sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Leituras para terminar o ano

Fechando 2011 com chave de ouro nas leituras!!!

Un heureux événement, de Eliette Abecassis (um feliz acontecimento)
Como a gravidez é um tema que não sai da minha cabeça, consegui ler esse livro que estava querendo encontrar há algum tempo! O filme (francês) saiu não faz muito tempo nos cinemas daqui, mas infelizmente não pude ver).
Adorei o livro, achei muito bem escrito... E as "idéias" bem que poderiam ter sido minhas, já que nada me surpreendou e TODAS as questões que ela coloca já passaram pela minha cabeça... Se eu escrevesse tão bem assim (ainda mais em francês!). Porém confesso que não imaginava esse final (fiquei um pouco decepcionada.
Livro totalmente contra-indicado para quem já está grávida!


Le Chat du Rabbin, de Joann Sfar (o gato do rabino)
Adoro histórias em quadrinhos, ainda mais nos formatos daqui... E me apaixonei pelo Chat du Rabbin, esse gatinho muito fofo que pertence ao rabino Sfar e que mora na Argélia! O gato começa a falar, depois fica sem poder falar e por aí vai, e ele vai contando suas aventuras no início do século XX... Lindo!!!
A história foi transformada em desenho animado, lançado no ano passado; assisti recentemente em DVD, mas não chega aos pés do texto!


 Les enfants terribles, de Jean Cocteau (as crianças terríveis)
Aparentemente um livro que se lê aqui na escola... E eu acabo lendo tudo que possa entrar na cultura francesa para me sentir parte, entendem? Seria como no Brasil em uma discussão nunca ter ouvido falar de Machado de Assis, de "A Moreninha", "O cortiço", etc...
Todo mundo conhece esse livro (mesmo que não tenha lido, já ouviu falar). Trata-se de um irmão e de uma irmã que se encontram em casa, sem ir à escola, órfãos de pai e mãe, sustentados por amigos da família. Um terceiro e mais tarde um quarto personagem se introduzem na história, mas não conseguem fazer o corte entre os irmãos, que fazem do quarto um santuário. E tudo termina mal!
Mas eu não gostei do livro não!
 Les "larmes" de Marie-Antoinette, de Juliette Benzoni (as lágrimas de Maria Antonieta)
Esse livro comecei a ler por engano!
Tenho a estranha mania de não ler a descrição dos livros, e pelo título pensei que falasse de Maria Antonieta, rainha da França, esposa de Luís XVI, executada em 1793 por ocasião da Revolução Francesa 4 anos mais cedo. Mas o livro se passa no início do século XX, e fala de uma exposição de jóias da rainha no Château de Versailles (no Trianon, residência da rainha, para ser mais exata) durante a qual crimes são cometidos. Então, era uma história de crime e mistério! E as tais "larmes" nada mais eram do que diamantes em forma de lágrimas!
Mas gostei do livro, pois tem uma descrição incrível da cidade de Versailles, do castelo, da história do lugar...

Volto em 2012 com novas leituras! 

Nos próximos 3 dias é esse livro que não vai sair da minha mão!


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comidinhas de final de ano

Certa vez causei um certo alvoroço aqui no blog quando falei dos meus (poucos) gastos com comida... Mas ao contrário do que alguns pensaram, tentamos manter uma alimentação bem diversificada e de vez em quando até entram pratos chiques aqui em casa!


Minha mãe vai ficar escandalizada se ler o blog (ou alguém contar) que não resisto nem mesmo ao lagostin!!!

Aqui na França o Homard é um prato geralmente reservado às ocasiões especiais e/ou restaurantes caros... Nem se fala então da Lagosta (langouste), ainda mais rara e cara...

