 200 degraus é a torre mais alta do país, 

- o cais da Ribeira e as pontes do Rio Douro com direito à passeio de barco




- e as caves do vinho do Porto (na cidade de Vila Nova de Gaia, atravessando a ponte em frente ao cais Ribeira). 


E quer saber mais? Achei um lugar bem romântico para explorar à dois, sem pressa...

Uma outra vantagem de viajar para a cidade do Porto é que os preços são bem atrativos... A começar pela hospedagem!

10 comentários:

BLOGZOOM disse...



Simplesmente deslumbrante! :)

Marta Faustino disse...

Uau Milena! Finalmente, veio a Portugal! Estou à espera de mais. Beijinhos.

Thais Silva disse...

Parabéns pelo blog!!!!
Adorei a sua maneira divertida e leve de escrever!
Virei Fã!
Estou indo para Paris em setembro e tenho certeza que vou usar todas as suas dicas!!!
Obrigada por compartilhar!!

Line disse...

Nos adoramos Porto!

Raquel M.B.G. disse...

Oi! Também acabei de chegar de lá! Adorei!! bjs

Anônimo disse...

OLá Milena,
de vez em quando venho cá ao blog para actualizar a leitura.
Sou Portuguesa e do Porto e fiquei muito contente por ter gostado da minha cidade.
Fico sempre triste quando algum estrangeiro visita Portugal e passa por algum perrengue...Mas adoro ver que alguém visitou e gostou!
Adoro o seu blog!

Berço do Mundo disse...

Olá Milena. O Porto é lindo mesmo. E a livraria Lello serviu de inspiração à J.K. Rowling, que começou a escrever a série do Harry Potter no Porto, para a sua obra.
Beijinhos
Ruthia d'O Berço do Mundo

P.S. Se um dia voltar ao Norte de Portugal, venha até Guimarães. Se estiver por cá, terei todo o gosto em fazer uma visita guiada

Eliana disse...

Uma amiga esteva há pouco tempo em Porto e adorou tudo. Achou a cidade super convidativa a passeios e cheio de história. AS suas fotos estão belíssimas! Bjs

Deby-abelha disse...

Lindo mesmo! Tenho muita vontade de conhecer melhor Portugal. Já fomos a Lisboa duas vezes e nunca me canso, é tão bela. O Porto parece até um cenário de novela de tão bonito, com certeza na minha listinha.

Beijos

Catarina H. disse...

Portugal é um país pequeno em tamanho mas enoooorme em beleza :) Está cheio de sítios lindos. Tem paisagens deslumbrantes, lugares cheios de História, praias maravilhosas, comida boa e muito mais!
Gosto muito do Porto para passear. Realmente anda-se bem a pé e consegue-se ver tanto! Adoro os edifícios antigos da Avenida dos Aliados e a Livraria Lello é um sonho...
Já não vou lá há uns anos e fiquei com saudades ao ver suas fotos.
Beijinhos