quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Casal franco-brasileiro

Algumas pessoas ficam surpresas quando apresento ou mostro uma foto do meu marido, pela nossa "diferença fisica" muito grande, assim como alguns conhecidos dele, pela mesma razão. Uma vez uma criança me disse: "não acredito, você tem os olhos castanhos e ele azuis!" 

Na China algumas pessoas também vinham falar conosco, ficavam surpresas que fossemos casados, apontavam para a nossa diferença de pele, como se fosse algo inimaginavel.

Porém desta vez, no Brasil, foi em nosso dia em Caruaru, no agreste pernambucano, que as pessoas achavam que éramos irmãos!!! Da primeira vez que me falaram isso, eu olhei confusa e me explicaram que éramos os dois "branquinhos". Isso que por lah nem achei as pessoas tão moreninhas assim!

Entretanto, se eu estava meio desbotadinha apos praticamente 9 meses de inverno intenso na Europa, bastou um dia de praia para que a diferença entre nos ficasse evidente.


E quem disse que um casal tem que ser igualzinho em tudo, até no tom da pele?

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Uma "trintona" na balada

Eu gostava muito de discotecas,  isso quando eu tinha meus 18-21 anos, mas depois namorando e casada, nos ultimos 8 anos devo ter ido umas três vezes para a balada.

Desta vez, para enfrentar o frio gaúcho de padrão europeu com estrutura padrão brasileiro, uma amiga levou Sylvain e eu para a noite porto-alegrense (mas eu desconfio que ela estava mais preocupada com meu enferrujamento precoce). Foi meio sem planejar, felizmente eu tinha colocado uma calca preta de cobrinha, saltão e um pouco de maquiagem, caso contrário riscava de ser barrada no baile, confundida com uma vovozinha!

Sylvain sempre teve uma teoria de que tanto a mulher quanto o homem só ficam solteiros se quiserem, mas desta vez ele, que não podia se comunicar, aproveitou para observar tudo e confessou que entendeu o que sempre insisti: que é muito dificil para uma mulher encontrar alguém. Na noite a mulherada é maioria absoluta, cada uma mais linda, mais produzida, mais malhada e/ou mais lipoaspirada do que a outra. Os rapazes chegam mais tarde, bem menos cuidadosos com a aparência e agem como se estivessem em um buffet com muitas variedades e pratos e carnes, basta escolher.

Sylvan gosta de dançar e outra coisa que reparou é que as mulheres dancam... mas nenhum homem! No início um pouco envergonhado, ele se soltou em pouco tempo. Nao demorou muito para se aproximar um grupinho de beneficiados pelo "casamento para todos".

Porem o que me surpreendeu mesmo foi que muita gente dancava com os celulares na mão, acessando facebook, por exemplo e atualizando instagram!!!

Apesar de uma leve dor nos pes, decacostumados de dançar de salto alto, até que não me senti tão velha. Tocaram tantas músicas da minha época e muitas novas que conheci na academia!

E fiquei ainda mais feliz de estar acompanhada, caso contrório só me sobrariam os tiozinhos com cara de tarados, os únicos que me deram uma olhadinha!

Mas o melhor de tudo foi poder enfim me livrar do casaco, da manta e ate sentir calor!

Está com frio? Va para a balada!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Filmes Brasileiros

Sempre que venho ao Brasil aproveito para me atualizar sobre o cinema nacional, que faz muita coisa boa e a gente nem sempre sabe. E o que tem de novo nesse momento?

Gonzaga, de pai para filho:

Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre esse artista que, no Sul (no verdadeiro sul, pois no filme Rio de Janeiro já é sul), nao chega a ser tão explorado ou particularmente conhecido. Um pouco melodramático demais para o meu gosto, mas parece que não tinha como contar a história de Gonzaga e seu filho sem muitas lágrimas e muita música.





Onde está a felicidade?

Uma comédia romântica brasileira que nada deixa a desejar as internacionais. Um temas bem atual, o da traição virtual, e outros que nunca saem de moda,como as diferencas homem-mulher e a busca da felicidade 
E como se o assunto por ele só não fosse suficientemente interessante, parte da história se passa no caminho de Santiago de Compostela e culmina nas pinturas rupestres do Piauí, as mais antigas da America Latina.
Sem contar que a Bruna Lombardi continua linda, cada vez mais em forma e mais talentosa.

E você, tem visto algum filme brasileiro? Compartilhe conosco!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Turbulências antes de viajar

Aqui em casa é turbulência certa antes de partir em viagem. Sempre pensei que o problema fosse soh comigo, então até tinha vergonha de comentar, até que recentemente tenho lido matérias a respeito nas revistas femininas. Ok, não resolve o meu problema, mas pelo menos consigo aceita-lo melhor!!!

Alguns dias antes da viagem: 
Estou supereuforica, mas ao mesmo tempo estressada, pois verifico se todos os papeis foram impressos, se não recebi e-mail notificando alguma mudança de ultima hora, olho a metereologia para começar a pensar na mala, leio guias e blogs de viagens... As unicas tarefas que espero realmente do chéri são retirar dinheiro* e recarregas as baterias dos aparelhos fotograficos...

