segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Visitando Lyon !!!

Lyon vista da colina Fourvière

Se a França conta inúmeras pequenas cidades e poucas grandes, Lyon é a terceira cidade francesa em população (após Paris e Marselha). Uma cidade tradicionalmente industrializada, considerada a "capital" das cidades do interior (Province). Reputada pelos bons restaurantes, bons mueseus e suas escolas de ensino superior (universidade e grandes escolas, que aqui na França são conceitos diferentes). Os vinhos da região também são muito apreciados (como os Côte du Rhone, para citar apenas um), assim como os queijos.
Diversas ligações por dia entre Paris e Lyon nos permetem um deslocamente em menos de 2 horas! Mais uma razão para colocar Lyon em destaque na lista de cidades francesas a conhecer! 

A nossa visita foi principalmente motivada por termos uma grande amiga que mora lá e de quem falei recentemente, e que foi uma excelente guia, apesar do pouco tempo e do tempo "cinza" e únido que encontramos e que poderia desmotivar os mais desavisados! Para quem quer conhecer mais detalhes de Lyon, recomendo fortemente visitar o blog da Mirelle, que mora lá e que tivemos a oportunidade de conhecer durante a nossa viagem!

Lyon apresenta um excelente transporte público, com metrô que liga os principais pontos da cidade, mas preferimos realizar nossos passeios à pé para sentir melhor o ambiente da cidade. aqui seguem uns pontos que me marcaram:

La colline de Fourvière

Com sua impressionante Basílica, de lá temos uma vista impressionante da cidade.


 Existem muitos caminhos para subir a colina, todos eles um pouco rudimentares, mas cheios de charme...


 E ainda passamos pelo encantador Jardin du Rosaire, que deve ser lindo na primavera e verão, mas que fica um pouco tristonho (como todos os jardins europeus) no mês de novembro...

Na colina encontra-se um dos sites históricos mais importantes de Lyon, o teatro Gallo-romano descoberto em 1933 e que datam do período romano (15 a.C. - século II d.C.):



Le Vieux-Lyon (a parte antiga da cidade)

Queria ter tido mais tempo para me perder nas ruelas do vieux-Lyon, um dos mais vastos conjuntos da Renascença na Europa, com a sua Catedral Saint Jean (em estilo que marca a transição entre a Idade Média e a Renascença)



 O relógio astronômico da catedral, datando do século XVI.

Traboules são passagens internas de um prédio a outro para chegar mais rapidamente em uma outra rua. Atualmente elas não são abertas oficialmente ao público.

 Catedral Saint Jean
Basílica La Fourvière
Gostaram?

10 comentários:

Fernanda Souza disse...

Não fui, mas recomendo visitar Lyon durante a Fête des lumières (http://www.fetedeslumieres.lyon.fr/) os vídeos no site são sensacionais. É sempre em dias perto de 8 de dezembro. Espero poder ir ano que vem!

Marta Faustino disse...

Muito mas muito bonita! Obrigada pela partilha. bj grande

Anônimo disse...

Ah, deu uma vontade de conhecer tb!! BJ

Mirelle Matias disse...

ahhhh, vcs vieram na época mais feia de Lyon. Lyon fica tão mais linda no verão outuno ou primavera! precisam voltar pq ainda tem muita coisa pra ver e fazer nessa cidade linda!!!

Sandra disse...

Fiquei com vontade de conhecer!! Quem sabe um dia :-). Abs!!

Celia disse...

Imagino como foi maravilhosa sua viagem. Vivajar é pra mim, uma das melhores coisas da vida. Lindas as fotos. Boa semana. Bj

Milena F. disse...

Fernanda, eu adoraria, mas por enquanto dezembro é um mês muito corrido para mim, fica impossivel me ausentar de Paris! Mas quem sabe?

Marta, Karol, Sandra e Célia, deixei vocês com água na boca?

Mirelle, para mim novembro é o pior mês aqui na França!!! Mas como me recuso a ficar trancada em casa enquanto o tempo está feio, o jeito é enfrentar o mau tempo! Quero voltar sim!

Beth Blue disse...

Milena, um grande amigo meu do Rio, professor de francês, estudou dois anos em Lyon. Mas foram as suas fotos que me deixaram curiosa pra conhecer a cidade!

Jorge Fortunato disse...

Milena
Lyon é muito interessante. Talvez se morasse na França escolheria Lyon. Gosto das colinas, de passear no Vieux Lyon, entrar e sair nos traboules e miraboules. E ainda, Lyon está a duas horas de ônibus de Annecy, outra cidade que gosto muito.
Abraços

Unknown disse...

Lyon é linda!
Uma mini Paris.
Cercada de duas regiões vinícolas e capital da gastronomia francesa.
Se precisarem de algo por aqui em português, contem conosco:
Instagram: @gimtravel

Abraços,
Pryscila