domingo, 4 de dezembro de 2011

O que fazer em um domingo chuvoso em Paris - parte 1

Ainda mais se for no primeiro domingo do mês? Sem pensar duas vezes, a minha resposta é visitar um dos museus que é gratuito nesse dia!

Quando o tempo está meio curto que não consigo chegar cedo ao museu, sempre opto pelo Louvre, pois devido ao tamanho (enorme!), pode ter uma fila básica, mas que anda! Então a fila pode ser gigante, mas em 15 minutos sempre conseguimos entrar, e uma vez lá dentro, a multidão se dispersa nas diversas galerias, e se você abrir mão de ver a Monalisa, então provavelmente não será perturbado pela multidão. E como o Louvre é gigante, com suas galerias que, contam, podem atingir 24km, sempre existe algo para ver que não conseguimos ver nas vezes precedentes.

Desta vez decidimos fazer a ala Richelieu, com as suas maravilhosas esculturas. Coloquei na minha cabeça que hoje procuraria os cães em esculturas... Nada difícil!


 Mas como sou fascinada pelas figuras mitológicas, dentre elas o centauro, desviei-me do meu objetivo principal com essa obra magnífica:


Apaixonada pelos animais, não poderia deixar de apreciar Louis Barye, uma referência em escultura de animais. Toda uma grande sala do Louvre é decicada às suas obras:


Eu já tinha ficado muito impressionada com esse famoso Leão do escultor, cuja "cópia-molde" tinha visto recentemente no museu de Belas Artes de Lyon, mas essa versão em bronze é ainda mais "forte"!

E para finalizar, não sei como me deparei com o famoso código de Hammurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis jamais encontrados, e em excelente estado de conservação! Hammurabi foi um soberano que reinou na Babilônia entre os anos 1792 e 1750 antes da era de Cristo! Essa pedra inteiramente gravada é de uma importância imensa para o entendimento e estudo dos povos mesopotâmicos! Lembram da Mesopotâmia das aulas de História? Incrível como tudo era tão abstrato para mim, e agora vendo de tão perto obras dessa civilização tão antiga e complexa, tudo fica mais fácil!

 A pedra contendo as "leis" atinge 2.25m de altura...

Esse código fala tanto de "eqüidade", mas quando a gente lê o parágrafo 129 entende que o poder dos homens sobre as mulheres é bem antigo... e acredito que ainda não está perto de desaparecer por completo!


§ 129 "Se a esposa de um homem é surpreendida "dormindo" com um outro macho (poderia ser um animal também?), eles serão amarrados e jogados na água. Si o proprietário da esposa lhe permete de viver, então o rei dará a graça ao seu servidor" (tradução livre).
Mas se for o marido que trai a mulher, então é normal, não?

E vocês, o que gostam de fazer em um domingo feio e chuvoso?

7 comentários:

Ana Paula Gervason disse...

Milena!

Acredita que fui em Paris umas quatro vezes e não consegui visitar o Louvre? Deve ser maravilhoso...

Bjsss querida e uma maravilhosa semana...

http://toutlamour.blogspot.com

Raquel M.B.G. disse...

Que delícia de programa. Se eu estivesse em Paris, seguiria sua sugestão. Aqui, como moro na praia, prefiro ficar no aconchego do lar, shopping nem pensar, rsrs. Bjs

carpe diem disse...

Milena,
Posso não comentar ,mas estou sempre lendo seus excelentes posts !Parabéns !

Jorge Fortunato disse...

Milena
Um outro bom passeio é visitar a Maison de Victor Hugo que fica na Place des Vosges e depois ficar lai num dos cafés da Prça, tomar um chá ou um chocolate e ver o tempo passar.
Gosto do Louvre e nas diversas viagens já visitei várias vezes. O bom de morar em Paris é que vc pode se dar ao luxo de visitá-lo de graça e fazer essa curiosa peregrinação de esculturas de animais ou qualquer outra coisa.
Abraços

Milena F. disse...

Ana Paula, a beleza do local é uma atração por ela mesma...

Raquel, que inveja de morar perto da praia: Eh bom tb ficar em casa!

Carpe diem, venha sempre que puder e comente quando quiser!

Jorge, realmente a visita da casa de Vitor Hugo é excelente... estive lá creio que em 2009, ainda não tinha blog... terei que voltar lá para escrever à respeito! Mas acredita que ainda não visitei a casa do pintor Gustave Moreau? Parece que é muito linda! Nem o museu delacroix, onde ele morou e teve seu atelier... Quanta coisa ainda para ver!

Vanessa à Paris disse...

O bom é isso podermos aproveitar e conhecer aos poucos.
Eu durante mto tempo tive acesso gratuito ao Louvre e etc por frenquentar uma escola de arte.
E quase toda semana estava la.
E mesmo assim nao conheço td, pois me focalizava em certas salas para desenhar.
Otimo programa p um domingo chuvoso.

Milena F. disse...

Concordo! E prefiro mesmo visitar por partes, já que não dá para ver tudo... Duas horas em um mesmo museu já me deixa saturada, não consigo mais absorver nada... Então quando posso (o que é o caso dos museus de Paris) não tenho essa ânsia de ver tudo de uma só vez!!!