terça-feira, 9 de agosto de 2011

Os maias no museu du Quai Branly, em Paris

        Muitas pessoas dizem que francês é fechado em sua cultura e só olha para o seu próprio umbigo, mas uma boa parte adora "se cultiver" (être cultivé = ser culto), aprender a respeito de outros povos, assistir filmes estrangeiros, visitar exposições e viajar para conhecer um pouco das civilizações atuais e as do passado. E disso tudo podemos perceber uma grande paixão ou preferência pelas culturas asiáticas e americanas (como as antigas civilizações incas, astecas e maias, dentre outras). Cada vez que  uma exposição envolvendo esses temas chega em Paris o resultado é sempre muito sucesso e filas imensas.
         A exposição "do momento", que dura todo o verão (até 2 de outubro) ocorre no Musée du Quai Branly (próximo à Torre Eiffel) é sobre os Maias, esse povo que apareceu por volta de 3 mil antes de Cristo. Aproveitei este domingo (primeiro domingo do mês = museus gratuitos) para visitar conferir por mim mesma!
        A exposição gira em torno de mais de 150 peças oriundas do museu national da Guatemala (berço desta civilização) e provenientes de descobertas recentes nos 17 sites arqueológicos que a Guatemala luta para preservar.


         O mistério maia que até hoje seduz milhões e milhões de pessoas no mundo todo é constituído pela sua escritura complexa, seu calendário adivinatório e sua concepção cíclica do tempo.

Um mosaico de conchas e de jade (200 d.C) representando o deus da morte, a peça escolhida para o cartaz principal. A peça é minúscula mas a expressão do olhar do personagem é incrivelmente VIVA!

A exposição em algumas imagens:



Também interessado em aprender um pouco mais a respeito de outras culturas?

Les Mayas, de l'aube au crépuscule
Musée du Quai Branly
37, rue du quai Branly, Paris 7ème

Um comentário:

Flávia Shiroma disse...

Oi Milena tudo bem? Obrigada pelos parabéns pela minha CNH!

Eu adoraria ir a uma exposição assim, ainda mais em Paris! Ui!

Beijão!