domingo, 19 de agosto de 2012

Muito calor em Paris!

Os termômetros hoje em Paris chegaram a 38.4ºC, um calor recorde para essa época do ano (final de verão).
Eh calor mesmo, sol forte... Temos que tomar cuidado pois o clima é muito seco, então transpiramos menos que nos climas úmidos, o que faz com que a temperatura do corpo não seja regulada corretamente... Além disso, a gente perde muita água (por evaporação) e nem percebe. lembrando que na onda de calor de 2003 pela Europa, cerca de 15 mil pessoas morreram na França, principalmente idosos.

Então o assunto é sério, não dá para brincar!

Hoje a noite fomos jantar em um bairro que adoro, perto do metrô Ternes, no 17ème arrondissement, e depois aproveitamos a temperatura noturna acima de 35ºC para darmos uma voltinha na Champs Elysées. Não gosto da Champs Elysées (mas gosto das iluminações de Natal ali), mas não dá para negar que é um local animado quando tudo o mais está vazio, e já que eu estava ali há alguns passos mesmo... O passeio estava ótimo, mas a sede foi batendo... E foi impossível comprar uma garrafa de água mineral, grande ou pequena...
Restaram algumas águas gasosas, que para mim não matam a sede...
E alguns modeles extra-grande, dificil a transportar na bolsa...

Vamos torcer para que essa onda de calor diminua por aqui... Para quem fica na cidade não é nada agradável, os transportes são muito quentes, lojas, teatros, restaurantes, sem contar o local de trabalho...
Na empresa em que trabalho recebemos o "alerta" com dicas para um máximo conforto nesse periodo, e os especialistas dizem que a temperatura interna (ar condicionado) não pode ter mais de 8ºC de diferença da temperatura externa, o que pode causar desmaios e outros tipos de reações mais graves. Ou seja, se lá fora fazia 38º, o jeito era torrar no trabalho com uma temperatura de 30!!!

15 comentários:

BLOGZOOM disse...

Milena,

Que calor, heim?!

Um amigo que está na Italia se queixou do mesmo!

Vou perguntar amanha à minha mãe como está em Berlin (vive lá).

Nada melhor do que água !

BEIJOS

Enaldo Soares disse...

E aqui está um friozinho danado de gostoso, com mínimas de 15 e máximas de 27°C (isto nem é frio para você, gaúcha da fronteira, rs...)

Mirelle Matias disse...

pois é, e esse foi so o primeiro dia hein? escrevi tb sobre a canicule. da uma olhada:

http://www.13anosdepois.com/2011/08/canicule.html

e se cuidem, que os proximos dias nao vao ser tranquilos nao!

Allan Robert P. J. disse...

Nesse perìodo sempre carregamos àgua de reserva. Fiquei imaginando o deve ser 38 graus e clima seco, porque por aqui temos 40 com muita umidade, mas com alguns bebedouros espalhados pela cidade.

:)

Luciana disse...

Nossa, eu não gosto de calor, fico sufocada. Aqui na Noruega ontem fez um calorzinho chato tambem, nada exagerado,mas dentro de casa fica muito ruim, fora que aqui tambem eh seco.
Eu ja estou preparada pra chegada do inverno, que ele venha logo, aqui não rolou verão, so calor, dias de sol foram poucos.

Beijo

Ana Maria Brogliato disse...

Oi Milena! Nossa, que calorão, parece a nossa "Forno Alegre" no verão! Estive em Paris em 2010, passei uma semana aí e sempre comprando água mineral, mas depois me encontrei com uma amiga, casada com um francês e que mora aí há mais de 10 anos e ela me disse que eles quase não compram água mineral, bebem da torneira mesmo, que é super limpa e saudável. Experimentei a também achei ótima. Não me fez mal, calculo que era saudável mesmo. Você costuma beber da torneira também ou só compra água mineral? Bjs,
www.viagensebeleza.com

Celia disse...

Realmente está mesmo quente por ai. Aqui na Suecia, tambem esta quente mas, a temperatura nao ultrapassou 25 ainda. Um calor gostoso. Tome mesmo muito agua amiga, pra nao passar mal. Boa semana. Bj

Milena F. disse...