Um dia antes:
Ele ainda não retirou dinheiro nem se encarregou as baterias. Chego do trabalho depois das 21h e ele estah fazendo alguma coisa superimportante e crucial para a nossa viagem, como imprimindo cartões de natal do ano passado (hein??? Isso mesmo!). Sem contar quando ele abre uma garrafa de refrigerante para beber apenas um copo, coisa que ele nunca faz habitualmente, mas sempre antes de viajar. Comento que agora o refrigerante vai estragar (=perder o gas) na geladeira até o nosso retorno, ele me diz que nunca tinha pensado nisso (?!?)
Pergunto se jah fez a mala, se pegou meias e cuecas, oculos de sol, boné, chinelos, etc... Por que mesmo quando vamos visitar a sua mãe ele insiste em não levar nada, e ai ele veste as velhas meias que seus irmãos deixaram, velhas de 15 anos e furadas?
Pois é, tenho um marido que adora se vestir bem aqui em Paris, mas desde que viajamos, ele não se importa de se vestir de qualquer jeito.

Dia D

Ele começa o dia se levantando 1 hora antes do horario necessario (e me impedindo de dormir), correndo para todos os lados da casa, arrumando a sua mala ou mochila que, é obvio, não estava pronta. Mas para ele é facil, basta colocar duas camisetas e pronto! Irverno ou verão? Nenhuma importância para ele, que soh leva blusões de lã de gola alta quando vai fazer 20 graus, e se eu digo para ele levar algo de "MEIA ESTACAO", ele substitui TODAS as roupas de inverno por camisetas de manga curta e ai morre de frio. Ele aproveita esse tempo extra para recarregar as baterias e abrir um novo litro de leite que vai estragar até o nosso retorno.
Ele insiste que eu tenho que sair da cama, até que faço, começo a me arrumar com ele se tomando por meu "coach" e insistindo que eu me apresse. Quando para mim é a hora certa de partir, estou pronta, ele jura que jah estah pronto ha uma meia hora. ou apara a porta e nada dele vir... Estah verificando todas as torneiras, janelas, desligando a eletricidade no painel elétrico correspondente a cada eletrodoméstico... Então decido partir sozinha, pois se ficarmos ainda 5 minutos vou ter que  correr até a estação de trem. 

Ele me encontra na metade do caminho, diz que prefere verificar se não esqueceu de nada (para 3 semanas eu entendo, mas para um final de semana?). Então ele para em um banco para retirar dinheiro, que é obvio que ele ainda não tinha feito, e depois chega correndo e em suor na estação quando o trem jah estah se aproximando.

Quando jah estamos longe o suficiente, ele começa: Ah, esqueci o oculos de sol, esqueci o boné, esqueci a escova de dente... Ok, não vamos nos estressar, vamos viajar, relaxar e aproveitar!!!
Mas é muito engraçado quando ele insiste na sua formula "eu soh preciso de duas camisetas e duas bermudas", e ai ele não tem camiseta para dormir na China (e Monsieur é friorento, ainda mais com o ar condicionado) e precisa se virar com uma linda blusinha rosa que a sua esposa atenciosa empresta para dormir!!!

* Prefiro partir com um pouco de dinheiro, primeiro para ter algo desde que chegamos ao destino (para transporte, comida, etc), mas principalmente porque nunca se sabe se pode haver um problema no destino. No Egito, foi um sufoco para outros viajantes encontrarem um guichet automatico que funcione. Em uma cidadezinha da França a gente colocou o cartão e o dinheiro nunca saiu... E em uma cidade da Belgica foi dificil pagar com cartão de credito e tivemos que dar toda uma volta na cidade para encontrar um banco onde retirar dinheiro com o cartão visa. 

domingo, 7 de julho de 2013

Pâtisserie Sadaharu AOKI, em Paris

Os doces e sobremesas franceses são um sonho para muita gente... E foi aqui na França que aprendi a gostar de doces, infelizmente... A fineza em cada detalhe, da preparação à apresentação são de nos deixar sem palavras... e com agua na boca!!!

Porém desta vez esse "artisan pâtissier" é japonês.  Nascido no Japão, ele jah atuava na profissão em Toquio quando veio morar em Paris, em 1991. Os asiaticos, e principalmente os japoneses têm uma verdadeira paixão pelo savoir-faire francês e muitos vem estudar ou aperfeiçoar a técnica na França, para levar essa sabedoria para o seu pais de origem.
Acontece que alguns se apaixonam pela vida à la française e decidem ficar e criar raizes. Sadaharu AOKI é mais uma historia de sucesso: trabalhou com grandes nomes franceses do setor mas somente 10 anos apos abriu sua primeira loja em Paris, um verdadeiro frisson da capital parisiense. 

Com lojas também no Japão, não precisamos ir tão longe e podemos degustar suas delicias! São quatro endereços na capital francesa, dentre elas um stand no primeiro andar das Galeries Lafayette (Gourmet).


Qual o seu preferido? 
Macarron de framboesa, torta de limão ou caramelo à manteiga salgada?

Pâtisserie Sadaharu AOKI
Galeries Lafayette Gourmet, 1° andar
40 Bd Haussmann
75009 PARIS

Port Royal
56 Bd de Port Royal
75005 PARIS