Esse aí estava  uma delícia, ainda mais aprovado devido à redução considerável de preço no dia seguinte ao Natal... E com essas batatas duchesse que adoro e que já vem prontas (basta colocar no forno), o esforço foi ZERO após uma jornada de trabalho. 
Testado e aprovado!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O meu amor por... Veneza

Esse ano foi intenso em passeios e descobertas! Consegui conhecer 3 lugares que sempre estiveram na minha listinha, como Praga, Roma e Veneza. Mas me dei conta que nunca sobrou tempo para falar de Veneza! Falta de tempo, mas também uma certa dificuldade em colocar em palavras as sensações que tive durante esses dias em Veneza.
E hoje com esse dia cinzento lá fora senti uma vontade imensa de rever as fotos daqueles dias ensolarados...
Se Roma foi um cansaço só para mim, correndo das 8 da manhã até meia noite para tentar ver tudo, Veneza para mim foram férias verdadeiras... Foram 4 dias de farniente (sem fazer nada), seguindo nosso próprio ritmo, descobrindo cada cantinho... E o sol brilhou a cada instante!!! Un vrai bonheur !

 Uma cidade romântica e turística congelada no tempo.
E o charme está justamente no tempo que esqueceu de passar...
Caminhar e se perder em cada ruazinha e em cada canal...

 Uma cidade única, com uma alma própria. Construída em um mosaico de mais de 100 ilhas. Longe dos carros, os únicos meios de locomoção são as pernas ou os transportes aquáticos.

O Leão de São Marcos é o símbolo de Veneza:

 Veneza é para ser vivida, sentida e respirada... 

Todo mundo deveria ter a oportunidade de visitar ao menos uma vez na vida essa cidade mágica...
Assim como todo mundo deveria ter a oportunidade de amar ao menos uma vez na vida...

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Resultado do Natal e do Sorteio

O Natal passou voando aqui em casa, mais uma vez não tivemos pinheiro de natal nem decoração nem nada... Para mim é uma época muito conturbada, já que trabalho para um grupo que realiza 30% da receita anual no mês de dezembro! 
Agora que o Natal passou, sobra uma folguinha, já que as reuniões de preparação para o Natal 2012 começam no dia 24 de janeiro... Então, o Natal para mim dura praticamente o ano todo, o que faz com que essa data não seja tão importante para mim...
Mas aproveitei para comemorar com amigos, uma mistura de comilanças brasileiras e francesas e um ambiente super descontraído! 

Agora é esperar essa semana morna que não tem a mínima graça, como se fosse um limbo entre o natal e o Ano Novo! Que 2012 chegue de uma vez!

Mas quem é que vai receber o Kit L'Occitane em casa para começar bem cheirosa (o) o ano 2012?

A qualidade da foto ficou horrível, mas vocês podem perceber que o ganhador foi o número 12! 
Foram 37 participantes de várias localidades do mundo, mas o presente vai para a Holanda! A vencedora é a Beth Blue, que muita gente deve conhecer do Noites em Claro. Parabéns Beth! deixe uma mensagem com o seu e-mail ou já com seu endereço completo que eu anoto direitinho e não publico de jeito nenhum (já que os comentários são moderados).
Agradeço a participação de todos! Pretendo fazer outros sorteios e quem sabe você será o premiado da próxima vez?

sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal !!!

Feliz Natal aos meus queridos amigos da blogosfera!
Independente do que essa data possa significar na educação religiosa de cada um, desejo simplesmente que seja uma data para pensar e/ou celebrar o que temos de mais sagrado. 
Uma das coisas que adoro aqui na França é que apesar de todo mundo ter internet rápida e barata, iphone 4 e não-sei-o-que-mais em tecnologia, ainda se valoriza (e muito!) a carta! 

Impossível viajar de férias sem enviar cartões postais aos amigos e familiares, até para os colegas de trabalho no endereço da empresa!
E nas festas de final de ano essa tradição se mostra ainda mais forte... 

Sylvain nunca foi de enviar cartas, mas com tanta cobrança e com uma empurradinha minha, acabou encontrando prazer em confeccionar seus nossos próprios cartões de Natal.


