quinta-feira, 15 de março de 2012

A noite em São Petersburgo

Apesar do frio, dos floquinhos de neve e mesmo da chuva, a cidade não ficava deserta com o cair da noite! Muito pelo contrário! As pessoas andavam tranquilamente pelas ruas , canais e pontes, casais passeavam pelos jardins de braços dados (as meninas inclusive de salto alto naquela neve escorregadia, não sei como conseguem!).
Bateu uma fominha ou vontade de beber alguma coisa? Muitos cafés e restaurantes ficam abertos a noite toda!
Aqui deixamos registrados alguns momentos da magia da noite na cidade, com meus monumentos e prédios valorizados ainda mais por uma iluminação linda.

 Igreja Nossa Senhora de Kazan, na Nevski Prospekt. Um delírio de grandeza de Paulo I, a partir do ícone religioso da "Nossa Senhora de Kazan"!!! 
A fachada conta com um semi-círculo de 111 metros!
 A Igreja do Sangue Derramado vista pela Bankovski Most (Ponte do Banco)
 Ainda em caminhada pela Nevski Porspekt

 Galeria Comercial Gostiny Dvor, que totaliza quase 1km. eh uma das mairores galerias comerciais do mundo. Ali encontramos lojas das mais chiques àa mais simples... Excelente para fugir do frio! Nela perdi minhas luvas e tive que refazer todo o caminho contrário até encontrar! E ainda por cima a cada vez meu livro da biblioteca fazia soar o alarme, e eu tinha que contar com a boa vontade dos seguranças... Tudo deu certo, elas ficavam meus amiguinhos quando eu falava "bibliotèque" em francês e eles compreendiam!
 Bankovski Most (Ponte do Banco), com seus lindos leões de asas douradas! A ponte estava nas "nossas barbas" e demoramos um tempão para encontrar!
 Senado, ao lado da antida Synode (?). o primeiro simbolizava o poder político e o outro o poder religioso. Os dois são separados por uma rua (a rua do nosso hotel!), com um arco que une os dois prédios. Esse arco simbolizava a ligação entre o Estado e a Religião. Atualmente os prédios acolhem os arquivos do estado.
 Vista do rio Neva congelado e a Fortaleza Pedro e Paulo ao fundo, à direita
 Sinagoga de estilo árabe-mauresco construída no final do séxulo XIX, com restaurante e loja de alimentos casher. Uma parte do território da Polônia (onde a comunidade judaica é grande) foi anexado à Rússia em 1792, mas os judeus não podiam viver nas grandes cidades. Por essa razão a primeira sinagoga foi construída apenas no final do século XIX. Atualmente cerca de 100 mil judeus vivem em São petersburgo e arredores, e essa é a segunda maior sinagoga da Europa, podendo acolher mais de 1200 pessoas. 
 Teatro Mariski. Faltou tempo para assistir a um espetáculo de ballet! Fica para a próxima...
 Cúpula da Catedral Santo Isaac. Em 1817 Alexandre I lançou um concurso para a construção da Igreja, mas ninguém queria pois o desafio era enorme: seguir o modelo da Igreja São Pedro de Roma!


 O "cavaleiro de bronze", uma estátua de Pedro o Grande em seu cavalo, fica na para dos Dezembristas (local onde em dezembro de 1825 houve uma resolva de um grupo de aristocratas) e de frente para o rio Neva
Conforme a gente se aproximava do rio (congelado por esses dias), o frio, a umidade e o vento aumentavam! Fantástico para quem quer viver São Petersburgo em sua plenitude!

7 comentários:

Sandra disse...

Wow!! Que cidade linda e grandiosa!! Realmente os monumentos ficam ainda mais imponentes com a iluminação, muito lindo! Abs

Eve disse...

amei a qualidade das fotos! só aumentou a beleza!
bjs!

Katita disse...

Simplesmente adorei!
Eu quando passo pelo seu blog, me sinto em cada cidade... e o q eu mais gosto eh que vc escreve o nome de cada monumento!

Ta linda na foto :)

Beıjoka

Gisley Scott disse...

Impossível não se perder e não se deixar seduzir por tanta beleza arquitetônica!!! É de apaixonar, Milena :)!

Amei suas luvinhas :)!

Bjs

http://graceolsson.com/blog disse...

Fotos lindas. St Petersburg é realemnte linda durante a noite. dias felizes

Raquel M.B.G. disse...

As fotos estão maravilhosas!!

Milena F. disse...

Sandra, está começando a ficar com vontade de conhecer?

Eve, as fotos noturnas são o pesadelo de qualquer turista/fotógrafo amador! Confesso que eu não me aventuro nesse terreno, "não tenho mão", só roubo os créditos do maridão. Precisamos comprar um tripé e, mais importante, lembrar de levá-lo em viagens!

Katia, sinta-se sempre bem vinda! Gosto de saber o nome dos lugares que visito... geralmente anoto tudo, ainda mais quando são nomes complicados, e marco no mapa. Gosto de saber onde estou e de compartilhar!

Gisley, que bom que gostaste!!! Comprei na Uniqlo, aquela marca japonesa de roupas mais "básicas". Os preços são ótimos e de vez em quando é possível encontrar algo original.

Grace, muito linda mesmo, só posso repetir, não tenho mais nada a dizer!

Raquel, merci!!!