quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Jacarta, porta de entrada da Indonésia

Jacarta é uma cidade gigantesca e a capital do arquipélago da Indonésia. Não é exatamente o local sonhado para uma viagem de turismo mas para muitos uma passagem obrigatória para outros destinos da região.

Em primeiro lugar viajar para a Indonésia é uma viagem longa, muito longa, mesmo saindo daqui da Europa onde moro, e em alta temporada as passagens de avião não são muito baratas. Optamos então por chegar em Jacarta através de um vôo Air France/ChinaEastern saindo de Paris com uma escala em Xangai.

Chegamos completamente esgotados às 22h30 (mesmo sem atrasos, tudo correu como previsto) e pegamos um taxi diretamente para o hotel. Com uma criança de quase 3 anos e em uma cidade tentacular desconhecida, para nós foi a melhor opção. Neste horário tardivo, através do taxi, percebemos uma cidade com pessoas em todos os cantos e stands de comida para todos os lados. O povo parece amical e sorridente.

Tivemos um dia inteiro e resolvemos ir até a parte antiga da cidade, o bairro chamado Kota Tua com seu passado colonial holandês, superanimada em um dia ensolarado.



Museu Wayang
Passagem no museu dos marionetes, wayang Golek et Kulit, esses teatros de sombras tradicionais. Para quem quer comprar para colecionar ou presentear foi o melhor lugar que vimos. Não compramos pois era o inicio da viagem (não queríamosnos sobrecarregar) e no final foi difícil encontrar peças de qualidade mais tarde.




Aproveitamos para almoçar no Café Batavia, parada obrigatória para qualquer turista na cidade, com seu ambiente colonial e sua cozinha holandesa colonial. Um local lindo, comida deliciosa, um momento que realmente valeu muito à pena.




Foi depois disso que o passeio se estragou um pouco. Olhando no mapa parecia perto e de facil acesso ir até o porto e mesmo ao Alcol Dreamland (com a sua area verde, aquário), fomos caminhando, caminhando, sem chegar à lugar nenhum! Um tráfico intenso de carros e motos, praticamente não tinha calçada, um horror para atravessar as ruas e nunca conseguimos achar! As placas indicavam mas a cada vez tinha uma passagem bloqueada, uma estrada em reformas, um guardinha impedindo a passagem. Caminhamos por umas 3 horas naquela confusão de ruelas, Valentine dormindo no carrinho, até que me bateu o desespero que ira escurecer e não queria ter que refazer todo o caminho de volta com uma criança que iria acordar e nem tinha calçada para andar! Conseguimos encontrar um transporte (uma sorte de van que pega passageiros) e pedimos para nos deixar na parte turística na praça Fatahillah, perto do Café Batavia! Ufa, enfim em território familiar.

Refizemos o caminho de volta para o hotel onde descobrimos um encantador templo budista e jantamos em um Food Market aberto antes de voltar para o hotel.




Não tivemos tempo de passar pela Praça Merdeka com o monumento National, a Mesquita Istiqlal, o Museu Histórico de Jacarta, Chinatown... Ou seja, Jacarta tem do que se ocupar para quem quiser!

(data da visita: 6 de agosto de 2019)

Um comentário:

Eliana disse...

O destino preferido dos holandeses. Meus sogros já foram duas vezes. Eu já não me interesso até porque é muito longe. Já tem uns bons anos que não vou nem ao Brasil.
É um lugar exótico né...me contento em ver pela TV! Que bom que aproveitaram e se sairam bem do caos.
Lindo o templo, hein!
E sua filha está uma mocinha! Linda!