quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Restaurante em Paris: Au Petit Marguery

Há alguns anos Sylvain me levou ao restaurante Au Petit Marguery que fica no 13ème (arrondissement de Paris), com a sua decoração que data ainda de 1900 e sua culinária tradicional. As especialidades são as carnes fortes oriundas da caça, mas tem carne de gado, cordeiro e peixes! Desde então fiquei fã da comida, do lugar (uma verdadeira instituição da cozinha francesa) e do serviço!

Porém recentemente descobrimos que eles abriram 2 novos endereços, e fomos conferir o mesmo restaurante que abriu no 17ème, não muito longe da Champs Elysées, justamente na rue de Ternes, localização que adoro!

 A façada retoma o mesmo estilo, mas a decoração interna é bem mais simples, nada de anos "1900". Acredito que pessoas em busca de mais modernidade vão preferir esse endereço, enquanto eu, pela decoração, prefiro o antigo!

Mas o melhor de tudo: o serviço e a qualidade dos pratos, para não dizer mesmo o cardápio, é o mesmo em ambos os restaurantes! O maître d'hôtel nos explicou que tudo é elaborado pelo mesmo chef.

Durante a noite, o menu com entrada, prato e sobremesa começa em 35€, o que considero um preço muito justo para a qualidade. Os preços mais caros são devido aos "suplementos" por pratos considerados mais "custosos" ou "elaborados". Ficamos no básico mesmo:
 Fois gras mais uma vez para Sylvain, os defensores dos animais de plantão vão se revirar em frente da telinha!
 Coxinhas de rã para mim, uma iguaria que considero deliciosa desde que provei em Bourges
 Minha entrada já tendo sido bem "copieuse" (abundante), preferi um peixe com legumes. 
No ponto, textura e sabores perfeitos!
 Sylvain mais uma vez ficou na carne de gado! 
Sempre digo que ele não prova pratos diferentes, mas fazer o quê?
 Como sobremesa, confesso que não aguentávamos mais comer e escolhemos algo que nos parecia bem leve, um creme com morangos (era a sobremesa do dia, e era um dia de verão e muito calor!). Olhando parecia "pesada", mas o creme era bem aerado, ou seja, leve ao máximo, então não tivemos nenhuma dificuldade em terminar a sobremesa.
E ainda descobrimos uma água mineral chamada Chateldon, considerada um produto fino e servida nos melhores restaurantes. Quem acompanha o blog de longa data sabe que Sylvain não bebe nada alcoólico e que sua bebida preferida é água. 
Na descrição da água Chateldon diz que era mesmo considerada medicinal e por essa razão teria sido recomendada ao rei Louis XIV pelo médico oficial da corte! Ela teria sido utilizada diariamente pelo rei e servida em banquetes, inclusive no seu casamento com a rainha Maria Teresa da Espanha. Descobrimos mais tarde que essa água pode ser encontrada em alguns Monoprix (supermercados em todos os cantos da cidade, que vende produtos geralmente de qualidade).

Em resumo, mais uma vez o Petit Marguery nos proporcionou um jantar perfeito!

Detalhe: o endereço do 13ème é menos turístico devido ao bairro mesmo, já o novo deve atrair mais turistas devido à proximidade com os pontos mais turísticos da cidade. Porém em ambos eles pedem "traje correto". Ninguém falou de terno e gravata, ok? Mas melhor evitar a bermuda, sandálias e o aparelho fotográfico no pescoço (nunca vi ninguém lá com essas catacterísticas).

Informações práticas:
Au Petit Marguery - Rive Gauche
9 bd de port Royal (metrô linha 7, Les Gobelins)
75013

Au petit Marguery - Rive Droite
64 avenue des Ternes (metrô linha 2, Ternes)
75017

P.S.: Esse blog nunca recebeu nenhum tipo de contrapartida para falar de algum tema. Todas as informações são baseadas na minha experiência como cliente normal, sem nenhum tipo de ajuda. Caso essa situação venha a mudar no futuro, os leitores serão devidamente informados.

5 comentários:

Enaldo Soares disse...

Eu não vou revirar, só fico triste de torturarem um animal em prol de outro superior e capaz de entender a dor alheia.

Milena F. disse...

Enaldo, respeito muito a sua posição, mas ainda não sou um ser tão evoluido quando você!

BLOGZOOM disse...

Hummmm, este restaurante é um charme!!!! E não tenho duvidas que a culinaria é impecavel. Adoro coxinhas de rãs. Boa escolha.

Bjs

Ma Petite Lima disse...

Que maravilha de jantar... Vou procurar a agua no Monoprix... rsrsrsrsrsrsrs... Bju bju bjuuuu!
Joanna

Sara disse...

Delícia! adoro rã e também prefiro tomar água nas refeições, faz com que possa aproveitar mais o verdadeiro sabor... quando for a Paris vou visitar! enquanto isso procuro um bom restaurantes em jardins