Dentre os diversos locais a descobrir em Istanbul gostaria de falar de dois que me deixaram muito impressionada:
Com 336 pilares oriundos de diversos templos ainda mais antigos, a Cisterna da Basílica (seria esse mesmo nome em português?) é uma construção impressionante, a dois passos da Mesquiza Azul, bem no centro histórico de Istanbul.
Construída em 542, necessitou do trabalho de 7 mil escravos. A água era ali estocada e ia para o Grande Palácio, mais tarde abasteceu o Palácio de Topkapi e mais recentemente era até possível visitá-la de barquinho (o que não é mais possível), como fez James Bond em 1963.
A iluminação realmente valoriza o local e nos transporta para um mundo completamente diferente de tudo o que já vimos.
O ambiente é bem úmido e as passarelas por onde passam os visitantes são bem escorregadias.
Duas medusas completam a visita, descobertas somente em 1984! Uma de cabeça para baixo e aoutra de lado. Provavelmente foram colocadas lá para afastar as influências malígnas.
O segundo se trata da Antiga Igreja de São Salvador em Chora (Kariye Camii) que é tão antiga que ninguém sabe precisar com exatidão quando ela foi construída:
Ligeirament perdidos, um rapaz nos acompanhou até o local.
Mas se por fora ela não impressiona, no seu interior ela guarda uns dos tesouros mais preciosos do mundo Bizantino: os seus afrescos e mosaicos (do século XIII, quando ela foi restaurada).
Quando a Igreja foi transformada em mesquita, ela ganhou o seu minarete e as imagens cristãs foram cobertas de cal, o que permitiu protegê-las.
Atualmente o local foi transformado em museu, ou seja, mais nenhum culto (seja de que religião for) é celebrado ali.
O Cristo aparece nessas imagens como o salvador do mundo e mestre o universo, com uma delicadeza incrível.Então, qual dos dois lugares você preferiu?
Um comentário:
Des sites exceptionnels plus ou moins cachés qu'il faut découvrir absolument. Ne pas manquer la fabuleuse "Basilique citerne" et ses incroyables colonnes.
Postar um comentário