Algumas pessoas podem achar estranho enviar o "mesmo" cartão para todo mundo, mas a idéia é desejar os votos de Feliz Natal em uma criação dele, e não com os cartões que encontramos aos milhões vendidos no comércio... E infelizmente falta tempo para ele realizar um cartão por pessoa!!! Mas ressalto que cada detalhe foi pensado na nossa lista de amigos!!!

E para quem gostou, resolvemos disponibilizar aqui no blog a versão que pode ser facilmente impressa... Basta clicar e imprimir! Só pedimos que respeitem os direitos do artista, não mudem nenhum detalhe e utilizem a imagem com a assinatura. Questão de bom senso e respeito, creio que não é pedir de mais.

Esse ano ele pensou um Papai Noel diferente do ano passado!
Qual você prefere?

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Natal longe de casa

Quem mora longe da família ou tem alguém próximo que mora longe vai entender...

Todo ano as propagandas do grupo Zaffari-Bourbon fazem muito sucesso! Neste ano ela me tocou ainda muito mais... E gostaria de compartilhar com vocês, pois acredito que por ser uma difusão regional, poucas pessoas fora do Rio Grande do Sul conhecem!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Museus de Genebra

Como a maioria das cidades européias, Genebra possui um patrimônio cultural e histórico muito grande. Existem mais de 10 museus bem interessantes para visitar, mas escolhi aqui falar de alguns que me interessam particularmente:


Museu de Arte e História
Situado em um belo prédio construído entre 1903 e 1910, é um dos mais importantes locais de cultura da cidade.
Belas telas de Ferdinand Hodler, obras de Giacometti, Rembrandt, Monet, Picasso, Renoir, Chagall.
O museu é orgulhoso de contar com uma bela peça de Konrad Witz (A pesca miraculosa, 1444), e vitrais originais da catedral São Pedro.
Konrad Witz, La Pêche Miraculeuse


Museu de História Natural


Três andares, 2km de corredores... A felicidade de pequenos e grandes!
Entrada é gratuita!!! Para quem acha que não existe criança na Suiça, excelente oportunidade para encontrar todas ali reunidas no domingo!



Na entrada

Fundação Baur

Uma rica coleção de 7 mil objetos de arte originários da China e do Japão, colecionados pelo rico Albert Bauer (1865-1951). lembra vagamente a Coleção David, em Copenhague.


Mas quem pensa em Genebra logo se lembra de seus cartões postais principais:

Palácio das Nações Unidas
Não fui: faltou tempo, fica fora da cidade,  e é fechado aos finais de semana! Aparentemente tudo é morto por esses lados aos sábados, domingos e feriados... (foto "copiada" da internet)

Museu Internacional da Cruz Vermelha ( atualmente fechado para reformas, reabertura em 2013). 
Vale lembrar que a Cruz Vermelha foi a primeira organização humanitária do mundo!

(foto "copiada" da internet)

Acho que dá para encontrar ocupação para 3 dias em Genebra! Infelizmente estivemos lá durante o outono e não tivemos oportunidade de admirar o Jardim Botânico (dizem que é lindo!) e a cidade florida! Não se pode ter tudo na vida...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Spéculoos

Spéculoos é um delicioso biscoito que se come muito por essas bandas de cá, mas não sei se podemos encontrar facilmente no Brasil (eu nunca tinha visto na terrinha, mas também nunca procurei!)

Mesmo não gostando muito de canela, adoro o leve gostinho de canela do Spéculoos, exatamente na dose certa; misturando com o sabor do açucar mascavo... Aqui na França ele pode vir acompanhando um café espresso o ano todo, mas parece que tradicionalmente ele era atração na Bélgica, Países Baixos, oeste da Alemanha e norte da França nos dias que antecedem o Natal (Advento) e principalmente na festa de São Nicolau (6 de dezembro).

Podemos encontrar esse facilmente nos supermercados aqui na França:
Meu pai virou fã!!!

