quarta-feira, 25 de julho de 2012

Viajar: e com que roupa eu vou?

Esse não é um blog de moda. Nem só de viagem.

Se antigamente eu costumava levar uma mala cheia de roupas para um final de semana na praia e não usava praticamente nada, ultimamente tentamos partir o mais "leve" possível. Mesmo que nos trens (França e Europa) não tenha um limite específico de bagagens nem controle, preferimos levar apenas um saco de viagem ou cada um com uma mochilinha. Nas viagens de avião pode complicar um pouco: as companhias low cost limitam o peso e geralmente cobram taxa extra pela bagagem despachada. Até então sempre conseguimos bons preços por companhias "normais" que não são low cost e que incluem a bagagem, mas sempre que podemos preferimos carregar tudo em cabine, o que nos evita de perder tempo esperando a mala!

Porém, desta vez, tratando-se de uma viagem de 3 semanas, tentamos partir com tudo o que julgamos necessário mas tentando carregar o mínimo possível de peso!

Mas o que levar para uma viagem para a China?

Primeiro vai depender do tipo de viagem de cada um. Nossa preocupação é de visitar o máximo possível os nossos locais de interesse e não é uma viagem ligada ao luxo. Assim, já descartamos tudo que é roupa ou sapato mais chiquezinho. Lembrando que estaremos no forte do verão!!! As temperaturas devem ser altas e deve chover, já que na Asia as chuvas de verão são realmente impressionantes! Pensando nisso, o que não pode faltar:

1. Um bom "casaco" impermeável de verdade, mesmo com as costuras e fechamentos impermeáveis. E bem leve, pois deve fazer calor!!! Aqui na Europa encontramos muitas lojas especializadas em artigos esportivos que vendem esse tipo de produto, como as grandes GoSport e Decathlon. Os preços variam dos bem baixos para as marcas próprias dessas duas lojas, até preços bem salgadinhos para marcas bem conceituadas. Estive Na decathlon que fica perto da Champs Elysées em um horário de almoço e tinha muita gente bem-vestida que trabalha nos escritórios do bairro e que comprava jaquetas de menos de 10 euros!!! 
Porém resolvi aproveitar o período das liquidações e adorei uma jaqueta completamente impermeável da marca Aigle, de excelente qualidade. Provavelmente vai me durar o resto da vida!!!
Eu que não sabia direito como escolher, enviei as fotos para o Sylvain com as informações técnicas e ele me ajudou a fazer a melhor escolha. Assim nunca mais me sinto sozinha no momento de fazer compras!!!

2. Tênis de trilha/caminhada em terremos acidentados. Eu não sou fã de tênis, só uso para a academia, mas desta vez não tive escolha! Caminhar quilômetros na Muralha da China e subir as "Montanhas Amarelas" não seria nada simples com outro tipo de calçado. Aproveitei igualmente as liquidações e comprei um bem leve (mais uma vez devido ao calor e para evitar de carregar peso) e de uma marca de qualidade na GoSport. Meias que ajudam a evitar bolhas nos pés, de tecido não muito quente e de secagem rápida.

3. Uns 3 shorts/bermudas em cores. Um short-saia que pode ficar mais "chique" dependendo da ocasião, para jantar em um restaurante mais legal, por exemplo.

4. Três Vestidos leves e confortáveis 

5. Sete blusas/camisetas

6. Uma bailarina preta e um "chinelo" bonitinho que se não é havaianas é muito confortável e que posso usar no hotel ou mesmo para sair, pois acho bem "arrumadinho"

7. Poucas peças "de baixo", em tecido fácil de secar pois lavarei lá (ou comprarei se precisar). Toalha em microfibra que ocupa pouco espaço, é leve e seca rápido.

