terça-feira, 1 de maio de 2012

Delícias de Aachen

Eu aqui tentando continuar firme no meu regime (e do qual em 8 dias tive 3 recaídas: um restaurante especialista em frutos do mar para uma soirée romantique, um restaurante Tex-Mex com amigos e crêpes ontem a noite com amigos...), então vou tentar encher os olhos com algumas delícias de Aachen:

Pesquisamos e descobrimos que esse restaurante-lanchonete é reconhecido pela qualidade de seus produtos e está sempre lotado:
 O Hanswurst fica na praça principal da cidade (a da catedral), no endereço "Munsterplatz 6". Se pelo lado de fora o local é simples e não muito convidativo (é possível comprar na janelinha com um preço mais acessível e comer na rua), por dentro a decoração é bem original, agradável e os empregados uns amores! 
 No sábado ao meio dia queríamos provar a Currywurst deles, recomendada em vários blogs e sites de viagem. Uma delícia, apesar de um pouco apimentada com esse molho vermelho que eles também vendem (o restaurante também vende produtos para que a gente possa se deliciar em casa). Os preços do Hanswurst não são lá "superbaratos" como algumas pessoas podem imaginar de um prato "linguiça-fritas", mas para nós valeu cada centavo!

No domingo foi difícil encontrar um restaurante aberto na cidade, então lá fomos nós provar um outro prato no mesmo restaurante. O problema é que o cardápio é escrito somente em alemão (nem mesmo em inglês), e era difícil escolher entre as dezenas de wurst que eles propunham... Acabei escolhendo esse aqui! Adorei a salada (quente), adoraria fazer, mas não sei nem por onde começar!

Ainda era possível deixar seu recadinho no subsolo, no caminho para os banheiros... Adorei a idéia!

A sensação da cidade era o Printen, vendido em diversas lojinhas de doces com vitrines lindas! Como explicar... seria como um pão de mel com especiarias e com diversas variedades possiveis (chocolate, nozes, amendoas...)

Provamos mas não virei fã... O que eu provei tinha um gosto muito forte de cravo, que realmente só suporto em quantidades muito leves! Não posso dizer se todos tem o mesmo gosto ou se pode variar, já que não sabia como se fala ou escreve "cravo" em alemão e nunca tinha me interessado a prender essa palavra muito útil em inglês! 
Adoro Bretzel!!!
Os pães:
 Os doces:

Esse para mim se parecia muito com a "cuca" que comemos no sul do Brasil e que dizemos que é uma receita alemã. Meu avô fazia em casa a receita de sua avó, ela nascida na Alemanha. Mas sempre que comentei com outros brasileiros, praticamente ninguém conhece e me diziam que nunca tinham visto na Alemanha! Desta vez encontrei, mas não sei se é uma especialidade de alguma região específica (ou de outro país).
Foi difícil fazer a foto pois a fila era enorme e todo mundo escolhia um desses dois, eles repunham toda hora. Não pude provar, nesse momento não tinha mais condições de comer nada! Adoraria saber o nome e a origem (help me!!!). Só o nome já me ajudaria nas minhas pesquisas!
Muitos restaurantes e cafés simpáticos e charmosos como esse aqui (atenção pois como eu disse acima, poucos locais abrem aos domingos). Uma delícia ficar batendo papo horas e horas nesses sofazinhos confortáveis (o tempo é um luxo que os viajantes de final de semana geralmente não têm).

8 comentários:

Beth Blue disse...

Os pães de mel e especiarias e pães em geral parecem muito com os que temos por aqui (e eu adoro uma padaria).

E voce pelo jeito gosta de um salsichão, rsrsrs. Aqui na Holanda eles tambem adoram uma salsicha ou linguica. A rookworst (salsicha defumada) é o prato nacional!

Anônimo disse...

Milena, fiquei com água na boca, acredita??? parei especialmente nos pães...me pergunto como uma pessoa pode manter uma dieta no meio disso tudo..rsrs...beijos, linda!

Aleska Lemos disse...

Fala sério, viajar fazendo regime? Fica anoréxica antes da viagem pra poder comer de tudo! kkk qdo faço dieta, evito de ver coisas gostosas e ficar na vontade, mas se vir eu experimento com certeza. Depois do seu post bateu uma vontade de ir pra Alemanha que eu vou te contar!

Katita disse...

regime na viagem??? aaaaai q dificil!!!
Adooooro as fotos q vc publica... ja disse isso antes, eu me sinto viajando com vc hahaha!

Dps passa la no meu novo cantinho, eu tinha o blog Amor Turco e infelizmente precisei fechar... loooonga historia!!!

Beijos

Milena F. disse...

Beth, bom saber! Mas em Amsterdam é tão difícil encontrar um restaurante com comida típida! da próxima vez vou te pedir dicas!

Suzala, sou louca por pães, é uma das minhas perdições!!!

Aleska e Katita, não faço regime em viagem não! Não consigo e acho um "crime"! Mas "tento" dar uma controlada antes e depois... Infelizmente não é suficiente!

Deby-abelha disse...

Lugar charmoso, a comida parece ser deliciosa... No geral eu gosto de comida alemã. Acho que iria sempe a esse lugarzinho gostoso, talvez não sempre pq vc disse que não é tão barato, mas sem dúvidas repetiria a dose, pq faz o tipo de ambiente que eu gosto!

Agora o cardápio nem em inglês?? Vixe... Ia sofrer pra escolher!

Bjo

Nicole disse...

Oi, flor! Moro na Alemanha e essa "cuca" é encontrada em absolutamente todas as padarias, às vezes até no supermercado barateiro. Geralmente é o nome da fruta-que-vai-nele e "kuchen" logo depois. Tipo "Pflaumenkuchen", que é a cuca de ameixa. Você também pode encontrar pelo nome "oficial", que é Streuselkuchen, ou seja, cuca de farofinha :)

Beijo beijo

Milena F. disse...

Deborah, também adoro comida alemã!
Um pouco "engordante", mas tudo que é bom engorda, como se diz!

Nicole, obrigada pela preciosa ajuda! Da próxima vez que eu for à Alemanha, vou me preparar para trazer um estoque para a semana!!!