segunda-feira, 17 de junho de 2013

O fascinante Templo de Luxor

 O Templo de Luxor fica bem no centro da atual cidade do mesmo nome (que foi a cidade antiga de Tebas, dominio do deus Amon). O local é privilegiado pela luminosidade, que é ainda mais bela bem cedo pela manhã ou ao pôr-do-sol.
 Inteiramente dedicado ao deus Amon, ele começou a  ser construído no ano 1400 a.C. durante o reinado de Amenophis III (ou Amenhotep III, dependendo da lingua utilizada) e continuou durante a época de Ramsés II. Porém, entre um e outro, muitos outros faraós colocaram as mãos, no senso figurado.
Durante o reino de Ramsés II, dois obeliscos de dimensões perfeitas foram acrescentados. Quando o templo foi redescoberto, quase completamente coberto de areia, habitado por miseraveis, galinhas, pombos e lixo, ninguém queria e os obeliscos foram presenteados à França, que aceitou apenas um e recusou o outro, que estava torno. O obelisco em perfeito estado está na praça da Concórdia, em Paris, desde 1836.
A parte inferior de ambos os obeliscos representa 4 macacos um tanto quanto exibicionistas...Chocado com essa imagem, Luís Filipe, o rei "dos Franceses" mandou esconder os macacos na reserva do Louvre, mas a outra versão dos macaquinhos é bem exposta em Luxor para quem quiser ver.

Hoje a entrada é dominada pelas estátuas de Ramsés II e o único obelisco que sobrou.







  O Templo também é inteiramente iluminado durante a noite, com suas temperaturas mais agradáveis.
No interior do podemos avistar a mesquita de Abou el-Hagag, construída no século XIII quando o templo estava recoberto de areia. Ela atrapalha o trabalho dos arqueólogos mas também é um patrimônio histórico (além de ser muito importante em um país muçulmano).

Durante o período cristão, afrescos religiosos foram realizados nas paredes do templo... Que funcionou como uma igreja.

O Templo de Luxor era interligado ao Templo de Karnak pour um alinhamento de esfinges de 2,5km. Uma parte pode ser vista, mas a maioria ainda está enterrada esperando ser mostrada ao mundo.

6 comentários:

Enaldo Soares disse...

Maravilhoso. Me deu vontade de jogar age of empires.

Paula disse...

Milena

Egito sempre foi meu sonho, eu queria fazer esse ano mas devido a instabilidade política eu hesitei bastante e terminamos não indo, mas "viajei" junto com seu post!
bjos

Jorge Fortunato disse...

Milena]
Vcs estão mutio chics nas fotos! Que lugar mágico, acho que eu iria chorar muito, deve ter uma energia incrível.
Beijos

Milena F. disse...

Enaldo, quanto eu eu não jogo...

Paula, o país está sofrendo muito com a conjuntura política, masa vantagem é que quem se aventura, além de ser muito paparicado, consegue visitar os sítios arqueológicos com muito mais tranquilidade, longe das multidões!

Jorge, em muitos momentos eu me senti emocionada de verdade. Não parecia realm, mas um sonho!

Anônimo disse...

ola, gostaria da sua opinião quanto a instabilidade política no egito e o turista nessa história. estou querendo muito ir sozinha para luxuor e fazer um cruzeiro, vc não teve nenhum problema? obrigada :) jessica

Milena F. disse...

Caro leitor, atualmente a situação política no Egito está muito complicada e eu não aconselho nenhuma viagem para lá. Não é só a minha opinião, mas nenhuma agência de turismo francesa nem o ministérios das relações internacionais aconselha.
Quando eu fui a situação já não estava boa, mas existia um governo, e de certa forma, alguma ordem. Atualmente o governo se desintegrou e os grupos com idéias diferentes se lançaram em uma verdadeira "guerra", com muita violência e morte. E vale lembrar que com isso o país está aberto aos terroristas (que já estavam em treinamento na região do Sinai), e os grupos radicais odeiam turistas.
Melhor esperar esse furacão passar!