8. Meia calça em caso de refrescadinha na temperatura...

9. Um pijama leve (calor)

10. Duas blusas mais quentinhas e leves se a temperatura baixar (à noite, principalmente, em algumas regiões).

Tudo isso deu 8 quilos!!! Cabe tranquilamente na cabine do avião!* Claro que não estarei fashion nas fotos, mas acho que não estarei tão mau assim... E também espero que poderei comprar alguma coisa se precisar!!!
Para completar viajarei com uma calça confortável leve, outra blusa, écharpe de verão e  um casaquinho!

(E assim sobra bastante espaço na mala para toda a muamba que pretendo trazer!!!)

* os líquidos de tamanho grande como protetor solar, etc, vão na mochila do Sylvain, que essa sim será despachada... Ele tem um saco maior para poder ir acumulando tudo que a gente eventualmente comprar pelo caminho!!!

7 comentários:

Flavia disse...

Boas dicas e boa preparação,planejado adorei!Beijocas

Anônimo disse...

Oi Milena...Vou ficar esperando os seus posts sobre a China, deve ser fascinante! beijos e boa viagem...gostei tb da escolha das roupas...beijos

Camila Navarro disse...

Milena, eu também adoro viajar leve! Nada como conseguir carregar a bagagem nas costas/mãos sem dificuldade. Eu já não sou muito fashion no dia a dia, mas nas viagens fico ainda pior! Nem uso aquela dica de roupas básicas incrementadas com acessório. Fico só nas básicas mesmo. rsrs Preciso comprar um casaco impermeável urgentemente, mas por aqui temos poucas opções e são caras. Tenho que me lembrar de comprar um na próxima viagem.

Quando você viaja? Serão três semanas na China? Espero que você relate tudo por aqui! :)

Beijos!

Lara disse...

China, que 10!! Um dia ainda vou la!
Aproveita. bjs

Unknown disse...

Adorei o seu blog, é perfeito para quem adora viajar, como eu!
Paris, com certeza, está entre os meus destinos dos sonhos!!!
Fotinhos fofas e inusitadas!!!
Um casamento mais glam que o outro!!!
Já estou seguindo vc!
Caso queira visitar o meu espaço, que é sobre casamento, deixo o link: http://danieljaquesisposeranno.blogspot.com.br/

Baci

Jaque ;-)

Enaldo Soares disse...

A China é quentíssima no verão. Mesmo em Pequim a temperatura média é de 27.°C, quase tão quente quanto o Rio.

Quase ninguém fala inglês em Pequim, mesmo com Olimpíadas. Em Shangai é um pouco melhor.

Cuidado com o golpe de vamos tomar um chá? que os chineses falantes de inglês armam para os turistas no principal parque de Pequim. É coisa de gangster.

Milena F. disse...

Flavia, por mais que a gente se prepare tem sempre algo que falta ou que sobra...

Suzala, assim que puder contarei tudinho!!!

Camila, eu tb fico só no básico mesmo! Foram 3 semanas só na China, apenas uma parte pois não tem como fazer tudo em pouco tempo, mas já foi uma boa imersão. Aqui na França (e Europa) vc encontra muitas opções de impermeáveis, desde os modelos mais esportivos até os mais chiques e de todos os preços! Coloque na sua lista de compras da próxima viagem!

Lara, obrigada!

Jaqueline, obrigada pela visitinha, seja bem-vinda e volte sempre!

Enaldo, o calor foi realmente um dos pontos negativos, pegamos temperaturas de quase 40 graus e um sol escaldante. A gente sente mesmo a barreira da língua e os estrangeiros não asiáticos são raros mesmo. Esse golpe da "tea house" é citada nos guias que nós consultamos, mas ainda assim fomos abordados 3 vezes. Mas pelo que lemos não chega a ser realmente coisa de "gangster", mas eles nos propõe uma casa de chá ou beber algo, e na hora de pagar a conta, custa um preço absurdo para a China e o turista vê parte do seu budget da viagem ali!!! Realmente temos que tomar cuidado, mas fora isso tivemos excelentes contatos com chineses e os achamos adoráveis e honestos!