quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Viajar é preciso...

          Vocês podem me achar um pouco pretensiosa, mas de um certo ponto de vista eu vejo Paris como o centro do mundo. Calma! Refiro-me ao fato de que a partir de Paris temos fácil acesso a todos os lugares da França e mesmo da Europa. E porque não dizer do mundo? Por exemplo, para ir do Brasil ao Japão ou China, temos que fazer uma escala, as passagens são caras, mas daqui tem vôo direto para praticamente todos os principais destinos do planeta.  Bem, não vamos exagerar, ainda não fiz essas grandes viagens "pelo mundo", mas desde que estou aqui procuro aproveitar todo o meu (pouco) tempo livre para viajar, o que quer dizer viagens curtas pela França e uma partezinha da Europa. Seria "trop bête" (muito idiota) não aproveitar! Aos poucos quero ir compartilhando essas viagens com vocês, elas estão bem registradas na minha memória, nos meus caderninhos de viagem e nas fotos! Material não falta!

          Eu considero o trem uma das formas mais simples e baratas de viajar. Algumas pessoas vão dizer que o avião agora é mais barato, com todas essas companhias low coast, mas eu voto pelo trem! E por quê?

          Bem, primeiro porque a vantagem é que a gente não perde tempo (nem dinheiro!) com o deslocamento até o aeroporto (geralmente longe das cidades), check in, despachar bagagem...

           Segundo, nunca consegui encontrar preços de passagens aéreas "tão" baratas... Quando encontro, é sempre para partir no meio da semana, para chegar à noite no destino ou sair de lá de manhã cedo...

          Então, eu sou adepta ao trem! Comprando passagens com 90 dias de antecedência, é possível encontrar preços muito bons! Porém não pode ocorrer nenhum imprevisto, pois as passagens não podem ser trocadas nem reembolsadas. Mas depois é só alegria! Basta chegar na Gare (estação de trem) 5 minutos antes da partida e a estação de destino vai ser geralmente dentro da cidade também, o que permite que a gente saia do trem e comece a visitar! Fácil, não?
2 horas a caminho de Strasbourg
4 horas a caminho de Annecy... Paisagem de perder o fôlego, picos nevados, lindos lagos...
Mas para mim também é a oportunidade de colocar a leitura em dia!

2 comentários:

Luciene disse...

é mesmo, pensando assim o trem tem suas vantagens. Eu ainda nao viagei de trem pra muito longe... soh uma vez de Lille pra Orly.

Bjinhos

Beth Blue disse...

Eu também adoro viajar de trem...Fui a Paris de Thalys daqui de Amsterdã é é uma viagem muito agradável.

Também fui a Londres com o Eurostar mas não gosto da sensação dentro daquele túnel...ui.