Mas quando dou uma passadinha pela Bélgica gosto de procurar variações da receita. E essa encontrei em Bruges, uma délícia!

Pode ser usado direto no pão, para rechear crepes, mas eu comprei com o intuito de misturar no meu café!!! Uso a minha máquina Nespresso, e misturo uma colher no leite espumante... Um gostinho especial! Pena que não dá para se deixar guiar pelo prazer todos os dias...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Improvável coração...

Quem disse que para dar certo um casal precisa ser um "par perfeito", igualzinho? Esse seria um dos casais mais improváveis, não acham?


Ele é o coração, eu a razão...
Ele está para os doces como eu estou para os salgados...
Ele trabalha para viver, enquanto eu vivo para trabalhar...

Quer saber um pouco mais sobre meu chéri? E da nossa história?

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

1 ano de Blog e sorteio

O tempo passou tão rápido e hoje o blog está completando o seu primeiro aniversário!!!

Se no início comecei meio tímida, hoje já consigo escrever com bem mais segurança e praticamente sem medo das críticas! 

Estou muito contente de ter alguns leitores regulares e outros tantos ocasionais, o que me deixa ainda mais motivada para continuar escrevendo, mesmo se inicialmente o blog foi criado como um espaço particularmente meu... que fico muito feliz em dividir!

E aproveito para propor um sorteio de aniversário, até mesmo porque essa época do ano pede presentinho, não acham?

Um sorteio com produtos que amo e sem os quais não sei mais viver, ainda mais com o inverno chegando por aqui!

(óleo de banho amêndoas, creme para o corpo amêndoas, creme para as mãos ultra-nutritivo karite, shampoo aos óleos essencias e sabonete esfoliante de amêndoas)

Pode participar leitores de qualquer parte do mundo. Basta deixar um comentário com nome e localidade. Vale uma participação por pessoa; quem deixar mais de um comentário vai contar somente o primeiro, certo? 

O resultado será divulgado no dia 26 de dezembro, o que deixa dez dias para todo mundo participar, já que com a correria de final de ano imagino que muita gente está com tempo reduzido para freqüentar os blogs amigos!

Espero que vocês gostem da minha seleção de produtos!

E boa sorte a todos!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Encontros e Despedidas -parte 2

"... qui dit voyage, dit départ et séparation du connu pour s'ouvrir a l'inconnu"
(quem diz viagem, diz partida e separação do que é conhecido para se abrir ao desconhecido)

E foi com essa frase que Cécile foi atrás de seu sonho de descobrir um pouco mais de um dos países que ela mais ama, o México. Nesse momento ela está sobrevoando o Atlântico...
Vemos todos os dias pessoas que deixam para trás seu país para viver uma aventura na Europa (ou nos EUA, mas geralmente em países considerados de "1º mundo"), mas raras vezes vi o contrário! Desejo muita sorte e felicidade na realização desse sonho!
Essa foto "roubei" de seu álbum sobre sua primeira viagem ao México no facebook. Acho que ela não vai ficar brava (ou se ficar, que me perdoe logo!). Desejo que ela encontre muitas portas abertas no seu caminho e que tenha a boa chave para abrir tantas outras!

Mas ela sabe que sempre que precisar estamos por aqui e que ela tem amigos sinceros e verdadeiros com quem pode contar!!

 E se ela fizer um blog sobre o México como insisti tanto para que fizesse, passarei o link para vocês! Tenho certeza que vocês irão adorá-la... Até agora não encontrei ninguém que não a aprecie! Uma pessoa muito querida cujo maior defeito talvez seja o de pensar mais nos outros do que em si mesma... 
Mas penso que com essa revolução na sua vida, ao menos dessa vez Cécile vai tentar se concentrar mais na sua felicidade do que na dos outros!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Seleção de filmes