Sissym, na Utalia é geralmente quente nessa época, mas em Berlim, creio que mesmo que esquente, não é como aqui!

Enaldo, querendo me deixar com inveja? Conseguiu!

Mirelle, li seu artigo na época e gostei muito!!!

Allan, inverno e verão eu nunca saio de casa sem uma garrafinha de água! Mas desta vez o água terminou na ida e ainda decidimos esticar o passeio... Em Paris existem muitos pontos de água potável gratuita, principalmente no verão!

Luciana, também não gosto de calor, fico bem lerdinha e não tenho quase pique para nada!!!

Ana Maria, fiquei sabendo que anda fazendo muito calor em POA, em pleno inverno!!!
Para o dia a dia aqui em casa só bebemos água da torneira, a água aqui é potável e dizem que faz bem para a saúde. Dizem que cada vez mais franceses confiam e bebem água da torneira, mas muitos ainda usam a água mineral. O problema é o calcário, se a gente ferve água em chaleira ou naqueles "rabo-quente", ou mesmo nas máquinas de espresso, é necessário tirar todo o calcário que fica acumulado... Então, até para o ferro de passar roupa vendem água especial! Se eu não uso essa água, a roupa preta fica com traços brancos!!! Mas Sylvain adora água gasosa, ele é um verdadeiro "apaixonado por água". Então compramos de vez em quando, quando temos visita, equando estamos na rua enão temos outra solução.

celia, 25 aé um verão ideal para mim!Mas passou de 30, não me sinto bem!

Beth Blue disse...

Eu também prefiro temperaturas entre 25 e 28 graus ( inverno no Rio ano passado!), mas este fim-de-semana na Holanda foi o mais quente desde 1994!!! Fez 34 graus em Amsterdam e Haia e eu fui dois dias curtir praia e banho de mar (Haia) porque é pecado ficar em casa com um calor desses...aqui raramente o termometro chega a 30 graus, acho que em Paris faz mais calor.

Enfim, fim-de-semana na praia...voltei pra casa vermelhinha! Sou branca e teimo em tentar me bronzear mas é sempre o mesmo drama! Haja protetor solar...

Luana disse...

Menina, que caloooooooor!
Ontem ate fomos pra agua, fizemos um passeio de Kayak por aqui.. e dormi suuuper mal!

Ainda bem que eu adoro agua com gas, porque so tinha isso mesmo...

Armoire de petits et grands disse...

Quem diria, parece até piada... a gente reclamando do calor! Mas, é a mais pura verdade! Você precisa ver a Alice e Lucas, mal sabiam o que era calor de verdade, estão sofrendo com estas altas temperaturas! Desejando que a temperatura caia nos próximos dias!

Celia na Italia disse...

Oi Milena
Vim aqui para dizer que no Brasil em pleno inverno estamos com temperaturas de 30C e olha que moramos no Sul onde as temperaturas nesta epoca do ano chegam a numeros negativos. Já qdo estivemos em Paris ha mais ou menos 3 semanas pegamos 18C. Acho que demos sorte!
Qdo der um tempinho quero voltar por aqui para ler as postagens da viagem a China. Menina deve ter sido fantastico!
Super abraço

Ma Petite Lima disse...

Ai ai ai.. Nem me fale! Aqui em Nice ta um horror tb.. Ontem fiquei apavorada com meu filho chorando, impaciente com o calor..
Bju

Lulu disse...

ué, mas no inverno, qndo faz -10 foram ninguem fica com -de 20 C em casa

o desmaio acho q é desidrataçao mesmo.

Ana Maria Brogliato disse...

Muito interessante esta do excesso de calcário na água, minha amiga nem comentou sobre isso (acho que pensou ser irrelevante para turistas...)
Anda fazendo calor de verão aqui em Porto Alegre, na faixa dos 30ºC. Praticamente nem tivemos inverno este ano, só alguns dias de bastante frio e nada mais. Tem chovido muito pouco, há riscos de seca... E o verão já está me apavorando. Não fico bem no calorão, sou uma mulher do frio, hehehe Bjs