segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Como enfrentar o friozão europeu?

Não sentimos frio todos da mesma maneira, e com o tempo inclusive sinto cada vez menos no meu dia a dia por aqui na Europa. Mas a situação muda de figura quando viajamos, pois "turistar" por ai geralmente é sinônimo de passar muito tempo ao ar livre e expostos ao frio, umidade, vento e mesmo neve!

Como aproveitar da melhor forma possível seu passeio no inverno?

Sempre aposto em um bom casaco, realmente quente, que não deixe passar o frio (tem gente que prefere "doudone", casacos de lã, de peles, cada um escolhe o seu) e para mim tem que cobrir o bumbum, onde sinto muito frio!

Além disso, tenho que enrolar algo no pescoço (se passo frio no pescoço fico com dor de garganta na certa). Pode parecer um pouco sufocante para quem não está acostumado, mas a gente se acostuma. Muita gente que vem morar na Europa, volta para o Brasil usando lenços no pescoço em qualquer época do ano.
Também é importante cobrir as mãos.

E a vantagem é que quando entramos em lugares aquecidos, como museus, restaurantes e outros, basta tirar o casaco e os acessórios.

Quando fico muito tempo na rua (passeios e/ou viagens, por exemplo) gosto de usar calçados com sola grossa e posso incluir uma palmilha de lã, que não deixe passar frio ou umidade. Nada pior do que o frio que começa a subir pelos pés e toma conta da gente. Acaba com qualquer sensação de conforto. 

E não vamos esquecer de cobrir a cabeça. Quando faz muito frio, parece que a cabeça gela e ficamos com dores de cabeça ou ouvido, se não tomamos esses cuidados.

Algumas pessoas acham feio, o jeito é provar vários acessórios e ver qual deles combina melhor conosco. Mas mesmo que você não se sinta uma "bomba", o mais importante é se sentir confortável, conseguir aproveitar e não ficar doente, não parece lógico?

Algumas meninas com cabelos crespos me disseram que não usam pois o cabelo ficaria "élétrico" com isso.
Bom, não tenho cabelo crespo, mas o meu cabelo nunca foi liso e sempre foi muito indisciplinado e elétrico, e posso garantir que com um gorro na cabeça, o cabelo fica "no lugar". Quando tiro o gorro, o cabelo está lisinho, não tem nada que saia do lugar.


Uso meia calça fio à partir de 80 com saia no inverno e não sinto frio. Existem meias até mesmo com fio 200! Acho mais fácil fazer entrar a meia nas botas do que uma calça, por mais slim que ela seja! Mas para quem não consegue nem imaginar usar saia no inverno europeu, podem optar por outras calças quentinhas, como de lã, de veludo, etc. Evite o jeans, mesmo com a classica meia calça de "nylon" por baixo, que não esquenta nada!

Outros indispensáveis:
- Creme bem nutritivo para rosto e mãos, pois o frio parece "cortar a pele.
- Protetor labial


E você, qual o segredo para não passar frio no inverno?
E como faz para manter um toque feminino e um pouquinho de charme?

6 comentários:

Sandra disse...

Eu também gosto de usar meias fio 80(ou duas 40) com saias e funciona super bem. Jeans só mesmo para dias não tão frios. Se vou turistar no inverno carrego uma meia na bolsa para o caso dos pés esfriarem ou ficarem molhados, seja pelo frio ou piso molhado. Mesmo as botas com solados resistentes podem não aguentar o "tranco" dos dias mais frios e pegar um resfriado nesta situação é fácil fácil...Pra mim não tem casaco melhor do que os forrados com penas de ganso! Esquentam e formam uma barreira isolante contra o frio. Além disso, gosto de usar luvas de couro. As de lã não protegem tão bem quanto elas. Por último: eu amo roupas de inverno! Adoro comprar principalmente acessórios de inverno e amo um gorro de lã (rs..), além de esquentar deixam meus cabelos em ordem!!

Marta Faustino disse...

Boa noite Milena,

Eu, no sul de Portugal, raramente uso apetrechos desses, como grossos cachecois, casacos polares, gorros ou meias dessas mais quentes. Contudo, no ano passado, em Budapeste levei-os para enfrentar as temperaturas de 3-4ºC e para além de me sentir mais quentinha e confortável ainda me senti bastante feminina (acho que é mesmo uma questão de habituação e escolher os artigos que são a sua cara/rosto/fisico). Beijinhos.



Eliana disse...

Ahhh esta é a mais pura verdade "Evite o jeans, mesmo com a classica meia calça de "nylon" por baixo, que não esquenta nada!" Já me lasquei com esta combinação, foi uma sensação de frio horrorosa. Eu preciso investir na tal meia fio 80, bem lembrado. Bom, agora o frio mesmo nem deu as cara ainda...tem muita coisa de frio que ainda está no fundo do armário rs Eu descobri as jaquetas impermeáveis, leves e não deixam nem água, frio e vento passarem. Isolam o nosso corpo direitinho e sempre compro com capuz, porque qualquer coisa é só puxar o capuz e pronto, cabeça protegida. Também não abro mão do cachecol mesmo com blusas de gola alta hahaha
Eu não consigo usar saia...eu acabo sendo bem básica...acho que por preguiça mesmo rs Bjs

D disse...

C=Olá, como chama a "palmilha de lã" na frança?

deh disse...

olá, como chama " palmilha de lã" na frança?
obrigada

Milena F. disse...

Deh, Palmilhas se diz "semelles", e lã se diz "laine". Então é "semelles en laine".