(nas telonas)
The Lady
Uma produção franco-inglesa com a assinatura do renomado Luc Besson que conta a história da militante birmanesa Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz em 1991 e que ficou mais de 10 anos prisioneira na sua própria casa na Birmania. Confesso que nunca antes tinha ouvido falar dela ou de sua luta (será que zapei ou simplesmente esse assunto praticamente não foi discutido no Brasil?), e parece que aqui na França todo mundo conhece a sua história.
Mas na minha opinião o filme é muito "romanesco", focando muito mais na história de amor entre ela e seu marido inglês. Em prol de seu povo, ela sacrifica seu casamento e sua vida de família, deixando na Inglaterra o marido e os dois filhos... No início os mesmos a visitam na Birmânia, mas com o passar do tempo o governo recusa todos os pedidos de visto de sua família e ela se vê prisioneira em seu próprio país (sem poder sair de casa). Ela poderia retomar a sua "liberdade" deixando o país, mas então seria uma decisão definitiva, sem possibilidades de retorno.
Gostei muito de assistir a esse filme para entender um pouco dessa conjuntura que até então era desconhecida para mim. Mas por outro lado, o filme me deixou com uma grande sensação de tristeza, pois sinceramente (de acordo com o filme), todo o seu sacrifício serviu para quê? As mudanças foram tão lentas e extremamente pequenas, praticamente invisíveis... E ganhar o prêmio Nobel da Paz e o apoio internacional serviu para quê? Ninguém quis interferir nos problemas da Birmania! E quando vejo toda essa violência interna presente em muitos países, acho realmente um comportamente bárbaro (no verdadeiro sentido da palavra) e mesmo primitivo. Claro, alguns vão dizer que o Brasil é um país violento, mas para mim não é o mesmo tipo de violência, em que as forças de ordem assasinam e uns matam os outros por diferenças etnicas, religiosas ou políticas (mesmo no nosso período de ditadura não chegou a esse ponto).
Remarcável interpretação de Michelle Yeoh no papel de Aung San Suu Kyi.

Les aventures de Tintin : le secret de la licorne



Novo filme de Spielberg, ou melhor, animação, baseado nas aventuras do personagem de história em quadrinhos Tintin, do belga Hergé, um verdadeiro sucesso aqui na França. A primeira história apareceu em 1929. Tintin é um jovem reporter sempre acompanhado de seu cachorrinho branco Milou. juntos, eles desvendam mistérios e crimes!

Muita gente crítica Tintin por uma visão estereotipada dos países emergentes, mas não podemos esquecer que trata-se de uma outra época, e o olhar era um olhar colonizador em relação aos outros povos. Mas ao mesmo tempo as aventuras de Tintin representam o gosto pelas viagens e pelo exotismo, presente em muitos franceses que cresceram com essas histórias. São pessoas que amam visitar lugares distantes como Tibet, México, China, etc... e aprender sobre as outras civilizações, sem levar ao pé da letra passagens que podem ser classificadas no original como racistas.
Eu li as 24 histórias (acho que são todas!), que se passam em lugares como as montanhas do Himalaia, o deserto do Saara, floresta amazônica, Africa e Escócia (o que me ajudou muito com o idioma!) e me apaixonei pelas aventuras. Parace que Spielberg também, pois li que desde seu primeiro Indiana Jones ele ouviu comparações com Tintin e sem conhecer, resolveu ler tudo a respeito, vindo daí a idéia de fazer o filme! Eh possivel visitar o museu Hergé na Belgica (perto de Bruxelas), e na França o Château de Cheverny, no vale de La Loire, que inspirou o château de Moulinsart que aparece em várias aventuras de Tintin. Já visitei esse castelo e ele é realmente lindo! Assim que der colocarei aqui para vocês!

L'Or Noir (black gold)
Novo filme de Jean-Jacques Annaud com Antonio Banderas. Uma produção Quatar-França, mas dialogado em inglês. O filme foi por aqui um verdadeiro fracasso de bilheterias!
Eu achei um filme médio, mas não tão ruim assim! Fala da descoberta do petróleo no oriente médio, a disputa e as diferenças de opiniões sobre o mesmo. Entre as tradições e a necessidade de dinheiro, em terras que não produzem nada e onde faltava riqueza, o que escolher?
Além disso, o filme também conta com lindas paisagens desérticas.

