segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Comidinhas do final de semana, por mim!

Quando fico muito tempo sem postar novidades é porque andei ocupando meu tempo livre com outra coisa, além do blog... 
E desta vez ocupei meu tempo cozinhando!

No Brasil eu quase nunca cozinhava (tinha a minha mãe para fazer isso) e também nunca me interessei muito. Nunca gostei de cozinhar as coisas do dia a dia (arroz, feijão, bife, batata frita)... Ao invés disso, preferia testar coisas esquisitas que minha familia quase nunca gostava!

Porém morando no exterior, tive que aprender a me virar. Se eu não fizesse as compras e cozinhasse, ninguém faria isso por mim. Mas foi a gastromonia francesa que realmente me conquistou, além do meu publico francês, que adora ser cobaia das minhas aventuras culinarias.

Não renego a cozinha brasileira, mas sei que nunca conseguirei copiar o gosto de saudade que me vem a cada vez que lembro de um prato da minha mãe, irmã ou da minha tia. E como aprendi a cozinhar realmente aqui na França, nada mais natural que minhas especialidades sejam especialidades francesas... Ou do mundo, devido ao meu interesse pela gastronomia do mundo.

Desta vez fiz um dos meus pratos preferidos, o coq au vin (galo no vinho) que, segundo meus convidados, ficou muito bom (soh estou repetindo o que me disseram!). As batatas não deveriam estar ali, mas substitui na ultima hora jah que uma das pessoas não comia champignon.

O segredo é deixar o galo marinar MUITAS horas no vinho tinto, é isso que vai dar essa cor à carne e ao molho.. Servi com um tipo tagliatele italiano de verdade e salada verde. 
Um bom pão não pode faltar para não desperdiçar o molho!

E estou muito orgulhosa de ter acertado meu primeiro carrot cake (bolo de cenoura). 


Sempre amei bolo de cenoura, principalmente o da minha irmã, mas ha alguns anos descobri os carrot cakes ingleses e desde então fiquei viciada. Quando planejo uma viagem à Inglaterra jah fico pensando nos bolos que vou comer, ou compro um sempre que passo na frente de uma loja Mark & Spencer em Paris (ou faço toda uma volta somente para passar na frente de uma de proposito para comprar um bolo).

Com esse friozinho, uma sobremesa com canela cai bem! Gostinho de Natal no ar?

A pedido, receitas:

Coq au vin:
Em um recipiente, colocar o galo cortado em pedaços, cenoura cortada em rodelas, cebola picada, alho e temperos. Cobrir tudo com o conteúdo de uma garrafa de vinho tinto. Tampar o recipiente e deixar repousar de um dia para outro (fiz por volta da meia-noite para cozinhar no dia seguinte às 17h e deixei na geladeira).
Prever 3 boas horas de preparação+cozimento. Separar o galo e coar a marinada para separar o líquido dos legumes. Em uma panela (usei uma "cocotte"), colocar para dourar a carne em um pouco de óleo (uso de oliva). Quando estiver dourada, retirar e deixar esperando. Colocar os legumes da marinada, mexendo bem para pegar de todos os lados. Jogar por cima uma colher de farinha e mexer bem. Recolocar a carne (uma opção é flambar com cognac). Cobrir tudo com o vinho da marinada. Adicionar sal e outros temperos que desejar. Deixar cozinhar por cerca de 2h30.

Em uma frigideira, dourar os lardons (pedacinhos de bacon?) e o champignon, adicionando esses ingredientes na panela do galo cerca de 15 minutos antes de servir. provar para verificar se o tempero ficou a gosto, corrigir se necessário.

Carrot Cake:
(Fiz tudo em batedeira ea receita rendeu esse bolo da foto + um outro menorzinho: ou seja, para uma forma relativamente grande, então)
Bater 125g de manteiga (tem gente que prefere óleo vegetal) com 250gr de açucar até que fique cremoso. Adicionar 4 ovos (claras e gemas), misturando tudo.
Separadamente, misturar 300gr de farinha, 20gr de canela em pó, fermento para bolo e 10gr de sal. Em opção: cravo e gengibre (que não coloquei, não gosto de cravo). Adicionar essa mistura com os outros ingredientes já batidos e continuar batendo até que fique tudo homogeneo. Acrescentar 5 cenouras raladas, um punhado de nozes e castanhas do pará (ou outros ingredientes semelhantes), lembrando de picar ou quebrar bem. Bater para misturar tudo.
Untar a forma e assar em fogo médio por cerca de 35 minutos (tenho um forno bom)

Cobertura:
Bater 200gr de açucar de CONFEITEIRO, 25gr de manteira, 150gr de creamcheease e algumas gotas de limão. Cobrir o bolo com essa cobertura.
Opção: fazer duas camadas de bolo, com essa cobertura igualmente como recheio. decorei com as nozes.

Et bon appétit !

12 comentários:

Sandra disse...

Eu nunca comi um coq au vin, sempre que via no cardápio de algum restaurante em cidade francesa, nunca me atraiu pedir. Sei lá, deve ser pq no Brasil, pelo menos em casa, a carne do galo nâo era tão apreciada.
Eu tb posso dizer que foi na Suíça que aprendi a cozinhar. Antes tarde do que nunca :-)

Unknown disse...

Olá Milena

Que tal uma receitinhas destes pratos deliciosos para nós, pobres mortais brasileiros?

AMIGA DA MODA by Kinha

Deby-abelha disse...

Nossa! Tudo ficou com uma cara maravilhosa. Esse coq au vin me deu muita água na boca!!!! Nunca experimentei esse prato e eu quero para ontem!!!

Para quem nunca cozinhou tanto antes, vc está me saindo um tanto surpreendente.

Parabéns!

Bruxa do 203 disse...

Esse bolo ficou lindo!!!! A xícara de chá também.

Desde cedo, sempre tive que me virar e ir a supermercado sozinha, aí me virava no Mc Donald´s e outros do estilo. Não aprendi a cozinhar, mas também penso que é mais interessante preparar pratos diferentes e originais.

Juliana Leal Valera disse...

A cara está ótima!! Nunca comi, mas imagino que é bom demais... Eu no Brasil tbm só cozinhava de vez em quando e não tinha paciência pras comidas do dia a dia. Como sair do país melhora a gente!

Unknown disse...

Hummmm.... Deu agua na boca, Mi! Bju enorme
Joanna

Nina Braz disse...

Oi Milena,
Pela foto, ficou muito apetitoso.
Beijos

Unknown disse...

Olá Milena


HOJE NECESSITO DE SUA OPINIÃO, LÁ NO BLOGUITO.

AMIGA DA MODA by Kinha

Trilhamarupiara disse...

Oiii Milena, que delicia, sem duvida ter especialidades culinárias francesas é tudo de bom, adorei as dicas! Bjoos

Jorge Fortunato disse...

Chef Milena
Fiquei com água na boca!
Beijos

Allan Robert P. J. disse...

Fica combinado: da próxima vez me convida e dou meu voto.

:)

Eliana disse...

Olha vou copiar fazer esta receita do galo...com um arroz branco tb deve ficar uma delícia né? O bolo ficou lindo. Parabéns! Acho que é bom sim a gente cozinhar, saber se virar na cozinha de alguma forma...tanto homens como mulheres, afinal é favorável a própria sobrevivência rs Bjs