terça-feira, 19 de abril de 2011

Primeiro dia em Roma

Adepta do trem como modo de viajar, pegamos o trem que sai de Paris (gare de Bercy) na sexta à noite e chegamos em Roma na gare Termini pela manhã. Um pouco amassados pela noite mal dormida no compartimento mais econômico (6 pessoas na mesma cabine!), mas contentes de podermos aproveitar o dia inteiro que se anunciava ensolarado! Passadinha rápida no hotel para deixar as bagagens, um "banho de gato" (já que o quarto não estava pronto não poderíamos fazer o trabalho completo!) e estávamos prontos e motivados para no nosso primeiro dia!!!

Pelo caminho passamos pelos Jardins  da Praça Vittorio Emanuele II (Giardini Piazza Vittorio) e visitamos a Basilica Santa Maria Maggiore, a mais antiga igreja consagrada à Virgem Maria e etapa obrigatória de todo peregrino que se preze! Roma possui mais de 400 igrejas, mas apenas 4 são consideradas "Basílicas papais" (e Santa Maria Maggiore é uma delas). Sua "torre" (campanile em francês, se alguém souber o termo correto em português, diga-me, per favore) é a mais alta de Roma, com 78 metros.


Como a maioria das igrejas de Roma (na minha opinião), a façada não é impressionante, mas sim o interior! Cada milímetro é minuciosamente decorado e trabalhado.

Seguimos em direção ao Coliseu, mas com a intenção de dar uma olhadinha de longe (pois visitaríamos no dia seguinte) e seguir a Via dei Fori Imperiali, passando pelos fóruns de Nerva, César, Augusto e Traiano (montagem acima) até o grande monumento dedicado à Vittorio Emanuele (sempre ele!). A construção é linda e imponente, e do alto temos uma vista linda da cidade.

Deparamo-nos com uma exposição da artista Tamara de Lempicka e tivemos que entrar (antes eu nunca tinha ouvido falar dela, mas Sylvain estava bem curioso para conhecer melhor o trabalho dela, que ele nunca tinha visto até então em exposição).

Finalizando com a visita do Museu Capitolini para admirar principalmente a legendária estátua da loba amamentando Rômulo e Rêmulo (ou Remo), presente nas minhas recordações de minhas primeiras aulas de história no ensino fundamental. E ela é realmente linda, vale muito a visita!!!


Depois já era tempo de encontrar um lugar para jantar (perto da Piazza Navona), e no retorno ao hotel, imagem fascinante do Pantheon e Fontana de Trevi



Quase meia noite, já era mais que hora de voltar ao hotel e descansar um pouco para o dia seguinte!

Se você gosta de viajar e se interessa por outras grandes cidades européias, podera gostar de ler sobre Amsterdam ou Bruxelas

7 comentários:

Camilla disse...

Quantas fotos lindas!
Amei! =)

Beijinhos, querida!

Mônica disse...

Oi Milena!
Roma é mesmo uma cidade maravilhosa, e acho que é um dos lugares que eu mais gostei de visitar!
Tuas fotos estao lindas!!!
Beijos!
Mônica

Carla Soar disse...

Adoro compartilhar estas viagens e passeios... deu-me vontade de voltar a Roma... obgda por compartilhar

Milena F. disse...

Então parece que é umanimidade, Roma é demais!

Anônimo disse...

Posso perguntar em que hotel vc ficou e se gostou? Estou procurando hotéis em Roma. Bj

Milena F. disse...

Oi, Karol!
Eu fiquei em um "hotel" bem meia-boca em Roma, pois escolhi pelo preço mesmo... Na verdade nem era um hotel, era um apto de 3 quartos e ocupamos um os quartos... Um carinha muito simpatico chegava de moto com os lençois e toalhas e fazia a limpeza ele mesmo...
Se a localização não era exatamente central, era boa ainda assim, pois fiz tudo a pé. Mas se precisava pegar o metrô, tinha uma estação bem ao lado. O metrô de Roma é eficaz, limpo e barato. Fiquei no bairro perto da Basilica Santa Maria Maggiore.
Ah, sempre tento reservar hotéis pelo site booking.com e acho superprático e seguro. E quando tento reservar por outro, sempre acabo tendo algum probleminha!!!

Anônimo disse...

Milena, obrigada pela resposta. Eu tb reservo pelo booking, mas sempre pergunto a quem já esteve no local como foi. Eu consegui um e espero que seja decente pq do jeito que eu sou alérgica, é bem capaz de chegar lá e adoecer. Deus me livre!! Beijão