domingo, 9 de janeiro de 2011

Um dia em Strasbourg

          Falei rapidamente de Strasbourg em um outro tópico, mas essa cidade francesa merece um espaço só para ela!
O centro da cidade é classificado como patrimonio mundial da UNESCO pela sua riqueza e grandiosidade de seu patrimônio. O que chama a atenção é a sua catedral "rosa" de estilo gótico, uma das maravilhas da arquitetura européia. Sua fachada oeste (que da para a rue Mercière) foi finalizada em 1284, mas a torre que atinge 142 metros (fazendo dela a segunda mais alta catedral da França) foi concluida em 1439. Ao interior da catedral encontramos o relógio astronômico (horloge astronomique) do século XVI, e diariamente às 12h30 ocorre um desfile de Apóstolos (difícil de explicar, mas é um mecanismo do relógio). A fachada oeste é um grande livro de imagens da Idade Média.


          Uma pausa obrigatória no restaurante Maison Kammerzell, ao lado da catedral. O prédio data de 1589, e apesar de ser bem turístico, podemos saborear diversos pratos tradicionais, dentre eles o famoso baeckeoffe, a base de carnes de porco, gado e ovelha, cozidas com batatas. Hmmm, uma delícia!
          La Petite France é um bairro pitoresco da "antiga Strasbourg", que foi construido às margens das águas, e onde os pescadores e outros trabalhadores (que trabalhavam nos moinhos e com o couro) viviam e trabalhavam.
 A maioria dessas casas à colombage (com essas madeiras na fachada) datam dos séculos XVI e XVII.

          Podemos encontrar diversos bons museus espalhados pela cidade. O Parc de l'Orangerie merece uma visita na primavera, mas fica bem tristinho no inverno!
          Para concluir, a cidade conta com muitas atrações e tenho certeza que o leitor que gosta de história e arquitetura vai apreciar essa visita. Espero poder voltar em breve para uma visita mais longa!
          No final do dia procuramos os famosos Bretzels pela cidade inteira! Tudo tinha sido vendido! Enfim, para meu mais puro bonheur (felicidade), encontrei em uma pequena boulangerie (padaria) do centro da cidade. Apesar do frio (durante o dia inteiro a temperatura não passou dos 0ºC), olhem a minha carinha de felicidade!

2 comentários:

Enaldo Soares disse...

Desde adolescente que eu quero conhecer Estrasburgo, esta mistura da França com a a Alemanha.

Unknown disse...

A cidade e linda mesmo. Hum Amoooo bretzels!!! Rs beijos