sexta-feira, 8 de junho de 2012

Decoração - cômodas

Eu não entendo muito de decoração, mas sei que tenho um gosto por objetos bem-feitos e de qualidade, e que infelizmente não é lá o mais econômico...

Eh muito complicado para mim começar a decorar a casa do zero, e na verdade nem gosto muito... Faço duas lojas e já fico sem paciência!!! Mas ao contrário da maioria das mulheres que adoram trocar a decoração e a disposição dos móveis, eu prefiro escolher bem cada peça e guardá-las por muito tempo. 

Sei que a moda atual é tudo clean e moderno, com lojas que facilitam a vida de todo mundo, como IKEA, mas eu tenho um gosto que puxa mais para o da vovózinha... Não a minha, mas falo de um gosto de outro tempo...

Então, quando encontrei essa cômoda em um antiquário de Amiens, uma cidade francesa muito simpática e com uma catedral linda, fiz uma carinha de "pidão" e meu marido não resistiu e trouxe literalmente nas costas, no trem até Paris!

Gosto de peças que contam uma história e que sejam trabalhadas à mão. Adoro madeira também, acho um dos materiais mais nobres. Se eu me importo que já tenha sido usada por alguém antes de mim? Eh justamente isso que me encanta, uma peça do século XIX cai muito bem no meu estilo!
(O solo ainda não foi trocado, a parece está apenas com o fundo, ainda não tem cor, e o rodapé também precisa ser trocado! Quem quiser ver como era antes, basta clicar aqui)

E para o quarto compramos duas cômodas pelas quais nos apaixonamos assim que nos mudamos e que tivemos muito trabalho para proteger das reformas e de toda a poeira. Mas a cada vez que olho para elas, me sinto feliz. Simples, não?

O mesmo vaso com as mesmas flores (peônias, ou pivoines, que adoro!) é obra do meu queridíssimo, que atendeu prontamente meu pedido telefônico para fotografar os dois móveis enquanto havia luminosidade natural, porém não se ligou que aproveitar os mesmos acessórios para duas fotos que seriam apresentadas juntas não era lá a sua melhor idéia... 

Essa cômoda (que na verdade são duas, uma de cada lado da cama) é de uma cor que se chama "carvalho queimado", com um lado um pouco rústico. Tratam-se de móveis novos, apesar de serem feitos em estilo antigo. Adoro as veias da madeira! Ainda conseguimos encontrar um parquet de cor muito parecida, que combinou direitinho com as cômodas!

Aos poucos quero mostrar um pouco dos detalhes da decoração da minha casa, já que tudo é escolhido com muito carinho e precisão! Mas por enquanto não tenho muita coisa para mostrar, então os posts de decoração serão BEEEEMMMM espaçados! Aguardem !

Então, o que vocês acham do meu gosto de "outra época"?

12 comentários:

Inaie disse...

adorei as comodas... mas achei que vc tinha réplicas dos vasos espalhados pela casa toda...hehehe


o seu marido fotografa as comodas, tenta decora-las com vasinhos, e vc ainda reclama?? Ora faça me o favor...

Milena F. disse...

kkkk Sou "reclamona" mesmo! :D

Renata disse...

Oi Milena, eu sou suspeita pra falar algo pois eu adoro decoração em estilo retrô, meses atrás comprei uma cadeira num antiquario e amei!Parabéns pelo seu bom gosto, adorei as peças,abraços

Line disse...

Eu adoro esse estilo! Lindo!
Das outras vezes que nos mudamos aqui acabamos não caprichando an decoração porque sabíamos que era temporário.
Mas dessa vez é differente, queremos escolher tudo aos poucos, co, calma. Já marcamos de ir numas lojas que vendem movies antigos, de segunda mão. Antiguidades de verdade infelizmente não podemos comprar.
Nossa casa é bem antiga, o piso do corredor de entrada é de 1928, nós vamos tentar limpar ao máximo pra poder manter. As portas também são antigas, e vamos reaproveitá-las. Eu quero fazer uma mistura de móveis antigos, detalhes mais modernos e algumas coisas recicladas. Veremos como vai ficar essa sala de frutas, rsrs.

Jorge Fortunato disse...

Milena
eu moro num pequeno castelo aqui no Rio...rs meu ap é assim, sem divisões, entrona sala, passo para cozinha, para o quarto para o banheiro. Precisarai fazer uma mega obra. Muito bonitas as cômodas. Tenho na minha sala um armário de madeira escura bem antigo que comprei num antiquário. é bom misturar as peças. Pena que a grande messa redonda terei que vender. Gostando de conhecer sua casa.

Beijos e bom fim de semana!

Celia disse...

Muito bonitas suas comodas. Com calma vc vai encontrando coisas do seu gosto e sua casa vai ficando bem bonita. Bj

Deby-abelha disse...

Amei as duas aquisicões. Eu também gosto de pecas antigas, são mais carinhas, mas em compensacão clássicas e nunca saem de moda. Infelizmente o meu bolso não permite, então acabo me limitando a IKEA que atende as minhas necessidades por um precinho camarada.

Achei lindo! Fiquei imaginando o quarto com esses "criado-mudos" deve ter ficado uma graca.

Bjo e bom fim de semana

Helô Righetto disse...

milena, são lindas! eu sou facinada por peças com história, e adoro misturá-las com coisas mais contemporâneas tbém! mostra sim, adoro ver a casa alheia : )

Nina disse...

Ta lindo!

Nossa, Milena, eu adoro Flohmarkt (mercado de pulgas). Tem um na Franca (pertinho aqui de mim), que é MARAVILHOSO! cara, mt bom. Mas tem que ir rapido, aos sabados de manha cedo, porque lota. Uma amiga minha comprou um movelzinho igualzinho esse teu, o primeiro que vc mostrou (mas o teu conseguiu ser ainda mais bonito). Ela tbm adora madeira ao natural. Ja eu, apesar de ser eng. florestal nao curto,louco ne? eu adoro o modelo,assim cara de antiguinho e tal, AMO; mas coloco cor na hora! aqui em casa é tudo pintado por mim :-)

mostra mais! adoro decor e sou dessa malucas que troca tudo o tempo todo ahahaha

Camila Navarro disse...

Que lindas suas peças, Milena! Adorei suas escolhas. Meu apartamento anda tão abandonadinho... Me mudei para cá há 2 anos, mas como estou contando as horas para mudar de cidade, não investi em nada. Mas não entendo nada de decoração e nem sei o que vou aprontar quando estiver na minha casa de verdade. ;-)

Milena F. disse...

Pelo jeito vcs gostaram!!!
Eh verdade que quando é provisório não temos vontade de investir, ou quando temos outras prioridades!
Mas felizmente atualmente podemos contar com todos os tipos de lojas e preços, mesmo IKEA, que tem muita coisa boa tb!

Andréa de Azevedo Freitas disse...

A cômoda realmente é uma obra de arte. O desafio é compor o ambiente harmonizando as peças nesse estilo Luís XV, ou (o que é mais difícil), mesclar com peças modernas sem parecer uma miscelânea. Eu gosto bastante de peças retas, pois facilitam a limpeza e meu lado "Isaura" já foi pro espaço há muito tempo... Minha última aquisição foi uma poltrona bem sólida, com revestimento em patchwork, que caiu como uma luva na minha sala toda em tons marrons. Semana que vem começo a repintar toda a casa. Bjs.