domingo, 21 de junho de 2015

O que comer na Tailândia?

Uma viagem para Tailândia representa uma explosão de sabores, uma viagem à parte para os apaixonados por gastrônomia, com a condição de ser aberto aos novos sabores e suportar um pouco pimenta e especiarias.

O que dá o sabor à comida tailandesa é em primeiro lugar os alimentos frescos, mas também os condimentos e ervas: coentro, curry, capim-limão, cebolinha, pimenta, gengibre. Pode parecer um pouco exótico (para não dizer estranho) para quem não está acostumado, mas aos poucos as papilas gustativas vão se acostumando a todos esses novos sabores e pedem cada vez mais!

Um dos pratos simples, bons e baratos é a famosa Pad Thai
Noodles de arroz acompanhadas de frutos do mar, carne ou vegetariana, com amendoim, castanha de caju, broto de soja, coentro, cebolinha, ovo... Essa foi a melhor, em Phuket.

Em Bangkok



A base da alimentação dos tailandeses é o arroz, tanto como prato principal quanto acompanhamento, e preparado de diversas formas diferentes: com peixe, camarão, siri, gado, porco, legumes, ovos, tudo o que você puder imaginar vai encontrar.

Eu sou bem curiosa e não tenho medo de comer em feiras (tudo depende, é claro), então a maioria das nossas refeições foram em feiras ou restaurantes simples. Eu provava de tudo, mas o Sylvain ficava nos "clássicos" e evitava tudo com legumes, o que já restringe bastante.

Como vocês podem ver, geralmente eles são bem generosos nos legumes

Camarões fritos
Todos os dias ele pedia frango com amendoim ou castanha de caju!
Segundo ele, esse de Khamphaeng Phet foi o melhor

Frutos do mar
Curry vermelho

Tem gente que pede "com pouca pimenta", mas na duvida peça sem. Porém não é possivel com todos os pratos: por exemplo, um curry vai ser sempre forte em pimenta...

Provei de tudo, curry vermelho, verde, amarelo, melhor ainda se fosse um molho com leite de coco... Um mais delicioso do que o outro!

Salada de papaya verde. Isso mesmo, a fruta é utilizada ainda verde (a mais clara na foto), bem crocante e com outros legumes como a cenoura, na receita original vai pimenta.

Como eu não conhecia o nome dos pratos nem sabia pronunciá-los, preferia escolher assim, mas não se enganem, esses verdinhos são bem apimentados!

Em Krabi

 Em Chiang Mai

O pepino serve para atenuar o "picante"
Se mordeu pimenta, não heside, coma o pepino!

Ou então, quando ninguém entendia uma das linguas nas quais me viro, o jeito era olhar os pratos dos outros e pedir a mesma coisa

Gostamos muito dos ambientes das feirinhas norturnas (como em Krabi) e na feira de domingo de Chiang Mai, lotada de gente, muito animada, mas ambiente bem familiar e inclusive os jardins dos templos abertos, onde podiamos utilizar as mesas e bancos instalados para a feira. Mas lembrem-se que os tailandeses costumam jantar cedo!





Frutas são encontradas em todos os cantos da Tailândia, desde as nossas amigas melancia, abacaxi, manga, já vendidas cortadinhas para o consumo rápido e fácil, até as mais diferentes.

Contudo quem gosta de doces, não é na Tailândia (nem na Asia em geral) que vai encontrar a felicidade... Porém a exceção é o delicioso "arroz doce com manga" (stick rice with mango). Humm, me deu água na boca só de lembrar e agora vou ter que correr atras de um restaurante que faça isso!

Também gostei muito de uma espécie de panqueca/crepe de banana, mas eu pedia sem leite condensado, pois eles tem mania de colocar leite condensado em tudo.

Durante a preparação
 Depois de pronto

Ah, sem esquecer as deliciosas bananas fritas ou cozidas de diversas formas!

Durante as 3 semanas não fiquei doente nenhuma vez, somente o Sylvain ficou enjoado em um passeio de barco, mas o mar estava bem agitado, então não foi devido à comida.

Algumas recomendações para os estômagos sensiveis que podem sofrer em viagens:

- só beba água mineral e verifique que a garrafa não foi aberta anteriormente;
- lembre-se que o gelo também é feito de água. Na duvida da procedência, prefira bebidas sem gelo;
- opte por legumes COZIDOS e evite tudo o que for cru se não tiver confiança no lugar. Isso porque os legumes podem ter sido lavados com uma agua duvidosa;
- como as frutas são consumidas cruas, prefira as frutas cuja casca não seja consumida, pela mesma razão acima;
- não queira sair provando tudo em poucos dias. Aprecie aos poucos, nada de sair misturando tudo;
- se não suportar temperos, peça sempre sem pimenta (no spicy). Os tailandeses que são acostumados com turistas vão entender.

E você, já teve a oportunidade de provar a verdadeira cozinha tailandesa? 
O que achou?
Quais desses pratos teria vontade de provar ou não comeria de jeito nenhum?
Participe!

2 comentários:

vievivi.blogspot.com disse...

A verdadeira com certeza não, ainda. Achei bem diferente da nossa, mas se aproxima de alguns pratos japoneses, chineses servidos aqui no Brasil. O prato que me deu água na boca foi o Khamphaeng Phet, gosto muito desses pratos que levam amendoim e castanhas de caju, delícia...o que não comeria de jeito nenhum, acho que um que tem um ovo estrelado e esse camarão frito, apesar de gostar de camarão,mas não gosto de ovo frito e com gema mole. Obrigada por compartilhar.










Suzana Lira disse...

Tanta comida assim chega a dar fomeeee


Uma amiga minha foi para Tailândia de féria e se apaixonouuuuu