quarta-feira, 8 de abril de 2015

Château d'Ecouen - ou Museu da Renascença

Todo mundo sabe que a França concentra uns dos mais belos castelos do mundo e provavelmente mesmo quem nunca esteve por aqui ja ouviu falar de Versailles, Chantilly ou alguns castelos do Vale do Loire.

Mas existem muitos outros, menos famosos mas ainda assim cada um com o seu charme e suas particularidades.

No ultimo domingo eu queria fazer alguma visita gratuita (alguns locais são gratuitos no primeiro domingo do mês), e foi pesquisando no site das atrações que fiquei sabendo da existência do Museu Nacional da Renascença que é localizado dentro do Castelo d'Ecouen, a somente 20 minutos de trem de Paris.


O castelo é muito bonito mas atualmente estah passando por importantes reformas, principalmente no exterior, e não é muito facil fotografar por esse motivo. Esse foi o melhor ângulo.

Ele começou a ser construido em 1538 por Anne de Montmorency (um homem, apesar do nome que nos parece feminino), chefe do exército dos reis François I e Henri II. Ao final de sua vida ele possuia 1"0 castelos e 2 residências em Paris.

Apesar de merecer uma visita por si soh e pela sua arquitetura tipica da Renascença Francesa, o local é visitado pois abriga uma importante coleção de objetos de artes decorativas do periodo.

A visita começa pelo térreo e a sua antiga capela, onde existe uma copia (da época, não se trata de uma copia recente) da famosa Santa Ceia de Leonardo da Vinci. Essa obra foi realizada em Milão por um dos alunos de Leonardo da Vinci (1506-1609), ou seja, alguém que conheceu o mestre e que viu a obra original e nos fornece elementos importantes sobre a mesma, que atualmente estah em péssimo estado de conservação (ela pode ser visitada em Milão).

Podemos sair e visitar o patio interno, observar a ala dedicada aos apartamentos do rei (Henri II, com seu emblema das 3 meia-lua entrelaçadas) e da rainha (Catherine de Medecis, com o emblema do arco-iris).


Porém a obra-prima do museu é o conjunto de tapeçaria de parede que em 10 painéis gigantescos (75 metros no total) contam a historia de David e Betsaba, concebida e realizada em Bruxelas por volta de 1520. 
No primeiro painel o narrador abre seu livro para contar a historia que começa com a entrada do Arco da Aliança em Jerusalem:



Na época, as tapeçarias serviam para aquecer as paredes e tornar as temperaturas dos castelos mais agradaveis no inverno, pois proporcionavam uma melhor isolação térmica, além de serem objetos decorativos.

Historia de Diane

Outras salas são dedicadas aos vitrais, cerâmicas otomana e francesa, vidros e artes do fogo, assim como as joias.

Uma das peças mais prestigiosas da coleção é a Daphné, com seu imenso coral.


 Maquete do castelo
E seus arredores.

Informações praticas:
O acesso ao castelo d'Ecouen é bem facil pelos transportes publicos. O trem sai de Gare du Nord praticamente a cada 30 minutos e em 20 minutos nos deixa na estação de Ecouen-Ezanville. De la basta pegar o ônibus 269 ou então uma caminhadinha de 16 minutos pela floresta.
Horarios: de 9h30 à 12h45 et
                 de 14h à 17h45 (17h15 no inverno)
                  Não abre nas terças

Nenhum comentário: