Um dos pontos altos da visita do castelo de Praga é a Catedral São Vito (Guy, em francês), cuja construção começou em 1344 com o rei Carlos IV e foi concluída em 1929! Claro que nesse meio tempo ela sofreu tudo que é tipo de sorte (melhor dizer azar!), como incêndios, guerras, bombardeamentos, raios, etc...
Pelo que entendi a visita da catedral muda de acordo com o vento... Isso para dizer que cada informações foi contraditória, e que em agosto de 2011 quando estive lá, podemos sim entrar e visitar gratuitamente a catedral, mas essa visita se limita à entrada da mesma, antes dos bancos. Para fazer a volta, é necessário ter um ingresso, que não é mais vendido individualmente, mas é incluído no ingresso completo do castelo (ou seja, o bilhete mais caro).
A fachada é a parte mais recente, de estilo neogótico, com uma enorme rosácea que relata a criação do mundo. Os portais de bronze datam de 1927. O interior é de aspecto clássico, com 3 "naves" (nefs), e capelas ao redor.
Destaque para a capela St Venceslas., la cripta, o mausoléu real e o grande sino de 1549 (287 degraus para chegar ao relógio astronômico de 1597) e os os vitrais do artista tcheco Alfons Mucha (1930), um dos principais fundadores e representantes do movimento Art Nouveau (ele trabalhou principalmente com ilustrações).
Um impressionante mosaico chamado "O juízo final", realizado pelos artistas de Veneza em 95m2 utilizando principalmente cristal de Bohêmia e quartz, mas que exigiu muitas renovações ao longo dos séculos, a última recentemente.
Um comentário:
Oi milena, que mosaico maravilhoso!
Pessoalmente deve ser lindo demais.
Agora essa jogada dos ingressos eh pra aumentar a renda de la mesmo ne, normal!
Muito lindo tudo! Bjs
Postar um comentário