quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O que comer em Munique ?

Se alguém tem dúvidas quanto ao que comer em Munique, não resta nenhuma quanto ao que beber: cerveja!!! 
Não sou adepta dessa bebida, juro que já tentei (No Brasil, em Colônia/ Köln, e em Munique), mas não desce!
Estivemos na Hofbräuhaus, a taverna mais tradicional de Munique, bem no centro da cidade e perto da Marienplatz. A cerveja ali é servida aos litros (canecão de 1 litro), e em dias de forte afluência pode acolher até 5 mil pessoas. Creio que era o número de pessoas que encontramos quando estivemos ali! Impossível encontrar um lugar para sentar! Um ambiente bem descontraído, convivial e barulhento (o que surpreendeu os ouvidos sensíveis do francês, acostumado com restaurantes calmos em que se fala baixinho). Uma das mais antigas tavernas da cidade.

 Se a cerveja deve ser o paraíso para quem bebe, para mim a comida do Hofbräuhaus deixou muito a desejar! Adoro carne de porco e batatas, mas não consegui terminar o meu prato: uma batata "colante" (nem parecia batata de verdade) e uma carne sem gosto. O Bretzel estava uma delícia e Sylvain jura que o prato dele estava bom. Mas eu via em todas as outras menas que 90% dos clientes (alemães) só bebiam e não comiam, e os turistas que comiam deixavam a batata... Sentamos com um grupo de 4 alemães de meia idade (2 casais) que nos disseram que adoravam o local e a cerveja (eles estavam no segundo litro cada um), mas que  a comida lá é mediocre.
Nunca morei na Alemanha, mas cada vez que visitei cidades alemãs, como turista sempre achei os alemães muito hospitaleiros, comunicativos, além de se expressar em inglês ainda arranham algumas palavras em francês... A cada 5 minutos brindávamos a alguma coisa!!!


Eh um ambiente para "sentir" e respirar... Não vejo como ter discussões elaboradas com o barulho dos clientes, empregados e a música! Uma grande experiência.


A cerveja é mesmo uma tradição.

Mas voltando ao "que se come em Munique", eu diria que como em toda a Alemanha o que mais iremos encontrar é carne de porco em todas as suas variedades e diversos tipos de linguiças!

Podemos encontrar em todas as esquinas, e uma mais deliciosa do que a outra! Uma vez na Alemanha, néao volto para casa sem dar uma voltinha no supermercado e trazer para casa essas delícias:
 Aqui na França a gente não encontra tudo isso... No máximo a linguiça de Frankfurt. até pão de cachorro-quente não se encontra em qualquer lugar, existem poucas marcas e ainda é caro!
Sem contar os varios tipos de peixes enlatados, adoro!

Apesar de ser tradicional de Berlim, queria muito provar (influenciada por amigos, confesso) a Currywurst, linguiça ao curry, que aparentemente conquistou a Alemanha e parte da Suiça. Uma delícia, fui conquistada!

Adorei uma feirinha que tinha na saída do metrô Karlsplatz (que tem uma galeria comercial subterrânea bem interessante), mas não sei se essa feira só funciona no inverno:
Uma pista de patinagem no gelo foi instalada, assim como venda de bebidas (vinho quente que esquenta que é uma beleza) e comidinhas, como a currywurst, para citar apenas uma.
Mas existem pratos para todos os gostos, ou seja, podemos encontrar facilmente pratos a base de frango, peru, carne de gado. sempre que posso também não deixo de ir na rede popular de fast-food NordSee, com pratos de peixes bem saborosos. Encontramos em vários países da Europa, mas ainda não tem na França.

Em Munique encontramos a loja de alimentos e epiceria fina Alois Dallmayr, um dos maiores traiteur/charcutier (e agora, como traduzir?) da Europa. Salmão defumado da melhor qualidade, patês, doces... Tudo de primeiríssima qualidade. E além de levar para casa, podemos degustar lá mesmo, já que existe um restaurante e um café. Mas os horários de abertuda pelo que percebi seguem os das lojas, ou seja, néao abre aos domingos, feriados, nem à noite.



Alguém pode me dizer porque eles vendiam esses doces em forma de porquinhos rosas em todos os cantos da cidade? Pelo que entendi é algo que vendem a cada final de ano.

 E para quem prefere os doces aos salgados (não é o meu caso, mas eu topo todas!), existem vários cafés simpaticos e/ou charmosos espalhados pela cidade. E algumas tortas servidas se aproximam um pouco das que comemos no Brasil, ou seja, bem diferentes dos doces franceses!


6 comentários:

Anônimo disse...

Delicioso passeio!!
Tbém não gosto de cerveja...já tentei, mas como vc disse, "não desce"! Prefiro vinhos, champagne.
Bjs,
Jad

Anônimo disse...

o que vc comeu acompanhando a carne de porco na Hofbräuhaus se chama "Kartoffelknödel", é feito com batata, ovos, farinha de rosca e de trigo. tb há "Knödel" de fígado e de pão, mas é preciso estar muito bem feito e recém saído da panela porque senão fica como o que vc provou.
o porquinho rosa está feito com marzipão, é uma alusão aos cofrinhos, se chamam "Klückschwein" e se oferece como presente de fim de ano para desejar prosperidade econômica.
Um abarço, Gasparina.

Unknown disse...

Olá Milena

Não conheço a Alemanha, mas está nos meus planos.

BJ00000000000.........
www.amigadamoda1.com

Milena F. disse...

Jad, champagne e vinho tb bebo um pouquinho... e sabe que adorei a cidra daqui? Mas cerveja não dá!!!

Gasparina, obrigada pelos esclarecimentos!!! deveria ter comprado uns porquinhos para esses amigos! E na minha opinião essa batata ali não era bem feita, pois como adoro batata, teria gostado se fosse o caso!

Kinha, eu adoro e acho que vale a pena conhecer!

Renata Inforzato disse...

Milena,

Adorei!!! Munique está nos meus planos e vou consultar vc ainda hehehe.
Em Colônia, gostei muito da comida...A melhor foi uma bisteca empanada que suspiro até hj (as fotos estão no face)...

Obrigadão por ter me mencionado lá.

bjsss

Sandra disse...

Eu estive no Hofbräuhaus e adorei a comida!! Realmente é um ambiente super descontraído e lá você consegue enxergar os alemães de outra maneira, diga-se quase bêbados depois de algumas muitas cervejas...rs... Lá também comi um doce típico da região da Bavária chamado Kaiserschmarrn (esse doce é original da Austria)que é uma espécie de torta em pedaços que leva baunilha, rum e passas, geralmente companhada com um purê de maças. Uma delícia!