quinta-feira, 16 de junho de 2011

Provins e seu festival medieval


Provins fica relativamente perto de Paris e é uma cidade que respira história! Como se tudo aqui não fosse um testemunho da história!
Mas a diferença principal é que Provins teve a "sorte" de praticamente não ter sido tocada nas últimas guerras, então tudo é preservado. Além disso, não houve um verdadeiro projeto de modernização, como houve com Paris ea maioria das cidades. Uma caminhada pela cidade (que se divide em cidade alta, murada, e cidade baixa) é uma caminhada pela Idade Média, pela sua arquitetura militar, civil e religiosa. Os primeiros registros documentados falam da sua importância já em 802, na época de Carlos Magno! Inscrita como patrimônio mundial (Unesco) desde 2001, ela possui 58 monumentos inscritos ou classificados.
 A cidade fortificada, uma das imagens mais conhecidas da cidade, com esses muros construídos no século XIII.

Imagino que o passeio seja agradável o ano inteiro, mas anualmente no mês de junho Provins acolhe, por um final de semana apenas, a mais importante festa medieval da França. Tive a felicidade de estar lá no ano passado, e desta vez se tudo der certo quero ir novamente! Neste ano a festa ocorre nesse final de semana (18 e 19 de junho). Nem preciso dizer que a festa é imperdível, o tipo de coisa que a gente precisa fazer na vida ao menos uma vez...
Para mim claro que tudo isso é muito novo, pois nada disse existe no Brasil, mas mesmo para os franceses é um evento que todo mundo conhece e é bem importante. O ambiente também é muito legal e descontraído. Quem quiser ir fantasiado pode ir e ainda tem desconto na entrada! O único ponto negativo é que com tanta gente, restaurantes e barraquinhas de alimentação são lotados, e pelo que pudemos ver, os preços bem salgadinhos... Para quem quer passar a noite durante o festival, sugiro reservar com antecedência, pois tudo lota!

A quantidade de gente chegando para o festival!

Festival 2010 em imagens:











E nós aqui, batendo cartão no evento!
Informações práticas:
Site oficial da cidade: http://www.provins.net/
Site do festival: http://www.provins-medieval.com/
Acesso: cerca de uma hora de carro ou de trem saindo de Paris (70km de Paris). Os trens partem de Gare de l'est

4 comentários:

Erika disse...

Nossa, tanto tempo que não comento aqui, mas hoje não resisti, sou apaixonada pela História Medieval e amei este post, queria muito ir num festival assim, acontecendo entre os muros e construções originais da época! Lindo mesmo!

Ale Quejinho disse...

Puxa que legal!
Como esta a temperatura por ai?
Ale

Milena F. disse...

Alexandre, no Japéao existe esse contraste apaixonante entre o antigo e o contemporâneo! Que maravilha! Já aqui o contenporâneo praticamente não existe.

Erika realmente lindo mesmo!

Ale, infelizmente há algumas semanas o tempo "enfeiou", o dia pode estar ensolarado, mas de repente pode começar a esfriar um pouquinho e esfriar! Indispensável um casaquinho à noite de pela manhã! Diferente do mês de abril, que foi muito quente, ensolarado e sem chuvas. Mas a situação da seca estava grave, e estamos precisando mesmo de chuva.

Unknown disse...

Oi Erika. Oi Milena.
Eu adoro a cultura medieval. Em 2013, visitando o sul da França, assisti um festival da cultura medieval em Carcassone, é deslumbrante aquele momento é indescritível. Estava ali como se já fizesse parte daquele feudo, a Cidade fortificada, cria um clima real. Quero retornar e conhecer outros feudos.