segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dunas Merzouga: o Sahara marroquino

Nesta viagem ao Marrocos, além de visitar cidades incríveis, o que mais eu queria era me aproximar do deserto. Não sei vocês, mas eu sempre sonhei com o Deserto do Sahara e um dia ainda queria colocar meus pés lá!!!

Quem vai para o Marrocos e sonha com esse tipo de paisagem precisa se aproximar da fronteira com a Argélia. Um dos locais mais bonitos (e mais turísticos, mesmo se nos deparamos apenas com uns 20 turistas) é com certeza as Dunas de Merzouga, a cerca de 40km de Erfoud (no Marrocos) e 50km da Argélia. Para chegar até lá é necessário um veículo adaptado, somente os 4X4 enfrentam essas estradas, e como não existe sinalização, é melhor ir com um "profissional":


Temos que contar com a forcinha da natureza, pois no dia anterior todos os acessos estavam interrompidos devido a uma intensa tempestade de areia. Os melhores momentos são ao pôr do sol ou ao amanhecer do dia. Eu queria muito passar a noite no deserto, mas as noites do final de fevereiro desse ano foram muito frias e nos desaconselharam fortemente, além dos riscos de tempestade.


As Gigantescas Dunas de Merzouga estão às portas do deserto de areia do Sahara. Nunca imaginei que a areia ali fosse tão vermelha, tão diferente de tudo que eu tinha visto até então (mesmo no Egito).

Ao contrário do que muita gente pensa, somente 20% do Sahara é composto de areia (dunas), os outros 80% são de paisagens áridas, mas não de dunas.

Você pode subir nas dunas à pé, ou tentar o dromedário. Devidamente preparada para o deserto, qual das opções você acha que escolhi?


Eu e um desconhecido
 Meu amigo dromedário
Os "guias" são descendentes dos touaregs, esse povo que vive no deserto e que fala a língua berbere. Segundo o meu guia, já não existem mais "nômades", devido ao fechamentos das fronteiras pelos países da região. O que ainda encontramos são semi-nômades, que vão aos poucos se sedentarizando e aprendendo a viver do turismo.





Um dos momentos mais fantásticos foi observar o pôr do sol em Merzouga e ver a transformação das cores.

Eu quis deixar minhas pegadas na areia, mesmo sabendo que elas são efêmeras... 
Como a vida e o instante presente.

7 comentários:

Nivia Guirra disse...

Olá Milena, já coloquei em meus planos 03 dias e duas noites no deserto, de Marrakech a Fés. Com quem vc fechou? Fechou lá mesmo ou contratou antes? Acompanhando fielmente seus posts do Marrocos, pois já embarco sábado :)

Ana Maria Brogliato disse...

Oi Milena,
Desde que eu assisti o filme O Paciente Inglês, há muitos anos, fiquei fascinada pelo deserto, sua beleza e seus perigos. Um dia ainda vou conhecer.
Belíssimas as tuas fotos.
Beijos
www.viagensebeleza.com

Unknown disse...

Olá Milena

Já visitei o Marrocos, mas não fui ao deserto. Deve ser uma experiência super interessante.

AMIGA DA MODA by Kinha

Sandra disse...

Que lugar mais lindo!!!! Realmente deve ser um passeio inesquecível. Mágico!!

Fashion Jacket disse...

Nossa, que lugar incrível!! Experiência para a vida toda.

Beijos

Jéssica
Fashion Jacket - www.fashionjacket.com.br

Milena F. disse...

Nivea, lá mesmo, nos hotéis você vai ver as opções, e o preço é tudo "tabelado" pelo que vi, eles trabalham todos mais ou menos juntos.
Para viajar pelo Marrocos, uma opção é alugar um carro (os transportes públicos são meio precários, se o ônibus não passar hoje passa amanhã, não tem problema...), as estradas são boas, mas perigosas (muita subida e descida, curvas perigosas), mas como eu disse para chegar a alguns locais, como o deserto, pelo que entendi só mesmo em 4X4. A vantagem de reservar esse tipo de passeio lá mesmo é que você pode escolher de acordo com o clima. Mas pelo que li não se deve deixar para reservar hotel chegando lá, atualmente é alta temporada para eles. Boa viagem!

Allan Robert P. J. disse...

Os pés! Você colocou os pés na areia?

:)