(nas telinhas)
La fille sur le Pont (1999), com Vanessa Paradis (queridinha da França, esposa de Johnny Deep, a "Angélica" francesa, a música "Vou de Taxi" vem da original francesa "Joe le taxi", gravada por Vanessa Paradis em 1987) e Daniel Auteuil.

Adèle (Vanessa) nunca fez nada certo na vida e uma noite decide de se jogar no Sena (rio que atravessa Paris) e acabar de vez com a sua existência, mas é abordada por Daniel Auteuil, um lançador de facas em circos e outros eventos desse tipo, que busca um alvo. Sem ter nada a perder ela aceita. O filme fala de sorte e de amor... Lindo em preto e branco e trilha sonora de arrepiar! Destaque para "Who will take my dreams away?" (Marianne Faithfull) e "I'm sorry" (Brenda Lee)

Un coeur simple (2008), inspirado em um conto de Gustave Flaubert (o mesmo que escreveu Madame Bovary). Félicité é uma mulher simples que viveu uma infância miserável no interior da Normandia. Jovem, apaixonou-se por um homem que aproveitou-se de sua ingenuidade e que a largou em seguida, para se casar com uma mulher rica. Então muda de cidade e acaba trabalhando na casa de uma jovem e difícil viúva mãe de um menino e de uma menina. O filme/livro fala de sua necessidade de afeto e as frustrações resultantes da falta dele, primeiro por esse jovem homem, após com a filha de sua patroa, de quem era impedida de ter uma relação mais carinhosa (abraçar, beijar, ou seja, qualquer manifestação de afeto), depois com seu sobrinho, que acabou morrendo jovem, e mais tarde por um papagaio! Ela vivia em seu mundo interior, e durante a sua vida tudo fez pelos outros, sem pensar em si mesma. Uma história muito tocante!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Morena de olhos castanhos

Já perdi as contas de quantas nacionalidades já me deram... 
Ressalto que não tenho NADA contra as mexicanas ou peruanas, mas falando francês não tenho nem sotaque hispânico... e fisicamente não vejo nada de parecido com minhas amigas e conhecidas da mesma nacionalidade... nada é exagero, pois sou morena de olhos castanhos...
Ou então, quem vem do norte da áfrica acha que venho da mesma região... O que já me causou muitos embaraços, já que muitas vezes fui agredida verbalmente na rua por não estar cobrindo o cabelo ou estar mostrando os braços...

Mas aí, cada vez que enfim as pessoas sabem que sou brasileira, a primeira associação que fazem, como se "tivesse caido a ficha" é com o personagem Pocahontas!

Tá certo que - mais uma vez - sou morena de olhos castanhos com muito orgulho, mas será que não tenho razão de refusar essa "semelhança"? 

Gosto muito da cor do meu cabelo (ainda natural) castanho escuro... Para mim nada a ver com o preto "reluzente", e ainda por cima ele só fica assim liso após muito sacrifício! E a forma dos olhos?

Engraçado que cada vez que vou me maquiar ou comprar uma base, na hora de escolher a cor, se a pessoa sabe que sou brasileria, ela vem logo de cara me propor uma cor para peles "latinas"... E o resultado é que fico parecendo uma cenoura! E aí ela termina por me propor um outro tom (atualmente uso o Teint Miracle da Lâncome nº 4 e o Teint Radiance YSL  nº 7 1/2 quando estou bronzeada).

Imagino que uma das mulheres mais ricas da França (herdeira da fortuna L'Oreal), apesar de morena de olhos escuros, não precisa ficar ouvindo o dia inteiro que ela é parecida com a Pocahontas!!!

Françoise Bettencourt-Meyres, google imagens